segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Júlio, a responsabilidade e a tarefa

A escolinha do Isaac tem umas atividades das quais sou fã.
Participar do Dia da Partilha, Dia da Poesia e fazer Dia da Criança com convidados vindos de outras escolas que ganharão brinquedos arrecadados pelas próprias crianças, creio eu, só contribui com o crescimento pessoal do Isaac.
Até que sexta-feira voltei pra casa com dois meninos.
A minha própria cria e o Júlio.
Júlio é um boneco de pano, tamanho 6 mais ou menos.
Vai passar uns dias em casa.
Objetivos? Ensinar responsabilidade e convivência.
Resumindo: Júlio é uma visita e uma criança. Deve fazer parte da rotina do Isaac. E Isaac, por sua vez deve cuidar do Júlio. Coisas como escovar os dentes, sentar a mesa, participar das brincadeiras e tals.
Filhote até que veio empolgado, chamando a "coisa" de Julinho.
Mas depois de ouvir "mas mamãe, o Júlio é só um boneco" eu tive quase certeza de que não ia ser lá aqueles contos de fadas...
No primeiro dia Júlio foi sentado no banco de trás do carro, usando cinto de segurança.
Mas Isaac não quis nem saber de levar o colega de pano para a casa da avó.
Fez um tipo "a avó é minha e o avô também" e pronto.
Em casa, boneco e criança dormiram juntos, no mesmo quarto.
De manhã, criança e boneco sentaram pra tomar café juntos. E só.
Isaac não quis mais saber.
Final de semana passou e ele simplesmente ignorou o coitado do Júlio.
Não forcei.
Hoje cedo toca eu colocar uniforme no Júlio, arrumar o Júlio e deixar o Júlio na porta, ao lado da mochila do Isaac.
Não sei nem se ele volta hoje.
O Júlio, não o Isaac.
Dei um beijo de bom dia e agradeci pelos momentos que passamos juntos.
Me restou uma master tarefa a entregar para a professora. Relatório de comportamento, fotos e desenho em família.
...

Agora vem cá... acredito sim nos benefícios da tal atividade, sei sim que dá pra tirar bons resultados disso tudo e tenho certeza que em breve me vem a cria falando do Júlio, querendo o Júlio, lembrando e questionando o Júlio....
Mas e vocês? Aliás, a escolinha dos filhotes de vocês, tem disso também????

9 comentários:

Unknown disse...

Carol, nunca tinha ouvido falar numa atividade como essa! Fazendo uma análise rápida da situação, acredito que se for uma coisa de, no máximo, 24hs, acho que dá pra tirar proveito disso. Mais do que isso, talvez fique cansativo para a criança, principalmente porque não há interatividade real com o boneco. De qualque modo, achei legal a sua atitude de não ter forçado nada, de ter deixado o Isaac à vontade para acolher ou não o Julio, nos momentos em que ele quisesse.

Essa tarefa é bem nova pra mim e tô doida pra saber o que as mães vão falar sobre isso! Vou acompanhar!

Bjão!

Luciana - Descobertas disse...

Acredito que poucas escolas por aqui tem uma proposta de atividade assim, mas precisaria pesquisar para ter certeza.
Pensei logo em como o ISaac reagiria com o segundinho!
Dá para ter uma idéia ? ou vc acha qe é forçar a barra?

Gostei viu!

Bjs

Camila disse...

Carol, a escola dos meus filhos faz igual! É sempre um bichinho de pelúcia (que é "batizado" previamente pelos alunos da turma), ele vem passar o fim de semana em casa, deve participar da programação da família durante o sábado e o domingo, a gente fotografa e depois faz o álbum do bichinho e manda pra escola. O álbum é coletivo e cada criaça vai completando com fotos e registro. A idéia, no caso, é diferente, pois eles pegam o álbum e fazem uma roda de conversa, para estimular a fala dos pequenos. Adoro! Acho uma super idéia!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Anônimo disse...

Legal, hein Carol! Por aqui nunca vi desta não. Vou conversar com a professora da minha filha para saber a opinião dela. Gostei! Beijos!

Flavia disse...

Por aqui também tem isso... Mas não era um boneco e sim uma boneca, tinha nome e tudo mais (não me lembro) e passava o fim de semana na casa de cada aluno... Junto com o diário, que tínhamos que relatar o que fizemos com a boneca no fim de semana.

beijos


Fla

Celi disse...

Carol fiquei pensando como foi todo esse processo, o início da atividade na sala de aula. O Isaac já havia comentado sobre o Júlio? Acho que para acontecer essa atividde, as crianças precisam estarem realmente envolvidas. Precisam curtir e ter vontade de...
Quanto ao objetivo, tenho minhas dúvidas se cumpre ou não. Penso que nessa fase as crianças querem mesmo é brincar, levar algo para a casa que realmente gosta. Que bom que deixou o Isaac a vontade. Também faria o mesmo! Um pouco estranho, não?! Beijos

Kelly Resende disse...

Oi Carol, este final de semana nós tb tivemos uma visita dessas em casa, a Rosa Amorosa. Foi a mesma coisa da sua casa, a filhota tb não quis muito saber dela, e ainda por cima ela é mais novinha, tem só 1a8m, dificil interagir mto nessa idade né.
Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
Na creche das meninas também tinha os Dias de alguma coisa.
Já teve também o mascote da turma que passava uma semana na casa de cada um, só não era um boneco e sim um bichinho. Sabe que eu nem lembro qual era o tal bicho.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Micheli Ribas disse...

Oi, Carol.
A escola da Clara não era tão criativa.
Mas a escola do meu sobrinho, em outra cidade, fez o mesmo com um bicho de pelúcia. Meus cunhados levaram o bicho até a casa dos avós quando estávamos lá, mas quem brincou com ele foi a Clara. rs.
Beijos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails