sábado, 17 de abril de 2010

Dica Cultural: Todo dia é Dia do Índio.


Bom, o Dia do Índio é 19 de abril, próxima segunda-feira.
A escolinha do Isaac adiantou a festinha pra ontem, já que bagunça (no bom sentido, claro) de sexta-feira é bem mais bacana, né?
Os preparativos da festinha - Isaac chegar em casa falando de índio, fazendo como índio quase que a semena toda - me fizeram perceber que tudo mudou mesmo.
Na minha época a gente brincava sempre de índio. Usava fantasia de índio sempre que aparecia uma oportunidade. Tinha uma aldeia logo ali pra visitar. Não era uma realidade tão distante.
Hoje, se não procurarmos no Google, ou em enciclopédias beeeem antigas, fica cada vez mais difícil explicar aos pequenos quem é que foram/são os indígenas. Povo, aliás, muito importante pra nossa formação, cultura, língua.
Ontem mesmo peguei o filhote na escolinha, depois da festa, e ele veio todo animado.
As tias organizaram um trabalho muito interessante com as crianças de todas as séries.
Além dos cocares, colares, penas e muita tinta, a festa de índio foi completa com comida típica, música característica, atividade e tudo o que se tem direito.
Ótimo para ampliação do repertório cultural e do vocabulário dos pequenos. Isaac olhou pra mim e soltou, de uma só vez: Manhoca (mandioca, ta?), fubá, pipoca, sagú, colar, inho (índio, fácil), uh uh uh uh uh uh uh uh!!!!!!!!
E isso, amigos, não tem preço.
Meu filho ainda é muito novinho, mas desde que um painel do Dia do Índio foi colocado na escolinha eu já converso com ele sobre a cultura indígena. O que dá pra ele entender, claro, como a pesca, a casa diferente, a roupa.
Pros mais velhos, deve ser uma delícia contar sobre os nomes das cidades, das ruas, dos alimentos. Exemplo é o que não falta: Bauru, Araraquara, Jabaquara, Pororoca, tapioca, jabuticaba, por aí vai.
Aqui na minha cidade não há um Museu do Índio, a Funai vive em conflito por aqui, a Aldeia de Araribá não é mais tão aberta.
Procure por perto da sua cidade, pode ser que haja um programaço aí, esperando por vocês.

Mamãe Goggleando:

Bjoca, até segunda.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails