segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Leite no copo

google

E daí que levei fumada bronquinha básica da Doutora Pediatra Lindona:

- Mamadeira??? - Questionou ela, com olhar reprovador me mirando sobre os óculos.

- É doutora, ele já toma tudo no copo, o leite as vezes, mas o tetê aída é preferido pelo Isaac. - Responde a mamãe aqui, toda diminuída e já se entregando à culpa.

- Mas com mamadeira não há meio termo. Você precisa tirar, apresentar os copos e explicar que ele não precisa mais dos bicos todos.

- Ahã...

- E Carol, já é comprovado que crianças de 3 anos tem uma pressa louca pela vida. Pra ele, mamar é se alimentar no tempo mais rápido. Além disso, usando a mamadeira ele pode fazer outras coisas ao mesmo tempo.

- Ahã.

- Sem contar que nessa idade é muito fácil eles darem aqueles temidos passos para trás no desenvolvimento.

- Ahã????

- É fácil de voltar a fralda, aos costumes e manias de bebê.

- Ã???

Deus me livre, bate na madeira, xô uruca pediátrica!

Aí que eu saí do consultório decidida.
Copo nele!
Sem dramas nem pressões.
Ok.
Aprendi com o desfralde que a coisa anda, flui e não adianta ter todos os ataques psico-maternos.
Saimos da Doutora Lindona e no caminho já fui conversando com ele.
Disse ao Isaac o que ouvi da médica e relembrei o que ela disse sobre o assunto a ele também.
E ele se mostrou super decidido.
Já é um menino gaaandi e o copo é uma opção válida.

PAUSA
Aí que mãe é tonta, né?
E eu já queria reforçar a coisa toda de maneira errada:

- Filho, será que a "fada da chupeta" tem uma amiga "fada da mamadeira"?

- Mamãe, a fada da mamadeira não existe.
DESPAUSA

E então que desde sexta-feira Isaac é menino desmamadeirado.
Toma no copo.
Lógico que na hora do soninho ele pede o tetê.
Converso, elogio as copadas que ele já deu e tem funcionado.
Mas é preciso coragem, viu?
No sábado mesmo já fiz a mochila pra sair sem a mamadeira dentro. E confesso, sem vergonha, o medinho que senti caso ele solicitasse o bendito tetê.
Não pediu.
(todas comigo) uuuufffffaaaaa...

Agora as considerações do medo materno:

- E se ele parar de tomar leite?
Bom, Doutora Lindona disse que a quantidade diminui, mas não posso desistir e tenho que oferecer sempre, nos horários de costume.

- E se não quiser?
A recomendação da pediatra é apresentar outras opções lácteas. Iogurtes, queijos e afins. Além disso, ela antecipou que o leite todo branco, no copo, fica meio sem graça pra eles. Caso queira dar uma colorida, o mais recomendável, tirando as furtas, é o ovomaltine (que é o menos pior).

- E olha a maravilha...
Doutora disse que, com a diminuição do leite (já comprovada em casa: as antes duas mamadeiras/dia de 240ml agora foram transformadas em dois copos/dia de 200ml) a tendência é o pequeno ter mais apetite para comidinhas salgadas, frutas e sucos.

- Melhor ainda é que...
Sem o tetezinho na cama, dá pra tomar no copo, escovar dentinhos e fazer xixi. Nas duas vezes que fiz isso a fralda amanheceu sequinha. Ponto super positivo na desfraldância.

Deus preserve.
Amém...

18 comentários:

Marcia Pergameni disse...

aiai.. Cecília ainda mama a dedeira dela. e ela não aceita de jeito nenhum o copo pra esse tipo de alimento. E o Antonio, pelo que andei lendo, esta na hora de tirar a mamadeira, com 15 meses. Vai ser dificil viu... E os dentinhos deles, lido de se ver. Já com alterações como os da Mônica.. sorte pra vc!

Marcia Pergameni disse...

lindos*

Flavia disse...

Ai que orgulho desses sobrinhos gândis!

vai dar tudo certo... Já deu! :)

beijos

Ivna Pinna disse...

Oi Carol, tô precisando dessa coragem ae!
Faz umas semanas que penso em tirar as duas mamadeiradas do dia, mas tô com medinho! hehehehe

Bom, vc já me encorajou um pouquinho, começo hj (ou amanhã?) hahahaha

Beijos

Cynthia Le Bourlegat disse...

Eu tenho um de 3 que nao larga a mamadeira, já comprei copo novo bonitÃO e ele se recusou a tomar, e como ele tem problema de crescimento e come pouco acabei cedendo, duro né? Boa sorte com Isaac!!! beijo

Mariana disse...

enquanto isso lá em casa...
depois de 7 dias dormindo numa cama de "acampamento" ao lado da cama da mamãe, ontem transferi o gabi para cama dele e dormi num colchão no chao ao lado. estranhei tudo, dormi mal, e o gabi passou a noite "caindo" na minha cama e eu pondo ele de volta na dele....estou aqui trabalhando com meio neuronio, inda bem que amanha é feriado. (20 de setembro - revolução farroupilha), mas não vou desistir. na reunião dos pais com as psis da escola elas bateram nesta tecla, de 4 anos estarem em seus quartos, e não tomar mais banho com os pais. com isso tudo, ate tenho deixado o bico quando ele pede. boa sorte ai, e nao vamos desistir !!!!! FORÇA FORÇA NA PERUCA!!!!!

Nine disse...

Nossaaa! Quanta evolução em tão pouco tempo! Parabéns aos dois!
Beijos,
Nine

Tchella disse...

pergunta de quem ainda nao tem filho "grande": qdo a pediatra te explicou isso, onde estava o isaac? ele ouviu? ela falou na frente dele? só curiosidade.. :) bjoca

Ms. Flower disse...

AAAAAAAAAAHHHHHHHH... mas já é um homenzinho! E como passou rápido... dá vontade de que fique neném por mais tempo, né?

Ich Hausfrau disse...

Oi Carol... não tem jeito né.. depois que o filho vem ao mundo, tbem nasce uma mãe que tem que fazer de tudo para não pirar de vez, manter o auto-controle... que Deus preserve a situação assim e para melhor! bjo
Ich, hausfrau
www.ich-hausfrau.com.br

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Que bom que deu certo a desmamadeira! O pimpas com seus 2 a e 7m ainda não tirei, mas já está no top da lista das mudanças por aqui.

Bjos e boa semana

Simone Scalabrini disse...

Amém, Carolzita!

Mas tem problema ser copo com canudinho? Desses com tampa??

Muito Criança disse...

Carol sabe que quando dei um sumiço na peta da MC ela me disse sem eu menos esperar: mamãe não quero mais tt, se não tenho peta não preciso de tt....fiquei bege.
Porém passou a tomar menos leite.
Difícil né?! Fazer o que cada cç é de um jeito.

Sarah disse...

Carol, vou te contar um segredo: Bento está deschupetado, mas até hoje não joguei as chupetas fora! Nunca mais dei, apesar de ele pedir de vez em quando. Mas sabe quando dá aquele receio, aquele "vai que"...
Sobre a diminuição do leite, é verdade, Bento tb toma menos leite agora do que quando era na mamadeira. Mas virou mega fã de queijos!!
E adorei as conclusões finais, hehe!
bjos!

Anônimo disse...

Carol. Laura não toma leite na mamadeira já faz algum tempo. Se fosse para resumir a experiência em uma palavra, eu diria: naturalidade. Beijos!

Carolina disse...

Ai Carol, estou sofrendo para tirar a mamadeira... O desfralde foi super fácil mas o tete... A arcada dele já apresenta erros. Ele só toma a noite antes de dormir e fico com receio de atrapalhar o sono dele. Loucura? rsrs
Mãe as vezes viaja né? kkkkkkk

Anônimo disse...

Oba, que bom que o menino gaaandi está bem aí sem o tetê!

Quando tirei a mamadeira do Lucas, tb senti a diminuição do leite e ele não aceitou nada misturado (hoje, graças!, ele toma um pouquinho de café com leite). E aí fui alterando, exatamente como a doutora falou: iogurtes, queijos... e aí eles vão comendo outras coisinhas neh?!

Continuem firme!
E bem por aí!

Beijão
Ju

Micheli Ribas disse...

Oi, Carol. Que ótima novidade!
Eu acredito que quanto antes tirar esses bicos, melhor. Aqui não tivemos trauma nenhum e foi muito fácil. Ela só diminuiu o leite no início, mas logo depois coloquei sustagem nele, até por causa que ela é super miúda e eu não aguentava mais a reclamação do pediatra para ela engordar um pouco mais o que é quase impossível pela quantidade que ela come e gasta de energia.
Quando decidi tirar a fralda noturna, logo depois da diurna, apenas passei a dar o leite mais cedo para a Clara. Assim dava tempo de ir ao banheiro antes de ir para a cama e assim seguimos tranquilas, já muitos meses sem escapes (que só ocorreram logo no começo). Vale a pena. Já escovar os dentes eu dava um jeito mesmo antes, rs.
Parabéns para os dois!
Beijos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails