segunda-feira, 31 de maio de 2010

Queria ser o Mágico de Oz

Essa segunda-feira promete. E como.
Tirando a nuvenzinha cinza sobre essa cabeça pensante, hoje tive contato com a história da família Santa Clara.
Devo ter chegado um pouco atrasada (até porque fujo de microcomputadores durante o final de semana), mas já vi que a história (triste e real) já está passeando por vários blogs que sigo.
A história da família é contada tim-tim por tim-tim no blog Eneaotil, o qual tive o prazer de conhecer através do Piscar de Olhos, outro que adoro e recomendo, e também toca no assunto.
Aí me fez pensar (mais ainda do que já tenho feito) no verdadeiro significado da palavra FAMÍLIA.
Do SER família, CONSTITUIR família, MANTER uma família, CONVIVER com a família, DAR BASES a e EDUCAR seres para que formem uma família, RESPEITAR a sua e as outras e a que você ainda vai fazer parte.
A família Santa Clara, como tantos outros casos que envolvem a BURROcracia governante, nos faz revoltar e indignar. Concordo e me sinto exatamente assim.
Separar irmãos, pais, filhos só porque não atendem a um parágrafo ou cláusula, mesmo que o resultado seja positivo é, no mínimo, inexplicável.
Simples. Inexplicável, pois a explicação no caso, não apresenta uma solução cabível, justa.
Esses duros parágrafos e cláusulas e leis e protocolos deveriam ser flexíveis e remodelados diante da necessidade de cada lugar, de cada tempo (até porque a desculpa da onda é a crise econômica, como já foi o aquecimento global, a segurança pública, a previdência, e por aí vai).
Não tenho experiência nem autoridade para discutir o que está certo ou errado no sistema de governo. Tenho o direito de falar sobre isso como qualquer cidadão que contribui, habita, integra ativamente uma nação (mesmo que seja a “República das Bananas”). Tenho o dever de cobrar quando algo tão absurdo acontece e sabem por quê?
Porque eu estou criando um cidadão. Estou elencando exemplos e ensinando a ele como lidar com a vida, com o sistema de governo, com o certo, com o errado, com as frustrações, com diretos, com deveres, com a lei da ação e reação, com a sociedade, com limites, com cuidados. E muitos outros coms, uma lista sem fim, diga-se de passagem.
Educar não é tarefa fácil, ainda mais com esse monte de informação e acontecimento descabido.
Imagino que o casal Santa Clara o tenha conseguido fazer com muitas crianças e adolescentes. Tenha contribuído positivamente com a formação de novos cidadãos, coisa que pais que espancam, abusam, drogam, abandonam não fazem. Coisas que seres, como a digníssima promotora Vera Lúcia Sant’Anna Gomes, não fazem, nem de longe.
E é por isso, que em meio a tantos pensamentos, a cabeça borbulhando, a indignidade a flor da pele, eu desejo fortemente hoje ser o Mágico de Oz.
Pra sair distribuindo cérebros e corações por aí. O dia todo.

Boa semana.

Conheça mais:

9 comentários:

Kcau disse...

Que coisa.
Bom; se vc conseguir fazer a mágica, me ensina que eu colaboro.
É de partir o coração.

Ana disse...

Ai carol...é f..ísso..eu ja tinha visto o caso em blogagens por aí..vou colocar um link la no blog para as pessoas saberem do caso..é no minimo revoltante... na verdade a gente procura explicações mas não acha..procura razão mas não encontra..procura um minimo de dignidade para mostrar aos filhos o país e o mundo que eles estão vivendo...

boa segunda. se puder.
Bjss!

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
obrigada pelos comentários. Estou melhorando a cada dia mas ainda não consigo ficar sentada por muito tempo.
Fico aqui repousando e só tendo ideias...
Vi a reportagem sobre o abrigo Santa Clara na TV e no blog http://biacriselulu.blogspot.com/
Muito triste mesmo, né?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Juliana disse...

Oi Carol!!
Fique a vontade no nosso cantinho !!!
utimamente ando apressada com os preparativos da festinha da CLara, mas sempre que dá passo nos blogs pra responder de volta os carinhos!!!
Adorei seu blog, suas postagens! Vi sobre o ignorante que jogou água no leão e me revoltei..a gente fala tanto que o governo não presta etc...mas tem tanta gente pior que político solta por aí né..dando exemplos errados pros filhos...eita mundo louco!!

Mas enfim, amei seu filhote, ele é lindo!!!!!
Beijinhoss!
Ju e cLara

Ioly disse...

Carol, respira... rs
Amiga, vc está certíssima em seus argumentos, nós todos que por aqui vivemos, sabemos bem como é!
bjus

Paty Fortunato disse...

Q post mágico!
Tb queria saber fazer mágica.Como disse a Kcal: é de partir coração.

Beijocas!

Mamma Mini disse...

Pois é Carol, coisas que a gente nem acredita que existe... também fiquei chocada com essa história da família santa clara... um horror o que fizeram com essas crianças, hello alguém pensou nelas? fim da picada... enfim querida, adorei sua alusão ao Mágico de Oz, e não é que é isso mesmo?????? rs obrigada pelas visitas e pelos coments sempre ok? legal saber do Iron...rs
bisou e boa semana pra vc tb

Bobby disse...

Parbéns, Carol - lindo post.
Obrigada por fazer parte desse conglomerado de mães atuantes, que não se conformam com a palhaçada toda.
Indignação é um ótimo exemplo pra cria. Sempre.
beijão!!

Bobby disse...

ai, fiz burrada, perdoa?
o comentário acima é da roberta, do piscar de olhos, sorry!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails