quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mamãe enciclopédia


Que fase.
É boa e ruim ao mesmo tempo.
Um graça de tão irritante.
Tem horas que eu gostaria de ser um poço.
De sabedoria e de paciência.
Seriam dois então. Dois poços.
Mas a gente vai levando. Rebolando entre ser e saber.
Não entendeu?
Ô se entendeu.
Ainda mais se você tem um filhotinho tagarela e atento de 2 anos e 4 meses.
Ok, ok...
Isaac está na fase do "o que é isso?" acompanhado de uma infinidade de interrogações.
O que é isso???????
A pergunta nunca está sozinha, tem irmãs gêmeas aos montes e galopantes.
E elas tem amigos.
Sim. Muitos.
Os dedinhos apontantes.
E estes trazem consigo as negativas.
Porque criança curiosa que se preza não aceita assim a primeira resposta que lhe dão, não é mesmo?
Ao apontar a cadeira (sim, ele pergunta o que é isso pra tu-do, até para as coisas que já está cansado de saber o que são) e ouvir "é a cadeira, meu filho" ele não aceita e responde "não é".
Não é e ponto.
Vire-se para dar uma resposta mais criativa.
E ai de mim se eu resolver dizer "é sim".
Aí que a coisa baba.
Isaac desenvolveu alergia ao "é sim".
E o dia se desenrola entre "o que é isso, mamãe?" e "é isso, filhote" e "não é" e "é isso então" e "hummmm, não é não".
Sem contar que filhote também aproveita a paciência materna que me resta pra pagar uma na minha cara. Fato.

Cito um exemplo:
A cria olhou para a mochila sobre a mesa da sala.

- O que é isso, mamãe?

- É a mochila, Isaac.

- Não é. - respondeu de forma seca e sem dó.

- É sim. É a sua mochila da escolinha.

- Não é. É a mochila da Era do Gelo. Tem o Diego e o Sid.

- Aaaaa... então tá. Reconheceu?

Não satisfeito ele veio me cutucar. Com uma cara das mais sacanas que conseguiu fazer.

- Pergunta pra mim, mamãe... - apontando com aqueles dedos fofos a mochila azul sobre a mesa.

- O que é isso, Isaac?

- É uma bolsa, ué.

E saiu com a bunda rebolenta, sem nem olhar pra trás.
Aí fiquei alí, imaginando o que será da ironia daqui há uns 5 ou 6 anos.....

Atualizando...
Isaac não é mais o "gatinho da mamãe". Agora odeia ser chamado dessa maneira.
Quando pergunto: Quem é o gatinho da mamãe???
O antes ser que miava pra mim agora fica bravo e responde: Eu sou o Isaac Nome e Sobrenome. Ponto.
Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... (essa sou eu chorando, tá? só pra esclarecer).

25 comentários:

Regina disse...

hahaha... que personalidade, heim!!!
te prepara!!! :)

beijos

Maria Thereza Pinel disse...

Wow!!!
Quem é o irônico da sua casa, você ou maridón? Porque só pode ter puxado de alguém tanta tagarelice e personalidade! hehehe

Estou pensando na Lara... coitado do papai, já aguenta ironia minha o dia inteiro, se a Lara me puxar então!!!
E tomara que puxe, porque adoro, e paciência, tenho muita! Espero que não se esgote! hehe

Beijo!

Anne disse...

kkkk! menina, que veia cômica do pequeno!
2 anos e com essa vontade toda de fazer graça! hahaha te prepara! imagina com 15 anos!
bjos

Coisas de mãe disse...

rsrsrsr Nem me fale. Muita paciencia. Terriveis e encantadores. Desafiadores e inteligentes!

Ele ta ficando genialzinho ne?

To sem as crias. A casa esta tãããão quieta!

beijos


Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Ana disse...

Ô se entendo...
Sinto não pode consolar.
Piora tá. A medida que aumenta o vocabulário só piora...
Agora além do "o que é isso" tenho que explicar o porque isso foi feito e de que é feito. Se é uma cadeira, tenho que dizer que é feita de madeira, explicar da onde vem a madeira, como se planta uma arvore e depois tudo de novo umas 450 vezes ao longo da semana. Mas a pergunta não é generica. Vem picadinha como tortura mesmo. O.O

Ana Carolina disse...

Edepois vem a fase do por que!!! rsrsr

bjks

Ana Carolina
www.quasemaepai.blogspot.com

Naiara Krauspenhar disse...

kkkkkkkkkkk
lembrei do "Porque o quê?". Acho que foi a Camila que postou...
Tenta: "O que é isso o quê?"
E ele que vai ter que se virar pra te responder... rs
BJoooo

Carol disse...

Amiga estou passando pela mesma situação, estava ate montando um post sobre isso. Tem horas que a gente fica doida com tanto : que icho, mamãe?
E essa é a primeira fase das perguntas né, daqui a pouco vai ser o por quê?

Bjos e boa sorte pra gente! rsrs

Sarah disse...

Muito bom! E pior que as meninas comentaram bem, virão outras fases perguntentas por aí! Cada comentário gera outro e outro... ai ai, haja paciência e criatividade!
Lembrei de um causo familiar: meu sobrinho tinha uns 7, 8 anos e perguntou pro meu cunhado o que era buraco negro. Meu cunhado respondeu algo simples, tipo uma mancha escura no céu. Ao que meu sobrinho, no alto da sabedoria, rebate que viu no Mundo de Beakman (lembra??) que buraco negro é quando uma estrela ou corpo celeste (juro!) explode e cria um vazio no espaço sem luz e nenhuma outra estrela e blá blá blá... meu cunhado ficou de boca aberta.
Então amiga, te prepara, porque acho que Isaac vai ser desses!
bjos!

Dea, a mamae da Nina disse...

Esse Isaac é um fofo!!! Ilario!!!
Nina ainda nao fala mas sinto q o q me aguarda é mais ou menos isso.
Ja estou encomendando um kit de paciencia e boas respostas p/ pequeNINA!!!!!
Bjs

Micheli Ribas disse...

Ai, amiga! ô se eu te entendo!
A minha aqui está na fase de perguntar, discordar, dar as suas próprias respostas tb... E parece uma mini advogada defendendo seu ponto de vista para teimar em não fazer o que é preciso. Suuuper cansativo! As pessoas olham em volta e dizem: ela tem umas coisas de adulto, né?
Aff! Aguenta aí, espera a aborrecência mamães... rs... Já disse e digo de novo, dariam uma boa dupla esses dois....
Beijos e muita paciência, amiga!

RECOMADRES disse...

Oi Carol,
Toda mãe passa por essa fase...eu não sei se termina...os meus já adolescentes me enchem de perguntas até hoje...algumas ainda sei responder, outras eu já mando procurar no Google, porque haja energia pra tanta curiosidade. Mas, contudo é como você disse no início "uma graça de tão irritante"...sentiremos saudades disso também!!
Beijocas pra você e pra essa delícia de Isaac,
Cris João.

Anônimo disse...

Hehehehehe
Adorei, Carol!
É bem assim mesmo! Vc escreveu tudinho tudinho!!!!
Como eles são questionadores neh? E como cansa! E como é bom ao mesmo tempo que é cansativo! Vá entender...

Mas o Lucas está numas de perguntar tudo, mas tudo mesmo. Me sai com cada história, assim do nada e de graça! Sempre respondo, tim tim por tim tim, mas uma pergunta leva a outra e a conversa nunca acaba! Ôooo curiosidade boa de criança!

***
Saudades de passar por aqui! Estava off line, mas agora tudo está ao normal!!! Que bom!

Não poderá ir no domingo então? Peninha!!!! Mesmo! Mas eu entendo! Fica para a próxima ;)

Beijocas,
Ju

Mariana - viciados em colo disse...

carolzita,
pensei que tinha implantado um chip com todas as respostas! "o que é?" é melhor que "por quê?"...

eu usava a técnica do "pq o q?" me poupava várias linhas de conversa...

agora experimenta as perguntas que vc não sabe mesmo e vai ver um garotinho te empurrando para pesquisar no "guglio" - um morcego frugívoro morde gente? - não né? - tem certeza? - ihhhh...

depois saquei de onde vinham as perguntas e soltava: - o que o peixonauta acha? ele sabe mais que a mama!

beijoca e tome paciência e sabedoria para aproveitar (passa rápido, viu?)

marianadb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marianadb disse...

Ah, não! Jura que eles passam dessa fase de dengo com a mãe? :(
O Theo fofo ainda responde todo pimpão que é o chuchuzinho da mamãe!
Putz, e a sessão diária de interrogatórios é mesmo uma graça, porém cansativa.
Além de apontar pra tudo e perguntar 'esse chama como', agora quer saber 'onde é' e çomo chega lá'. O melhor é que a moça do GPS responde de 1 em 1 minuto sem se cansar - e o Theo rola de rir....
bjins, querida
Mari
www.maedarua.com.br

Simone Scalabrini disse...

hahahaha. E olha que é menino hein, Carol? A Sofia por ser meninA e APAIXONADA pelo pai vive fazendo dessas comigo.

Agora deu pra olhar pra mim e do nada fazer cara de brava. Aí eu pergunto o que foi e ela responde:

- você não sabe não? tô brava com você!

Me pergunta se já fez alguma dessa com o pai. Nunca!

haha. Pelo jeito sobra sempre pra mãe independente do sexo da criança..

Bjs!!!!!!!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Carol, tudo bem amiga? Feliz 2011!
Pois é, essas criaturinhas são fogo mesmo! hehehe, o Pedro já está nessa fase, ele começou perguntando o que é? e agora fala - isso mamae? Mudou só a forma de perguntar, mas passa o dia inteiro assim....
04 poços por favor!?

Bjão e tudibom!

Kcau disse...

Ah garoto! Esse é parceiro do Calebe (meu ex bebê)
Ih Carol; eu tb choro aos baldes. Deixa eu te avisar que as perguntas vão piorando e vai chegar uma hora que a gente tem que recorrer ao google. kkkkk
Bjocax

Mamãe polvo disse...

Hahahaha, adorei Carol!
Isaac é um menino de personalidade, isso aí!!!!
Muito lindo ele na foto!
Obrigada pelo carinho lá no blog amiga!
Beijão,
Mirella.

Ana disse...

hahaha! olha,essa fase do o que é isso e do porque ao meu ver só tem data p começar..pq p terminar...tá longeeeeee...kkkkkkkkkkkkkk..aja tagarelice! beijos,boa qunta!!!
;-)

Anônimo disse...

Alivio total ler esse post! Otimo saber que a perguntação não rola somente por aqui. E ô fase que dá durando, viu? Não aguento mais responder, parede, mesa, sofá, carrinho, caminhão... pras coisas que ele tá cansado de saber o que é, mas insiste em perguntar. E dizer que não é o que eu estou dizendo, também acontece, mas parece que nesse quesito o Isaac tá ganhando. Aqui o Nic ainda "engole" a maioria das minhas respostas! rsrsrs

Beijos!

Lu

Geovana Centeno disse...

oi querida nossa sei bem desta fase,é tranquila apesar de tudo.... agora aqui estamos na fase de perguntas cabeludas kkkkk e nem me fala tem cada pergunta de arrepiar os cabelos hehehe, vou falar sobre esse assunto la no blog, mas semana que vem kkkkk, ta lindo teu Isaac...beijos em vc e nele.

Anônimo disse...

Oiiii
Tem um montão assim ó de selinhos pra ti lá no blog, viu?! Não resiti e tive que te indicar, afinal, eu a d o r o o seu blog, Carol!!!

Beijo beijo
Ju

Chris Ferreira disse...

OI Carol,
e essa fase duuuuura. Os filhos acham que a gente sabe tudo.
Ai, como cansa. Até hoje a Ana Luiza me pergunta tudo o tempo todo.
Algumas vezes eu falo para ela: como eu poderia saber disso? Tipo, pergunta coisas sobre pessoas que eu nem conheço. Como eu vou saber?
Nossa, seu eu soubesse 10% do que ela acha que eu sei já seria a pessoa com mais conhecimento da face da terra.
Haja paciencia. Sempre.
Mas é bom demais ver nossas coisinhas falando, desenvolvendo o raciocínio, né?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails