terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mais do Forte: Instituto Baleia Jubarte



Mais um lugar que com certeza seu filho vai adorar na Praia do Forte.
O Instituto Baleia Jubarte não é enooorme nem tecnológico.
É um lugar repleto de natureza e simplicidade. Coisa que criança ama.
São várias réplicas da baleia espalhadas por um caminho, espaço pra correr, tocar, brincar.
Explico melhor o que é...
Criado em 1996, o Instituto tem como missão conservar as baleias jubarte e outros cetáceos do Brasil. A organização possui um Programa de Resgate de Mamíferos Aquáticos e atua nos encalhes no litoral da Bahia e do Espírito Santo.


E é na Sede Regional que fica na Praia do Forte que está o Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (CENTROPEA) do Instituto Baleia Jubarte. Há um anfiteatro coberto onde encontramos painéis informativos, réplicas com informação sobre diversas espécies de baleias e tanque de toque com artigos variados.


No espaço, há também um esqueleto de baleia-jubarte adulta, réplicas, painéis informativos, lojinha, jardins e infra-estrutura para lazer.
Não vimos atividades, já que chegamos bem no final da tarde ao Instituto, mas pelo que vi no site, há vários programas de Educação Ambiental por lá.


O CENTROPEA é também o ponto de partida dos cruzeiros de turismo de observação de baleias (whalewatching) de julho a outubro, quando os turistas assistem a uma palestra informativa antes de embarcar.
Aaaaa.... perdemos, né?!?! Chegamos tarde demais, em novembro, e as baleias já tinham ido embora. Mas pelo que pudemos sentir vale muito a pena, pois elas chegam muito perto da praia.

(No Brasil, o turismo de observação de baleias (whalewatching) é regulamentado pela portaria do IBAMA nº 117/1996 (alterada pela portaria n° 24/2002), que estabelece normas para prevenir e coibir o molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras.)

Tá, tudo bem, mas pequeno se esbladou mesmo assim, já que a imaginação dele permitiu que ele visse baleia de mentira e de verdade tudo ao mesmo tempo agora.


Pagamos R$6 por adulto para entrada. Isaac não pagou.
O passeio foi rápido, logo não precisamos usar banheiro ou fraldário, nem fazer lanchinho, então não tenho informações mais detalhadas.
A lojinha tem coisas bacanas, bem no estilo do Projeto Tamar, mas em escala bem menor.
Vale a pena, viu?!?!

15 comentários:

Bianca disse...

Adorei ver a carinha do filghote para as baleias. Beijocas de ano novo!

Naiara Krauspenhar disse...

Isaac deve estar curtindo horroooores né?
Que delícia
BJooo

Lane e Pedro Henrique disse...

Adoro suas dicas da Paraia do Forte.
Ah...feliz 2011!!!!

Anne disse...

Carol, que legal!
está tudo guardado na cachola para quando eu me aventurar por lá! estou curtindo muito esses passeios com pimpolhos, muito novidade para mim...
bjo

Dayane Cavalcante disse...

Muito legal as dicas...estou quase certa de que irei pra lá em Julho, anda mais que é nesse época que dá para observar as baleias!Valeu pela dica!

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Carol
Fizemos um passeio parecido no Museu do Mar em Punta. É simplinho, mas vale o passeio.
Beijos grandes e bom ano
Alexandra
www.destemperadinhos.com

Ana disse...

ai que passeio massa Carol!!! muito lindo esse lugar!! adorei!
;-)
Beijokas!!!

Geovana Centeno disse...

Nossa o meu Caio iria adorar este passeio, amei as fotos, ta lindo o Isacc...beijos!

Muito Criança disse...

Carol achei bem legal vc ir mostrando aos poucos sobre suas férias com a family.
Pq da vontade de contar tudo de uma vez, mas assim aos poucos nao escapa nada, beijos Paty do Nutrição e Cia.

Sarah disse...

Nossa, achei barato pra um passeio tão bacana! Dá pra ver pela carinha do Isaac o quanto ele curtiu!
beijos!

Ana disse...

Isaac deve ter ficado doido com tanta novidade!
Lucas ia querer subir no esqueleto. Rs
Beijos!

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
assim você me mata de saudade! Ai que vontade de voltar. As meninas amaram. Agora quero voltar em Julho/Agosto para ver se consigo sair de barco e ver as baleias.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ioly disse...

Conhecer um lugar é isso, desvendar todos os seus atrativos, super legal esse espaço, que não conheci qdo fui até a Praia do Forte.
Isaac deve ter gostado muito.
2011 abençoado!

Kcau disse...

Adorei. Pena que aqui ñ tem um desses.
-Ah! Eu quero um mamãe. Eu quero. *rss
Bjocas

Mamma Mini disse...

Carol eu quero ir pra Praia do Forte com o Davidddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd! entra na lista dos meus projetos 2011... quero ver eu cumprir tudo o que estou me propondo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails