sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente


Amanhã, sábado, dia 05 de junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente.
Data mais que importante pra gente refletir nossas ações, nossas convicções e principalmente a nossa vontade de mudar alguma coisa nesse mundo caminhando cada vez mais pro cinza.
Confesso que não faço muuuita coisa. Que continuo usando ar-condicionado, passeando de carro e usando energia elétrica.Mas já vejo mudanças em meu comportamento quando exijo que o lixo seja separado em casa, que o banho seja mais curto, que as luzes só sejam acesas se necessário (ou me policio pra não esquecer nenhuma acesa). Procuro também comprar produtos fabricados por empresas que tenham responsabilidade ambiental.
Ações pequenas, mas que a meu ver já fazem aquela pontinha de diferença.
Hoje estou pensando bastante no que tenho feito pra despertar no Isaac a vontade de realizar essas pequenas atitudes. Que tipo de sementinha estou plantando.
Bom, os exemplos que ele tem em casa (e espero que sejam cada vez maiores e melhores), acredito que já ajudam um tanto.
E vem a questão...
No pé que está, daqui há alguns anos, o quão cinza vai estar esse mundo? Como o meu filhote vai ter noção do que vai proteger reciclando o lixo, por exemplo?
Sempre que possível apresento meu pequeno a natureza. Aquela que ele ainda pode sentir, observar, pegar e aquela que ele só consegue ver em fotos ou filmes.
Já disse aqui o quanto gosto de passar as tardes em parques, praças, bosques, zoológico, aquário. Não que eu ache certo só mostrar bicho preso e árvore no meio do asfalto, não é isso. Mas natureza mesmo, daquela que (desculpem o trocadilho) "veio de fábrica" está cada vez mais difícil.
E acho, que por hora, é a melhor maneira de despertar o interesse dele nessas questões.
Gostar/conhecer para querer cuidar e preservar.

Mamas Verdes na internet:

Programação da XI SIMAB:

10 comentários:

Mamma Mini disse...

Partilho da sua idéia Carol, mostrar os parques a natureza e os bichos desperta neles o desejo de preservar algo muito legal, e sim, nossas pequenas atitudes em casa e com o meio ambiente fazem toda a diferença, educação começa em casa né? ah, fui no aquário, o David amouuuuuuuuuuuuuu e a gente também, foi super!
bjs

Ioly disse...

Estou digitando e observando a fuligem caindo do céu. Aqui tem muitas usinas de cana, bem próximas da área urbana e central da cidade. Segundo os antigos moradores, depois da instalação surgiram muitos insetos diferentes, sem comentar o mal para a saúde de todos, e principalmete dos pequenos.
O pior é que a maior parte da população aprova, pela questão dos novos empregos, o comércio cresce, etc...
Vc está certíssima, apresentar o que a natureza tem de bom é o caminho para que eles gostem dela e no futuro, ajudem a preserva-la!
bjus

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Amiga!
Estar de olho no que fazer para ajudar o meio ambiente é o mínimo que cada um deveria fazer. Eu faço o que posso, na lateral do carro do meu lado vive sempre CHEIO DE LIXINHOS, o certo era colocar uma sacola, mas tá!, pelo menos não jogo janela fora como vejo muitas pessoas fazerem. O Lixo aqui é todo reciclado, não passa nada! Na praia, o nosso terreno é bem maior e temos um pomar ainda em "execução" mas o lixo orgânico já fica na nossa horta.
Em relação ao Pedro Augusto, gosto muito de ler, falar e levá-lo ao contato com a natureza e animais, o Doki da Discovery Kids por exemplo é fofo e faz tudo para Salvar o nosso Planeta.
Falando no filhote acho o Ó os leites em pó para a sua idade só serem vendidos em Lata, mas o Mucilon só compro em pacotinho, apesar de estar bolando umas coisas legais com as latas vazias... Ah, procuro comprar refil em tudo o que posso, azeitonas no pcte, extrato de tomate até maquiagens e perfumes (como os da Natura - ÓTIMO Incentivo!)
Bom, falei bastante já! kkk
Um big beijo e um ótimo findi para vcs! (aqui com uma chuvaaaaa)

Kcau disse...

Ah Carol! Eu já gasto tempo ensinando ascriatudo pq não devemos jogar o nosso lixo no chão. Pq as ruas enchem de água quando chove, pq tem ratos e baratas...
Quero dar os melhores exemplos pra eles.
Bjux

Dedinhos Lambuzados disse...

Oi, Carol ! Adorei a visita, o comentário e a indicação ! Pra arrematar vi que vc tem os Dedinhos na sua listinha especial...que de+++ ! Agora uma pequena confissão: estamos mais para "vovós verdes" que pra mamães!!!(mas não conta pra ninguém, tá ?) estamos linkando o viajando na maternidade lá nos Dedinhos....Já visitou a lojinha virtual ? ásse lá e depois me conte. Bjs verdes e excelente comemoração do dia do Meio Ambiente !Mammy

Claudia Leonardi disse...

Oi Carol
Vi vc no Blog da Mae Mochileira.
Estou te segundo tbe.
Bjks

Mamãe polvo disse...

Oie, vim retribuir a sua visita, só não consigo te seguir, está dando erro, mas vou tentando....
Ótimo post, se cada um fizesse sua parte.... mas não é bem assim, infelizmente.
Beijokassss

Paty Fortunato disse...

Ótimo texto.dicas preciosas para criança quanto a reciclagem.

Amiga,tem selinho pra vc no meu blog.

Bom findi,
Beijocas!

Chris Ferreira disse...

OI Carol,
Também não faço muita coisa mas me esforço para contribuir ao máximo, reduzindo a utilização de água, luz, não jogando lixo na rua, tentando reaproveitar ao máximo as coisas. Sabe que fazer esses brinquedinhos reciclando as coisas faz com que compre menos brinquedo e gere menos lixos com esses brinquedos comprados. Tento mostrar para a minhas filhas que devenos comprar aquilo que precisamos, etc... Acho bem importante irmos falando essas coisas para as pessoas próximas, tento infuenciar as pessoas que trabalham aqui em casa e estão ao meu redor.
Mostrar a natureza para as crianças ajuda muito a fazer com que elas tenham vontade de preservá-la.
Parabéns pelo post.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ana disse...

oiiiii..com certeza amiga,concordo com vc!! a gente tem que começar a ensinar a eles esse respeito desde agora..pq são eles que vão conseguir dar jeito ... esperamos nós,né??
cada um tem que fazer a sua parte...aqui ele ja sabe que tem que separar o lixo,pois ve a gente fazendo isso..então é uma coisa que para a geração deles vai ser natural,se deus quiser!!!
ele sabe que tem que economizar agua, respeitar os animais, e tudo mais...
Para a gente que é mãe, estamos com essa missão..de semear hoje...
Otima semana,beijaaao!!
ah,ia me esquecendo..kkkk...tem 2 selinhos para vc la no meu blog,passa lá! bjs!;-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails