terça-feira, 22 de junho de 2010

Lito e Cate

Ai. Meu. Deus.
Que fase!
Pequeno sempre foi bom de garfo, nunca torceu o nariz pra papá algum, mas...
(e apareceu esse mas)
Agora só come o que der na telha, na hora que bem entende e outra, está cheio de vontades.
Depois que descobriu as guloseimas então... ai, ai, ai.
Sempre fui gordinha, logo, me preocupo pacas com a alimentação do filhote, e pro meu desespero ele se apegou ao tal do Lito.
Explico.
O Lito virou remédio pra tudo. Estressou chama o Lito. Tá com sono pede o Lito. Mamãe deu bronca ou falou não, Lito.
Isso mesmo, Isaac ficou fã de pirulito. A Síndrome das Sacolinhas Surpresa de Aniversário bateu a porta da minha casa.
Ele acha lindo, um barato, se delicia segurando o pauzinho com um torrão de açúcar em cima.
Lógico que não liberei geral, mas ouvir seu filho toda hora chamando pelo mais novo amigo... sacanagem das grandes com o lado molóide do meu instinto materno.
Seguimos assim: As vezes pode. Se merece, leva. Dos pequenininhos, quase nada.
Mas o Lito veio sozinho não.
Trouxe consigo um companheiro que é chamado todo dia pós escolinha.
Falo do Cate.
Isso, aquele que derrete na boca, sacia desejos...
É, pode rir. Isaac pede o Cate também como se fosse um bem necessário.
Chocolate pra Presidente!
Chocolate na hora da fruta!
Quer pêra, filho? Não, Cate, mamãe...
Chocolate, ele pede chocolate.
Estou limitando o consumo e a compra dos doces em casa. Incentivando o suco, a fruta e tals, mas haja fôlego pra tanta vontade do meu filhote lombriguento.


E agora, Santo Light, protetor das mamães gordinhas e estressadas????
Fazer o quê?

17 comentários:

Simone Scalabrini disse...

hahaha. Pois tô achando seu pequeno um esperto dos grandes...

Acho que não pode é estressar viu, Carol?...

Sofia sabe que sábado e domingo as guloseimas (a gente chama de 'porcarias') estão liberadas. Então, nem adianta pedir no meio da semana porque não tem. Porcaria só sábado e domingo!

Bjs meus e dela pra vocês.

Sarah disse...

Oi Carol! Bento também sempre comeu muito bem (acho que é "mal" de meninos, quase todos que conheço são fominhas!), mas depois que fez um ano começou a demonstrar preferências. Já liberei porcariazinhas selecionadas, mas apenas em ocasiões especiais (o que quer dizer festinhas de aniversário e jogo da Copa, kkk). Na última festinha que fomos ele comeu pipoca pela primeira vez e ficou com dor de barriga... até estou escrevendo um post sobre isso! Então acho que vc tem que controlar, colocar limites mesmo, para que ele entenda que os doces estão liberados em certos momentos, mas que no geral, a alimentação saudável deve ser preservada. Não quer comida? Então também não vai ter Lito nem Cate. É difícil, eu sei, mas seja firme!
um beijo e boa sorte!

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
Adorei o Lito e o Cate. Bom, também sou gordinha e fiquei assim depois que a minha mãe se casou com um médico que em prol da saúde física restringia a alimentação tipo proibindo mesmo, não pode comer, não pode ter em casa, etc... Aí quando me via com liberdade para comer coisas gostosas, descontrolava. Então, levando em consideração a minha experiência sou a favor de ter em casa e comer com moderação. Acho que devo ter chocolate na geladeira e este não deve ser devorado. Pode comer um pedaço do cholocate de sobremesa se tiver comido a fruta como sobremesa em outra refeição. Que tal pêra com clada de chocolate?
Bom, já o pirulito ... esse eu não compro. Evito de pegar as sacolinhas surpresas em festa e quando elas pegam eu sugiro dividir com as crianças que não tem condições de comer doces e assim elas entregam uma parte para a moça que trabalha lá em casa levar para o filho e os amigos.
Agora, aqui no meu trabalho, eu de vez em quando pego um Lito. É muito bom para relaxar. Aliás, bem lembrado. Vou lá atrás de um Lito.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Vanessa Caubianco disse...

kkkk...eu sou chata com essas coisas tb. Evito até hj dar doces e guloseimas fora de hora para os meus. Acho que tenho fama de chata no parquinho, pq todo mundo desce com doce, biscoito e os meus não. Pra quê...Nem é hora de comer...Vai criar o hábito de comer fora de hora...Por enquanto eu ainda mando, mas jájá...acho que tô frita tbm...Não tem jeito. Vai ter uma hora que eles vão começar a escolher. bjs

Mamma Mini disse...

Hahahahah, que engraçado Carol... tragicomédias da vida de mãe... ah, aqui tá tudo bem viu? estamos todos bem agora, tudo superado e quase nada de cicatrizes....rs, mas sobre os litos e os cates, aqui em casa é o cocoate, mas só deixo de final de semana, ele já sabe, ao invés do Lito é a Bada (bala) ele gosta daquelas jelly sabe? em forma de tudo o que vc imaginar, então eu sempre compro pra ele de carros, peixe, mickey, tubarão, é sem açúcar, e é molinha, mas mesmo assim só dou nos finais de semana e quando tá dodói... ele já sabe...faz negociação que eles entendem, se comer isso te dou aquilo e assim vai... e sabe que perto dos 2 anos o apetite deles muda um pouco e eles começam a se desinteressar pela comida, é hora de fazer uma cozinha mais inventiva e deixar comer coisas saudáveis que ele goste, inovar ons pratos e nas combinações... pelo menos aqui em casa foi assim, antes eu me descabelava, hoje entendo que uma pessoa micro que está sempre abaixo do peso tem um estômago pequeno, então fico feliz com tudo o que ele come, levo brinquedos, água, livros, tudo o que vc pode imaginar pra cozinha... boa sorte! bjs

Carol Garcia disse...

Òtimas dicas, meninas, tô anotando na cadernetinha que fica na bolsa, sabe?
pra ter sempre a mão!
bjos

Paula Santos disse...

Hehehe, é, a vida de mãe é dura... e de mãe consciente é duríssima!! Tem um texto muito bom na Vida simples deste mês, dizendo que realmente não é bom proibir e nem deixar de ter essas guloseimas em casa, pois tudo que é proibido acaba sendo mais gostoso. Acho uma boa recomendação de leitura para uma mãe perdidinha e com medo de errar. Fora isso, esperto esse meu sobrinho, hein!! Já sabe quais são algumas das boas coisas da vida. Beijo

Cris disse...

ahuahuahuauhahuuhaa ééééé quando os pequenos descobrem o maravilhoso mundo dos doces é complicado, aind estou conseguindo controlar bem o Conrado nesse aspecto, mas agora na escolinhaaaaaa coplicado ahuahuahuahuahuahua

adorei o Blog Carol já estou seguindo...

Beijo grande

Ana disse...

hahahahahaa..menina..o "lito de uva" aqui é a sensação do momento..e nessa fase então..da-lhe escovação p tentar amenizar a situação... e olha a dele hj após o almoço:
*filho,vem escovar os dentes?
*ah,mãe, eu ja escovei de manha,esqueceu??
*Não,mas tem que ser depois de comer qulaquer coisa,lembra??
*"assim,eu n quero mais ter dentes!!!!!"

posso com isso???kkkkkkkkkkk...
bjao p vcs,otima semana!!! ;-)

Ana disse...

É osso amiga!
Mas proibi não é o caminho mesmo.
Essa palavra para criança significa: "isso! agora quero mesmo!"
Tudo com moderação, na hora certa.
Hora da comida é comida, nada de guloseimas.
Um pirulito durante a semana não faz mal só não pode substituir a fruta.
Com o meu falo assim: primeiro a maçã depois o pirulito, combinado?
As vezes vai de boa, outras ocorre um protesto com bandeiras, vuvuzelas e gritarias.
Mas não aceito.kkkk
Beijos

Anônimo disse...

Hehehee ;)
Uma hora chega, neh, amiga?! Que coisa!!!

O Lucas tb gosta muito de pirulito e AMA DE PAIXÃO chocolate (herança, sabe).
Eu controlo (mais o pirulito, é claro) mas é difícil dizer não. Mas quando a gente tem a certeza que é pro bem deles, fica mais fácil.
Aqui o problema são os avós, sabe, a gente diz: não, já chega, comeu demais, e a vó diz: ai coitadinho!!!

Boa sorte na nova fase!!!

Dani Maciel disse...

Carol!

Lá em casa tem nome diferente: piito!!!
Mas a história é a mesma!

bj

ian.press comunicação disse...

Ai menina, deve ser difícil segurar a onda heim? Tem que ponderar. Nem não nem sim. Vez ou outra libera. Mas que deve ser difícil, deve! beijo

Camila disse...

Aqui em casa os bolos é q fazem sucesso e sei bem o q é filho pedindo bolo o dia inteiro, mas não dá, né?? Tem q regular, penso exatamente como vc, libero de vc em qdo, no caso de merecimento ou fim de semana. Mas adorei o seu bom humor no post e a duplinha "Lito e Cate".
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Jacqueline Braga disse...

Oie
obrigada pela visitinha la no blog!!
amei seu blog, já estou seguindo!!
e que barato teu filho pedindo pirulito...hahaha
fico imaginando o Bryan quando chegar nessa fase...aff
eu tmb não queria dar nenhuma guloseima antes dos 2 anos, mas (sempre tem o mas né??kkkk) assim que ele ver outra criança ele vai pedir, não tem jeito!!
bjos

Carol Wieser disse...

Eita... não vou falar nada pois tenho certeza que irei passar por isso tambem. Afffff

Beijos

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Esses nossos homenzinhos hein?!
Amiga vc vai ver a coicidencia, mas vou preparar um post sobre a tal alimentação dos pimpolhos, o Pedro anda numa manha pra comer as coisas saudáveis que vc não tem noção!
Aff, haja saco e paciencia muitas vezes né?

Bjos e pouco cate e ito hein Isaac!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails