terça-feira, 31 de agosto de 2010

Horrorizada!

Domingão bonito, céu azul, filho cheio de energia.
Receita básica pra gente ter vontade de sair cedinho de casa, caçar algo legal pra fazer, uma praça para visitar.
E o dia começa bem com café da manhã, minha refeição favorita, feito em algum lugar bacana.
Resolvemos por um café que, desde que mudou de endereço, não tínhamos conseguido experimentar.
Varanda coberta, vista pras árvores de uma praça, cardápio interessante. Nada childfrendly, mas dava pra se esbaldar no suco-lanchinho-natural-pão-de-queijo.

Até que me chega uma família. Mãe, pai e o filho, que devia ter uns 40 anos. Sentam na mesa ao nosso lado e básico, acendem dois cigarrões. DOIS! Pai e filho.


Maridex, ex-fumante, sente o cheirão e me pergunta se estão fumando. Disse que sim. Na hora ele vira pra exercer seu lado cidadão, comunicando às criaturas que ali era proibido fumar, que se tratava de uma lei estadual...

Pausa
Lei Nº 13.541, de 7 de maio de 2009 – A Lei Antifumo

Com a entrada em vigor da nova legislação antifumo, fica proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco.
Despausa

O marmanjo-filho em questão olhou de cara feia. O pai (que deveria dar exemplo, creio eu) já começou encrespando, falando alto, mexendo cigarrão pelo ar, gritando que ele podia sim fumar alí.
E a coisa desandou. O filho (quarentão) se sentiu no direito de erguer a voz também. E soltou a pérola mais pérola de todas as pérolas: “Lógico que eu posso fumar aqui. Eu fumo aqui neste mesmo lugar todos os dias, pode perguntar para o dono do café”.
Aí babou, pensei com esta cabecinha que – esquecendo das crianças – aquele lugar é NADA pulmão/cidadão/bom sensofriendly.
E não acaba aí não! Me vira o senhor fumante e solta a pérola mór: “É lógico que eu posso fumar aqui, eles é que não querem”.

Pensei. Com aquela vontade de abrir a boca. Mas só pensei.
Sim, sim, meu senhor. Quero com todas as forças que o senhor continue poluindo o pulmão brand new do meu filhote e estrague por completo o gosto do meu café da manhã com essa fumaceira desgraçada.
Quero. Quero mais é que o senhor enfie esse cigarrinho no piiiiiiiiii. E aceso, de preferência.

Toda ofendida com cidadania e direito alheios, a família da fumaça se levantou da mesa e saiu, gesticulando e sendo mal educada como escolheu ser.

Acabou? Nãaaaao. Fomos questionar a garçonete se estávamos errados.

Pausa
Aliás, governo faz tanta propaganda com a tal da Lei Antifumo, que completou 1 ano neste mês, é assunto tão batido pela mídia, que até poderíamos estar enganados.
Despausa

Ela disse que as pessoas fumam ali sim, sempre, mesmo com o cartaz de PROIBIDO FUMAR NESTE LOCAL DE ACORDO COM A LEI ESTADUAL 13.541. Disse também que o fiscal responsável já havia passado pelo estabelecimento e explicado que naquele lugar, mesmo varanda, a cigarrança não era permitida.  


Conclusão: o próprio dono do café é conivente com a falta de educação/respeito. Foi a própria garçonete que deu o fósforo que acendeu os cigarros da família da fumaça. Foi a última vez que pisamos lá.

37 comentários:

Renata disse...

Nossaaaaaaaaa, ninguém merece tomar café da manhã com esse cheiro horrível. Eu tb sinto de longe, como o seu marido (rs!) e fujo correeeendo!
Tb não voltaria mais não...
beijos

Sofia disse...

Essa lei também existe por aqui, mas por sorte a minha nunca me deparei com nenhuma situação dessas, aqui as multas para os que estão a fumar e para o dono do café ou restaurante são bastante altas, acho que por isso as pessoas respeitam mais.
Além de horrível para a saúde é mesmo desagradável ser apanhada com o cheiro de cigarro a meio de uma refeição, ficaria horrorizada como você que gente mais mal educada.

Mamma Mini disse...

De quinta eim? fim da linha pra começo de domingo... avisa o lugar pra eu não pisar também, não suporto gente mal educada e sem noção... tô com vcs e não abro! super antitabagista... e ex fumante ha 10 anos! bjs

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Aff, que raiva!!! Certamente eu tb teria surtado... ex-fumante que sou, peguei nojo devido a gravidez. O cheiro parece que tranca meu nariz! E o "bonitão", dono do estabelecimento deveria receber uma multa e boicote geral dos frequentadores! SA-CA-NA-GEM!

Beijos

Karine e Rafinha! disse...

Nossa Carol, um absurdo mesmo! É impressionante a falta de respeito das pessoas nesse pais, e pior ainda é o exemplo de pai para filho....são tão ignorantes!!!!! No seu lugar eu teria ido embora de lá, sem pagar!!! Mas tudo bem, vcs são civilizados não é? Meu marido fuma , e eu detesto, se eu o conehcesse hj acho que não namoraria com ele....eu fico pedindo toda vez pra fumar longe do Rafa, mas fumaça não tem jeito, sempre sentimos o cheiro.....affff...é uma droga isso! Em todos os sentidos....

Pedro disse...

Grrrrr! Raiva total! Falta de educação das pessoas, descaso do dono do estabelecimento, tudo isso faz até a gente que está mais do que certo, achar que pode estar errado, né? TOda hora as leis mudam de acordo com a maré! Mas é isso mesmo, tem que reclamar! Pena que estraga o dia da gente um aborrecimento desnecessário como esse...

Bjs, Eliane

Mari Hart disse...

Que horror!!Taí uma coisa que me tira do sério,me revolta,que rodo a baiana meeesmo!Odeiooo cigarro com todas minhas forças(sou ex fumante,asmática)e temos que exigir nosso direito. Que inversão de valores é essa!?Eu hein....

Milla Muglia disse...

Poxa que mer..! Gente sem educaçao tem no mundo todo, não podemos ceder e deixar esse povo dominar.
Se eu tivesse dim dim faria uma puta divulgaçao na midia contra os sem noção!
Bjokas.

Carol Garcia disse...

Coisa horríiiiivel mesmo meninas!
Dá vontade de sair berrando, no maior estilo barraqueira, pra ver se entra na cabeça desse povo!
se não é pelo respeito e pela saúde, que seja pela multa!
bjocas

Sarah disse...

Que absurdo Carol!! O estabelecimento é o pior nisso tudo, de tão incoerente!! Coloca o aviso na parede mas permite que os funcionários carreguem fósforos para oferecerem aos clientes! Também não voltaria nunca mais nesse lugar.

Tathyana disse...

Que horror Carol!!! Aqui em Bsb pelo menos isso as pessoas ainda respeitam. Basta um olhar torto que a pessoa logo se manca e os estabelecimentos tmb fazem a sua parte, afinal a existe a multa né? Muita pena de gente assim, sem noção e bom senso. Vcs agiram super certo, parabéns!!!

Bjsssssss

Keyla disse...

Ai Carol.. que gente mais tosta, pior é que de gente assim o mundo está lotado.

Eu e meu marido somos fumantes, mas me incomodo pacas com fumaça de cigarro e sou da opnião que fumaça e comida não combinam em nadinha. Por aqui somos super a favor dessa lei, até porque mesmo antes de existir, sempre escolhiamos o espaço para não fumantes.. hehehehe!

Um dia desse fui numa padoquinha super fofis em sto amaro e rolou algo bem parecido, garçonete emprestando isqueiro, homens falando alto e fumaça indo na minha cara... ainda bem que estávamos de saída, mas é um lugar que não volto tb... e como disse, olha que sou fumante!

bjos


www.vidademargarina.com.br

Cynthia Le Bourlegat disse...

Ai nem te falo amiga, odeeeeio cigarro, eca! Educação e respeito tá coisa rara hoje em dia né? Eu sofro aqui com vizinho barulhento que ouve música rave no último todo findi e as dia de semana tb, dureza! beijo querida

Micheli Ribas disse...

Tb odeio fumaça de cigarro.
No seu lugar eu ligaria para a fiscalização e denunciaria o local. Se eles iriam até lá ou não, é outro papo, mas como cidadã me sentiria no direito de fazer isso. Eles só deixariam de ser solidários ao fumante com uma multa. Podem ter medo que esses clientes não voltem mais, mas perdem clientes que não gostam da poluição tb. O que é pior???
Beijos.

Carol Garcia disse...

Oie,
denunciamos o café sim.
e ainda demos uma chamada no dono do lugar, pelo facebook.
kkkkk
indignadíssimos com o mundo de falta de educação e respeito.
bege bege bege.

Di disse...

E carol... Ano passadoeu dei graças a essa lei... gravida, tentando parar de fumar, não saia muitas vezes pra não passar vontade e não passar mal com o cheiro do cigarr em lugares fechado... pena saber dessas coisas.

Mas, tb ja passei por 2 situações NO MESMO BAR em que um amigo foi disriminado por ser negro, e minha irmã por ser homosexual.
Na epoca eu ainda tinha a POLITICA (MEDO E VERGONHA)de fazer alguma coisa. Espero que meu ponto de vista tenha mudado e eu consiganão ser mais conivente com estabelecimentos como esses...

Natalia disse...

Revoltante a situação. Tem gente sem noção mesmo, mas aí é problema de cada um, se falou e num rolou, num dá pra sair na porrada, né?. Só que estabelecimento sem noção é problema nosso, e resta o num pisar mais ali mesmo, no mínimo. Eu também sou ex-fumante, mas era uma do tipo relax até engravidar e o cheiro ficar insuportável. Depois do Benjamin nascer eu num gosto nem do cheiro que fica nele quando algum fumante pega no colo. Poxa, tão cheirosinho...
To vindo por aqui pela primeira vez, voltarei outras!
Beijim
Natalia

Fabiana disse...

Este é o nosso Brasilzão "véio e sem porteira". O respeito pelo próximo (isto sem nem falar que é lei) fica a kilometros de distância da maioria das pessoas.
Quer outro exemplo de total falta de respeito? Em Sorocaba agora se tornou obrigatório o uso de um cartão que identifica os idosos. Isto porque vaga de idoso era para playboyzinho estacionar seus carros perto da entrada de shoppings e supermercados, e sair se exibindo. Até na semana que viajei tava funcionando (porque tem multa para quem desrespeitar), mas se não tiver fiscalização, vai ser mais uma lei para ser descaradamente descumprida!

É dureza, né não?
Bjocas

Juliana disse...

Ai que ódio de gente estúpida!!! Utimamente amiga, ando com uma lingua maior que meu juízo imperfeito e abro o verbo pra gente desse tipo !!
Que gentesem educação!!! E o pai é o exemplo né...Educação vem de casa..!

Beijocas e num volte lá mesmo não, não merecem!!

JUu e Clara

Lane e Pedro Henrique disse...

Ui, que falta de respeito! Não suporto este tipo de coisa! Bejks!

Dea, a mamae da Nina disse...

mesmo q fosse liberado acender cigrro numa mesa ao lado de onde tem uma crinça é maxxx do absurdoooooo!!!!! E alem do mais onde existem pessoas comendo.
A lei nao educa pessoas sem noçao e cemancol.
Bjks

Nine disse...

Oi Carol! Horrível isso, né? Mas infelizmente isso é a cara do nosso país! Cobramos leis e mais leis que depois não cumprimos por ser mais conveniente...tsc...tsc...

E vcs fizeram muito bem em denunciar, em? Espelunca ara nunca mais colocar os pés nem os pulmões, claro!

Beijos!
Nine

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Que situação!
Gente mal educada, morre de cancer no pulmão!
uixxxxxxxxx

Jacke Gense disse...

Tem gente que não tem um pingo de vergonha na cara... mas o dono do local tbém deveria "proibir"...
Eu achei o máximo esta lei! Mas infelizmente como a lei seca.. secou.. fiscalização zero.. :(

Mudando de assunto, estou firme e forte na dieta... depois que for na sua nutricionista me conte :)

bjs

Ju do Pinguinho da Mamãe disse...

Nossa, que coisa horrível.
Infelizmente existem pessoas que não tem nem senso, quanto mais bom senso!
Acho o fim da picada, independente de lei ou não fumar perto de pessoas que não fumam, ainda mais crianças!
Bjs

ian.press comunicação disse...

Ai meu que merda! Tá tudo errado. Denuncia os café que eles tomam a maior multa. Não deixa passar batido não. Liga lá e denuncia. Mas tem que ser no dia que o cara esteja fumando. Ou vai com uma câmera escondida e grava tudo hahahaha a louca né?
Eu acho de péssimo gosto fazerem isso. É uma falta de vergonha na cara!

beijos compadecidos!

Jacqueline Braga disse...

Ai que horror.Tenho ódio a cigarro e já me meti numa briga junto com meu esposo,mas foi no ônibus,onde tmb tem um adesivo enorme em casa poltrona escrito não fume.Mas parecem que as pessoas são cegas,ou não querem ver mesmo.
Ainda bem que os chamines sairam do recinto...
bjoos

Mi Satake disse...

Q si tu a çao!!!
Q horror!
Qdo será q as pessoas vão começar a ter um tiquinho de bom senso,né Carol?

Isso tinha q ser independente de lei... Meu Deus... to begeeeeee... parece q tamo longe de ver isso!

Bjo Amiga

Carol disse...

gatonaaa!
eu sempre veio aqui, mas nunca comento (desnaturaaaada), perdao perdao.

mas hj vou sacudir essa poeira do meu teclado!

olha, achei um ABSURDO. Nao só pelo óbvio de ser contra a lei fumar naquele local e do café ser conivente, mas tb pela mania que alguns fumantes tem de se fazer de vítima, de achar que tao acima da lei, acima do correto, acima do respeito ao próximo. ARFE. Fico pra morrer. Minha sogra é fumante e é gente boa pra caramba, mas tb tem esse pensamento limitado, infelizmente.

Acho que vc tem que denunciar meeesmo.

beijao grandao!

Camila disse...

Carolzitcha, sou fumante de carteirinha e odeio não poder fumar mais nos lugares, principalmente depois de um cafezinho. Mas, fazer o q? Lei é lei e todos devemos cumpri-la, certo? Faço isso sempre, nunca "burlei". Agora, fumar na frente de criança não dá!!! Independenete de lei ou qquer coisa, tem q ter bom senso e respeito, isso é um absurdo mesmo!!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Anônimo disse...

Começaram bem o domingão hein, Carol???!!!
Coisa chata, meu! Tem gente que não se manca mesmo! E eu acho muito "engraçado" que a maioria dos fumantes se ofendem por não poderem fumar em lugares assim! Tenha santa paciência neh!!!!
É uma grande falta de respeito e falta de educação mesmo!!!

Mas, confesso, seu marido teve coragem em reclamar. Se fosse nós, apenas sairíamos do lugar sem dizer (e comer) nada. Talvez por isso, por muitas pessoas se calarem, é que a coisa não muda! Gostei da atitude :)

Mãezelas e outras memórias disse...

Divulga o nome do lugar! Pra ninguém mais ir!

Chris Ferreira disse...

OI Carol,
que raiva hein? Essa família merece aquele olhar Garfield do selinho da Andrea.
Também acho que deveria divulgar o nome do lugar para o povo não ir mais lá. Assim a família fumaça fica tomando o seu café sozinha com o dono do lugar.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Carol Garcia disse...

obrigada, queridocas,
pela solidariedade.
e por me fazerem saber que há tanto bom senso e respeito pela blogosfera.
sou fã de cada uma de vcs.

bjo bjo bjo

Anônimo disse...

Ó eu de novo aqui...
Mas agora passei só pra agradecer mesmo!
Obrigada pelas palavras lá no blog, é bem isso que vc falou, dificuldade em ver que ele cresceu e se vira sem mim, buáááá!!
De qq forma, é aquela coisa, só o fato de "tornar público" minha angústia e dividir com vcs, me sinto bem melhor!!!

Bom dia, amiga!
E um beijão pro fofo do Isaac ;)

Maria Thereza Pinel disse...

Nossa.. gente que fuma é um saco, que fuma em lugar proibido então merece morrer mesmo!

ODEIO FUMANTE, e odeio mais ainda fumante arrogante que acha que todo mundo é obrigado a gostar daquela fumaça nogenta e que faz tão mal a saúde!

É um absurdo o estabelecimento facilitar o descomprimento da lei ao invés de ajudar que ela seja comprida.
Nunca mais voltaria lá também! =P

Espero que o resto do seu belo dia de sol tenha sido bom!

Maria disse...

Olá carol, posso usar essa imagem da mãe indignada em meu blog? Dou os créditos. Essa imagem é sua ou achou na net?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails