segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Blogagem coletiva: Você tem ética? E usa?

E então que é o hoje o dia.
Cibermãezocas solidárias a Camilitcha e a todos os blogueiros plagiados resolvemos nos unir e tentar, de alguma maneira, mostrar que NÃO GOSTAMOS DE SER COPIADAS, COLADAS, PLAGIADAS E ETCS...

Queria fazer um texto engraçado, bacana, mas o assunto é sério, né gente?!?! Não dá pra virar piada. A não ser as de mau gosto, as quais sou contra.

Sei que hoje em dia, com esse mundo de informação que vem de tudo quanto é canto por e-mail, MSN, MMS, SMS e afins, é bem prático que se “use” uma ou outra citação de alguém, foto de fulano, texto de cicrano. Ok.
Mas vá lá. O que diferencia o uso do “uso” são algumas poucas palavrinhas, que indiquem a origem do texto em questão. E garanto, que essas palavrinhas não vão gastar a ponta dos seus dedos no teclado. Muito pelo contrário, vão é fortalecer o caráter, a imaginação e a criatividade. Sem contar no bom senso.

Importante frisar que, até onde sei e sinto, os blogueiros mantém suas páginas porque gostam, sentem prazer, acreditam. Difícil imaginar um blog mantido por obrigatoriedade. Concordam comigo?

E é aí que a gente se dói. Custa a acreditar que seres engraçadinhos e de pouca criatividade chegam e “tomam” o que é seu. Sem pedir licença ou por favor.

Tenho meus textos e posts como filhos. Crio eles. Há todo um processo de escolha do assunto, do conteúdo, das imagens (com crédito, se me são permitidos). Faço com capricho, com carinho e me dá uma alegria danada visualizar ele lá, prontinho. E depois os comentários? A reação das caras colegas? Das amigas de infância? Isso não tem preço.

E aí vem a parte do “não entendo”. Não entendo como é que alguém consegue copiar/plagiar algo. Não acrescentar nada. Não participar do processo (a não ser com um doente Ctrl c Ctrl v). E não sentir todo esse prazer. De forma verdadeira, digo.

Não sou contra o uso do texto ou da idéia alheia. Sou a favor e defendo por completo a idéia do uso, contanto que seja da maneira ética. Correta. Com créditos, links e afins.

Se você não entendeu, vou mostrar:
Segundo a Wikipédia, Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade

Também de acordo com a Wikipédia, Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom.
Essa parte é boa, vale a pena... O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Ética.

Também está lá, e sensatamente, na Wikipédia, um artigo sobre ética na internet.
E lógico que o plágio é citado.
E lógico que trata o plagiador como “ente daninho que não colabora para deixar a internet mais rica”.

E o plágio? de onde vem?
Te conto, com as palavras da Wikipédia:
A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no acto de plagiar; o termo tem origem do latim plagiu que significa oblíquo, indirecto, astucioso. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.
Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor.

Já dizia minha vózinha (e essa frase é dela mesmo, com todos os créditos que lhe cabem):

"Você tem juízo? E usa?"
e você?
Tem ética? E usa?

32 comentários:

Sofia disse...

Um óptimo post :) Espero mesmo que esta rede de "posts" ajudem pelo menos a consciencializar os blogueiros menos leais.
Nada como uma referência, um pedido, um link da origem do texto para resolver o assunto :)

Tem um óptimo dia, cheio de inspirações ;)

Milla Muglia disse...

Muito legal essa mobilização!!!Sou muito a favor da coletividade positiva!!
To dentro em todas as manifestações do bem!!!
Bjkas!!!

Sarah disse...

Ótimo texto Carol! Confesso que estava ansiosa pra ler suas colocações sobre o assunto!
Com essa blogagem coletiva vamos mostrar pra esses entes daninhos que não só temos ética, mas também união!!
bjo!

Camila disse...

Querida, amei a sua adesão à campanha e o seu post!! Sabe, penso mto como vc, os posts são como filhos mesmo! A gente pensa, desenvolve, escreve, apaga, formata, é um processo delicioso de gerir algo, não é?? E daí vem uma pessoa (para não baixar o nível!!) e copia????? Não dá!!!
Super bjos e obrigada,
Camilitcha
http://mamaetaocupada.blogspot.com/

Andrea disse...

Oi!
Adorei o post!
Os textos são criações... está certissima! Tb aderi à campanha.
Falta-nos ética... no mundo cibernético como em todas as nossas relações.
Beijos e boa semana

Coisas de mãe disse...

Carol, adorei teu texto, que chato isto tudo ne? Acho que esta questao tem dois perfis de pessoas: Quem copia (temas, opiniões, imagem) esta lidando com a falta de ética, mas quem copia o perfil (como no caso da Camila, na minha opinião, ultrapassou o limite da ética.

beijo Pati

PS Melhoras pro Isaac!

Anne disse...

Carol, adorei - pura cultura.
estou com "a outra Carol" rsrs, quando ela diz que acredita que os copientos não fazem por mal. Acho que é simplesmente o que vc disse: têm ética, mas não usam!!!! Vamos então tirar da gaveta e começar a usar, pelo bem dos nossos filhos, para que não sejam plagiados, que já é um horror, mas não é pior que ser plagiador.
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Maikely disse...

ótima iniciativa!
Parabéns pelo texto.. Bjs

Renata disse...

Adorei o seu texto!!!
beijoca

Ioly disse...

Pocha é muito desconfortável uma situação dessas...
Espero não pessar por ela, e acredito que deixando as clras nossa não aceitação ao plágio, ele não frutifique na blogosfera materna e por aí a fora.
bjks

Maria Thereza Pinel disse...

Muito bom o texto Carol!

Mais impotante que ter ética, é usá-la!
Beijo!

Ana disse...

Antes de mais nada: parabeeeens pelo sorteio,rsrs..vou passar seu email para a Ligia da Bebechila e ela deve entrar em contato com vc,tá??fiquei feliz tb quando vi que era vc a ganhadora!!!!!!!!! pena eu não ta conseguindo por o video..
;-(
tem até o Enzo mandando beijos p vc,hehehe!!!
Sobre esse assunto barra pesada...eu ja deixei aqui umas mil linhas(hehehe) sobre minha enorme indignação com isso..vou preparar um post tb e ponho la essa semana!! beijoooo enorme,otima semana!!!

Luíza Diener disse...

eu acho muita falta de criatividade mesmo.
uma vez descobri um blog que imitava o meu. desde o layout até o assunto dos textos.
mas o cara escrevia com suas próprias palavras.
não vou dizer que fiquei chateada. é bom ver que o que escrevemos serve de inspiração para outros.
pense por este lado: se te copiam é porque o que vc escreve é bom e admirado por alguém, mesmo que este alguém não tenha ética alguma.

beijinhos

Mariza Batista disse...

Carol, para mim ter ética e não usar não é ter ética. Não sei se me fiz entender.:) Gostei muito do seu post. Quero muito escrever um ainda hoje, se o meu Arthur deixar. rsrsrs
Tomou as vacinas do 4º mês hoje e ai já viu né?
Beijocas e estou te seguindo e certamente será mais uma fonte de INSPIRAÇÃO para mim.

Kcau disse...

ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ
Parabéns pela bebêchila! Vc merece garots!
Vc é ótima com as palavras, eu tô nessa e vou fazer meu post tb. Bjim!

Mariana - viciados em colo disse...

Genial, Carol! Não esperava menos aqui!
Gostei particularmente da definição de ética que você nos trouxe. Confesso que nunca tinha lido uma definição mais clara e mais didática...

Agora me diz: como assim não me segurei? não entendi! vc acha que exagerei?

Beijocas

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
ficou ótimo o post.
A frase da vó foi tudo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Vanessa Dias disse...

Oi Carol, gostei do seu blog.
Ainda sou nova nessa blogsfera e confesso q n sei se ja me copiaram e nunca vi um blog clonado, mas achei legal a sua iniciativa.


Bjssssssss

Anônimo disse...

Ótimo texto, Carol!!!
Cheio de atitude, personalidade! Adorei!

É mesmo muito chato esse tipo de coisa que acontece por aí! Não sei como as pessoas têm coragem de copiar assim, descaradamente!!!

Concordo com tudo que vc escreveu e assino embaixo .-

Beijão, linda!
Ju

Unknown disse...

Olá,

Ótimo post, parabéns!

Parabéns a todas que estão fazendo parte dessa ótima blogagem coletiva, espero que essa mobilização na blogosfera possa fazer com que esse tipo de coisa acabe!

NADA PIOR DO QUE VER ALGUM POST SEU COPIADO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS!

Beijinhos........

Fabi disse...

Oi Carol, como vai?
Entendi o que aconteceu e entrei na onda: publiquei no meu blog um texto sobre ética, conforme tinha falado anteriormente. Adorei sua colocação sobre o texto ser um 'filho'. Demoro tanto a escrever sobre um assunto, também tenho tanto cuidado que acho mesmo que meus textos são meus filhos. Parabéns pelo texto. Gostei muito. E o selinho que posso pegar é esse dessa postagem, né? Se for, me avisa pra eu copiar e colocar no meu post de hoje, ok. Bj gde da Fabi

Mi Satake disse...

Oi Carol,
Nada como um pensamento verdadeiro, enraizado como de nossos avós né?

E ser bom, ter moral, carater e etica são atributos minimos pra se conviver em sociedade com civilidade, né?
Belo texto.
Ah e parabens pelo premio no Mae Mochileira viu?
Vai la no blog pra concorrer a mais um rsrs.

Beijos

Mamma Mini disse...

Carol, é isso mesmo, a gente não gostaria de passar por isso, mas não temos como evitar uma vez que assim como o mundo real, o mundo virtual é povoado por gente de todo tipo, com caráter, sem caráter, com ética, sem ética, gente boa, gente ruim e por aí vai... entonces temos que fazer nossa parte e fechar o cerco mesmo, como eu já disse pra Cá, contra os copientos.... e que sortuda eim? parabéns, eu queria aquela bebechila empresta? hahahahahhahahaha

Anônimo disse...

Isso aí Carol! Acho que o coro dessas mamães porretas ecoou pelos quatro cantos do mundo! Haja coragem pra poder plagiar depois desta hein?

Também queria te parabenizar por ter ganhando o sorteio da Ana! Quanta sorteeeeeeee! Parabens!!!!

Beijocas, Lu

RECOMADRES disse...

Oi Carol,
Adorei essa campanha e já aderi.
Conheci seu blog através do Blog da Clauo e adorei!
Passa lá no RECOMADRES pra conhecer nosso cantinho.
Beijos,
Cris João.
www.recomadres.blogspot.com

Unknown disse...

Aprovadíssimo Carol! Post maravilhoso!

Que outras mamães possam aderir também!!
Bjos,

Ivana

Anônimo disse...

Ah, agora estava relendo os comentários e vi que vc foi a sorteada no Mãe Mochileira! Parabéns, Carol!!!! Já que não fui eu :-(, fiquei feliz por ter sido vc :-)

Beijão

Carol Garcia disse...

Muuuuito obrigada a todas as queridas pela participação.
e muuuuito obrigada, Ana, pela minha bebechila térmica. registro aqui que fico aguardando o vídeo do Pato Donald Nordestino.
kkkkkkkk
meninas, algumas perguntas tenho respondido direto no blog de vcs, ok?
Fabi, como não tenho conseguido comentar no seu... o selo é este mesmo. Manda bala!!!!
E as cibermãezocas novas no pedaço, sejam muito bem vindas!
adooooooro.

Mariana - viciados em colo disse...

Olá Carol,
Vem para a terrinha, podíamos nos encontrar em PF não é?
Bem, sobre o aluguel de carros: tem as clássicas que vc já encontra no aeroporto - sou suspeita pq trabalhei na localiza e adoro a empresa, passei anos comprando os seus seminovos porque a manutenção deles é impecável... sobre a cadeirinha... não sei... só pesquisando um pouco... se eu conseguir alguma informação te falo...
Beijoca

Graziela disse...

Carol adorei seu post e concordo com voce: texto e´como filho. Gostei muito da comparação.
Espero que as pessoas-cara-de-pau-que-copiam, pensem um pouco antes de faze-lo das proximas vezes, acho que elas irao perceberao que nao somos ´´tao lerdas`` assim a ponto de nao encontrarmos os longos processo Ctr c + Ctr v.
Abraços e ótima semana para você
Gra

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Ótima causa. Tá rolando muita cópia? Vou ficar de olho.
beijos grandes
Alexandra
www.destemperadinhos.com

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse...

Olá!
Não sei se já conhece meu cantinho www.datrinodesign.blogspot.com!
Ficarei muito feliz com sua visitinha!
Tenha uma ótima semana!
Bjinhos,
Vanessa Datrino

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails