sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quando começar?

Ai meu Deus!
Outra pergunta.
Vou ser "obrigada" a pitacar mais uma vez.
Um viva para os livros.
Tô feliz!
Mas estou mais feliz ainda com tanta mama interessada no assunto.
E a minha xará com K, a Karol, mama do Eduardo, mandou pergunta mais que pertinente:

Olá! Acho muito legal esse hábito de ler para as crianças. É super importante né?
Não espero a hora de ler para o meu pequeno. Tem idade certa para ler para eles ou quanto antes melhor?

Sinceramente?
E acho que não há uma hora certa, um momento mais ou menos correto.
Comigo foi assim, pequeno começou a fuçar nas coisas, olhar mais atento para o mundo que já lasquei livrinho na mão dele. E li muito pra ele mostrando as figuras.


Dei uma fuçada na internet, Ká, já que não sou pedagoga e tals, e achei o seguinte:

Do educar para crescer, uma contatação:
"Bebês podem até não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento"

O texto - da Julia Priolli - é super completo. Vale muito a pena ler.

Do site miniweb
"A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida. Num mundo onde cada vez mais os meios de comunicação dominam o interesse das novas gerações, os pais freqüentemente se preocupam em criar nas crianças hábitos de leitura."

E completo, se o negócio é ter uma luta incansável contra TV, computador, videogame e todos esses etecéteras... quanto antes melhor. Inserir hábitos desde a primeira infância é mais fácil e as consequências, no caso da leitura, do contato com os livros, são mais que positivas.

No lendo.org encontrei dicas de "interesse por idade" e descobri as "fases da leitura". Interessantíssimo.
"Muito tem sido falado sobre estimular o hábito da leitura desde cedo, permitir às crianças a proximidade com os livros e a falta de vontade dos adolescentes para ler.
Só que de nada adianta esse monte de discursos quando não são tomadas as atitudes certas levando-se em consideração o nível de desenvolvimento do leitor."

O que achei mais bacana aqui é a questão das consequências. Já dei aula para adolescentes e 100% deles não demostrava interesse por leitura.

QDivertido fala sobre habituar a criança às palavras.
"A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra."

Pois bem, o negócio é ir familiarizando os filhotes. Criar uma relação bacana entre eles e os livros, a leitura. Despertar a curiosidade e a vontade em recorrer aos livros nos momentos de diversão.
Lá em casa Isaac já tem sua pequena biblioteca. E os livros ficam todos alí prontos para serem usados e aproveitados. Se pequeno quer livro já solta:

-Vivo, mamãe. Lê vivo!

Corre para sua pequena estante e ele mesmo escolhe o que quer ver, "ler" e brincar.
Sim, há livros cheios de atividades para brincar.
Isaac mesmo tem uns que viram quebra-cabeça, desmontam, encaixam, vem com bichos de pelúcia, aquaplay, uma infinidade.

E Mari, querida, acho sim que os preços são bem salgados. Eu pesquiso, aproveito promoções pela internet, fuço nas estantes da minha mãe, mas ainda acho que não há investimento mais proveitoso.

Ótimo final de semana para todos nós!

25 comentários:

Carol disse...

Carol adorei as dicas dos sites,vou ver cada um deles.
Aqui em casa tb apresentei os livros pro Miguel bem cedo, quando começou a descobrir as coisas e tentar mexer em tudo ,rsrs
Ele adora! E o api conta varias historias pra ele na hora de durmir, algumas ele ja ate decorou rsrs

Essa foto do Isaac ta linda mostra a felicidade dele com o livro as figuras

bjuuu e bom fds

Micheli Ribas disse...

Adorei o post, viva os livros!
Clarinha tb interage com livros desde cedo e aprendeu MUIIITO com eles. Para mim a hora da leitura com ela é um dos momentos mais prazerosos do dia.
Beijos.
tagarelicesepensamentos.blogspot.com

Ana disse...

Oiee..tb concordo com vc!! não existe hora certa,idade certa..e sim um momento..e acho que desde novinho esse contato com os livros é bom,para ele criar o habito..mesmo que seja para mprder,babar, olhar as figuras,rsrs..td é válido!!
so traz beneficios,sem duvidas!!
bjs,otima sexta!! ;-)

Jacke Gense disse...

O meu Luquinhas adora um livro.. sinceramente não leio para ele, mas ele adora folhear, olhar as figuras... realmente preciso de mais tempo com ele.. sem dúvida estes estimulos são ótimos...
e que foto fofa é essa!! adorei!

bjs

Mari Hart disse...

Ai, adorei a resposta vip!rs! :)

Faço o mesmo que vc, aproveito promoções! Outro dia na Fnac vi um livro infantil super bacana de 39,90 por 9,90!!!!!!!! Comprei 10 iguais!!!huauhauhahua...um p/ meu filho e os outros p/guardar de presentes p/as festinhas de escola que tem toda hora!

Compro livros desde RN, daqueles de banho sabe?!Ensino tb a cuidar dos livros o que é uma tarefa muito difícil! Mantenho tb o hábito de ler p/Leo que acredito ter influência direta no desenvolvimento cognitivo dele,embora neurologistas me digam o contrário.

Qto ao meu vô,é o João Cabral de Melo Neto,poeta conhece!?Já se foi qdo eu estava grávida da minha 1ª filha, que se chama Stella por causa da vó Stella, poetisa tb, esposa dele! Cresci ao meio de Ferreira Goulart e Vinícius de Moraes, olha que chic! hahahaha!

Bjão lindona!!!!!:))

Tathy disse...

Carol adorei as suas dicas!Aqui em casa tb deixo os livrinhos sempre ao alcance da Júlia que adoraaaaa histórinhas...sempre conto uma pra ela as vezes sem livro outras com o livro e assim ela vai pegando o hábito de leitura ,pricipalmente a leitura de imagens que é muito importante nessa fase isso irá ajudar mais tarde na alfabetização.
BJS!!

Mamma Mini disse...

Muito boas suas dicas Carol, adorei, sempre comprei livros para o David, desde baby, e tento inserir nele o hábito de no momento olhar as figuras e se afeiçoar aos personagens, hoje ele me pede pra ver o Daniel por exemplo, de um livro determinado, e assim vamos... acho legal... já é um começo....
umbeijooooooooooooooooooooooooooooooooo

Maria Thereza Pinel disse...

Se tem uma coisa que eu não penso duas vezes para gastar dinheiro, é quando encontro um livro que me interesse.

Desde pequena ADORO ler e livros e eu e meu namorado fazemos questão da nossa filhota ter o hábito (excelente hábito, diga-se de passagem) da leitura.

Já tenho alguns livrinhos para ela, porém acho que vou esperar mais uns 2 meses pra começar a lê-los para ela.
Quem sabe eu não compre aqueles de plástico para o banho também! Livros podem sim ser muito divertidos para as crianças, basta os pais saberem mostrar o quanto eles são bons e legais!

^^

Kah disse...

Carol, adorei as dicas!
Sabe qual e' minha maior dificuldade com a Dona Juh? A falta de interesse.
Eu sei, ela e' pequena e tal, mas ela nao presta atencao e nem demonstra interesse ainda. Eu fico na duvida entre continuar insistindo ou esperar um pouco mais, o que voce acha?
Beijao!

Coisas de mãe disse...

Oi CArol,t abmem concordo com vocês e com tuas fontes: não tem idade. Sempre leio pra Luiza, claro que ela não presta a tenção, muda a pagina, mas dai leio de novo, mostro as figuras, invento historias na historia. E adoro comprar livros. e tb acho que sao caros. Estes dias li num blog, da Claudinha, que ela nao da mais brinquedo pras filhas, mas da livro (no caso dela porque os filhos acabam ganhando muito brinquedo da familia, amigos,etc. Achei uma ideia legal!

O Pedro ja traz muitos livro da biblioetca da escola, então o rodizio é grande! DAqui a pouco o Isac tb vai ter bibilioteca de sala ne?

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Coisas de mãe disse...

Ah, não sei se você sabe qual o blog da Claudinha... http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/

beijos

Karol Pereira disse...

Olá Carol! Obrigada por responder minha pergunta!Adorei! Aqui onde eu moro,infelizmente não achei nenhum livrinho legal para o Edu!(uma cidadezinha pequeeena no sul de minas,que não tem naaada!heheeee).Mas assim que eu encontrar alguma promoção na net ou for pra outra cidade vou comprar os primeiros livros para meu filhote. Vou torcer para que ele goste de ler, assim como seu filho!
Obrigada novamente, Karol

Mãezelas e outras memórias disse...

Adorei o post! Como o jornalismo tá no sangue,adoro ler e desde q a Bia tem meses já deixava ela brincando com um livro de plástico, próprio pra ir ao banho. Ela hj tem 2 anos e uma porção de livros, de todo tipo. Claro q ela ainda é mto dispersa na atenção, mas realmente acredito que o amor à leitura nasce desse hábito de conviver com livros, sentir o cheiro, pegar, passar a mão etc... Acho q é o melhor investimento q podemos deixar oras nossas crianças. Bjs

Sarah disse...

Com certeza Carol, quanto antes começar a criar o hábito da leitura melhor. Leio pro Bento desde que ele tinha 5 meses. Ele presta atenção, adora folhear os livros, mostra as figuras que reconhece. Além disso, a leitura ajuda muito a desenvolver a linguagem - Bento aprendeu várias palavras com os livrinhos. Também deixo no quarto dele, no primeiro andar da estante, fácil acesso pra ele. E ele vai lá e escolhe o que quer ver. Também recomendo livrinhos para os pequenos!
bjos

Carol disse...

meu Deus Carol, que post maravilhoso!! Sou 100% a favor da leitura pras criancas e bebes, sao estimulantes e educativos, independente da idade é sempre bem vinda... AMEI O post! Parabens!!

Beijinhos.

Ioly disse...

Muito bacana seu post.
Também acho que não tem idade certa e sim o livro mais apropriado para a idade.
A Mi gosta de interagir com eles, mas ainda não fica parada muito tempo ouvindo histórias.
E parabéns para a mamãe pela biblioteca do Isac.
bjk

DOIS BABÕES E UM BEBÊ JÁ GRANDINHO disse...

Bruno não me deixa ler, ele quer "ler" para mim.... acompanha as linhas com o dedinho indicador (como se estivesse lendo) e inventa a história. E eu tenho que ficar ouvindo tudinho. rsrs

Cecilia . disse...

Eu leio bastante e minha filhota é pequenininha! Aqui se incentiva muito isso, tanto q quando o bebezinho nasce a biblioteca municipal dá uma caixinha com vários livrinhos e dois cds de presente!


www.verdefolhinha.wordpress.com

Ana disse...

Ler para eles é divertido.
Ótimas dicas!
Beijos

Piruetando com Ceci e Lú disse...

Oi Carol, aqui tenho gêmeas de 2 anos, que amam os livros. Eu e o pai adoramos uma boa leitura e incentivamos desde sempre. Seguem dois sites com dicas de leituras por faixa etária bem legais: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/index.shtml e http://www.brinquebook.com.br/.
Beijos e parabéns pelo blog, adoro ler seus posts.

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
é isso aí, concordo. Não tem hora certa para começar a ler para as crianças. Eu aqu em casa comecei bem cedinho. Comecei com os livrinhos de pano, de banho, etc... Livros que são brinquedos. Sempre levei as livrarias.

O que eu fiz aqui no meu prédio foi promover um troca-troca de livros, assim economizamos e aproveitamos as dicas uma das outras. Aqui no Rio também rola muito troca-troca em pracinhas. Também faço trocas no meu trabalho. Eu empresto muito lovro também. Quando sinto que uma amiga não se interessa muito por ter essa despesa, vou lá e toda semana levo um livrinho para ela ler para as filhas. Assim vou incentivando esse hábito.
Muito boas as suas dicas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Sonica disse...

Parabéns querida pelas suas dicas!
Ler é o melhor investimento da vida!
Bjs,

Carol Garcia disse...

Oá queridas!
muito obrigada pela presença de todas aqui no Viajando.
Cibermãzocas mais que espertas!
Obrigada pelas dicas. Acho que os posts sobre livros vão ser infinitos...kkkk

Kah! Logo a Juh se interessa, mas tente aqueles livrinhos com figuras beeeeeem coloridas e grandes, os de pano e de banho.

Mariiiii! Lógico que conheço seu avô.Sou até íntima sua então, de tanto que li "Morte e Vida Severina". Sua infãncia foi um sonho, imagino...

Bjo bjo bjo

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Livros para criança sempre, né? Desde a barriga é bom ir lendo para ir tomando o gosto! parabéns a você por estar incentivando desde cedinho.

Beijos

Natalia disse...

Adorei os papos de livros! Amo e gostaria muito que Benjamin amasse tambem... Bora mostrar como e bom, ne?
Beijo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails