quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A mãe e o trono

Queridas cibermãezocas,
agradeço aqui a toooodos os coments do último post.
Muito muito muito bom poder contar com o apoio, dicas e afins de vocês.


Eu continuo apreensiva mas já percebi que o desfralde é uma festa.
Nos divertimos. Sim. E estamos crescendo juntos. Eu como mãe e ele como pessoa.
Tenho ainda aquela sensação de "ai, meu Deus, será que estou apressando as coisas? será que não consigo identificar as necessidades do meu filho?". Coisa de mãe. Coisa de trono.
Mas foi o primeiro dia e eu tenho toda a paciência do mundo.
E agora me apego mais que nunca ao detalhes.

Fui buscar pequeno na escola ontem com a sede de quem caminha no deserto.
Questionei a professora como foi o primeiro dia e ouvi que foi tudo bem, que pequeno soltou xixi na calça, o que é normal, e achou um barato as idas ao banheiro.
No caminho pra casa fui de leve nas perguntas. Só que Isaac foi mais rápido. Antes que eu entrasse no assunto xixi/cocô ele já manda:

- Isaac toninho. Dudu toninho. Isaac xixi no chão.

- E você gostou de ficar de cueca, filho?

- Gotô.

Tá.
Chega em casa e tira a fralda bota a cueca.
E Isaac já meu deu aquela olhada com a sombrancelha erguida:

- Cueca não.

- Mas a gente tem que fazer em casa igual na escola, filho...

- É.

- Então vamos tentar. Se você quiser a fralda de volta você pede pra mamãe, ok?

- Cominado.

Ficou sem fralda a tarde toda. Foi ao trono N vezes e nada de usá-lo como se deve ser. Fez todos so xixis que pôde no chão e eu fui pacientemente limpando e explicando o porquê da cueca, do banheiro ... e me vem a luz!
Sim, meu filho já dá sinais de desfralde e eu não tinha me tocado.
No meio da xixizaiada toda eis que chega a minha hora de ir ao banheiro:

- Filhote, mama vai fazer xixi, lá no banheiro, no troninho dela, ok?

- Nãaaaaaaaao...

- Mas a mamãe tá apertada...

- Mamãe apeitada?

Puuuts! Há dias Isaac olha pra mim e fala que "está apeitado" e quando pergunto onde ele responde "no bumbum" ou "no pipi".
Me senti a porta ambulante, a pior mãe do século (até imaginando a minha foto na capa da Forbes).
Respirei fundo, a culpa ainda está aqui, me cutucando o quanto pode, mas tá, agora já sei como abordar:

- Está apertado Isaac?

E vi que ele já me olha com mais naturalidade.

E lá vamos nós. Um dia de cada vez.

Ah! Sobre a viagem... são 10 dias fora, acho que dá pra conciliar uma coisa com a outra. Vou usar e abusar das fraldas pul-up da Huggies. Mães mais experientes disseram que é uma ajuda e tanto.

24 comentários:

Sarah disse...

Oi Carol! Não consegui comentar ontem mas agora vou ser a primeira hahahah!!
Que ótimo vc observar os sinais do Isaac. Acho que o segredo do desfralde está aí! Cada criança tem seu tempo, e só vc pode dizer se o tempo do seu filhote chegou.
Na escola do Bento também incentivam o desfralde a partir de uma certa idade. Quando chegar a hora do Bento vou conversar para ver exatamente como agem lá. Mas concordo que manter o desfralde tanto em casa como na escola ajuda a criança a entender o processo. Só não pode pressionar demais, para não dar efeito contrário...
Um exemplo que conheço é o da minha sobrinha, que foi desfraldada com 1 ano (!!) e tirou a fralda noturna com 1 ano e 2 meses. Hoje ela tem 6 anos e o que acontece?? Ela segura o xixi o dia inteiro e tem intestino preso, fica dias sem fazer cocô. Por isso penso que não adianta forçar a criança, o resultado lá na frente pode não ser legal.
Bento começou a dar pequenos sinais do cocô, mas do xixi necas. Vou observá-lo mais atentamente no fim do ano, já que no verão é sempre mais fácil tirar a fralda.
Concordo com as meninas que disseram que, se vc notar que não tá dando certo, pode voltar atrás. E acho bem bacana essas fraldas Pull-up, com certeza deve ajudar.
Enfim, escrevi um livro né!! Não tenho experiência na prática, só estou observando por enquanto, mas vou continuar te acompanhando pra ver como foi o desfralde por aí!!
bjos!!

Martha disse...

É Carol.. pelo que vi o Isaac esta se divertindo com essa historia. Essas crianças adoram uma novidade!! rsrs
Quando vc perceber, ele já vai estar pedindo para ir ao banheiro.. ou gritando lah de dentro: "Manhêêêê... Acabei!!!!
kkkkkk
Bjnhos

Maria Thereza Pinel disse...

Que ótimo! Se ele já esta 'apeitado', sinal que o desfralde vai ser mais tranquilo que você estava achando, né!

Boa sorte na saga! =D

Unknown disse...

Eita que essa fase a gente ver xixi por todos os lados. É um tal de limpar... Mas eles são safos. Pegam logo o "mitiê"!

Adorei o blog! Se tiver um tempinho dá uma olhada no meu querido www.maetamorfose.com
Beijos,

Bruna

Cida Kuntze disse...

Olá Carol!
Estou passando pra agradecer o teu comentário no meu post lá no Recanto e pra conhecer o teu blog. Muito lindo por sinal e interessante. Já dei uma olhada geral em muitas coisas e gostei.
Sobre o desfralde, como já comentaram, cada criança tem o seu tempo. Fiz o desfralde no início do verão, minha pequena tinha 1 ano e 9 meses. Ela não ia na escolinha, então eu deixava ela de calcinhas e o troninho...rsrsrs...na sala ou onde ela estava brincando. Sempre eu colocava ela lá e perguntava se tinha xixi. Nessa faze, por muitas vezes ela "enxixizou a sala"...rsrsrs...mas quando menos esperava ela já estava pedindo xixi e cocô.
A noite tirei com 2 anos. Foi mais cansativo pra mim...como foi...pois eu levantava de 20 em 20 minutos e colocava ela mesmo dormindo no peniquinho e ficava fazendo com a boca o barulhinho de xixi...rsrsrs...eu dizia, filha tem xixi? pisipisipisi...rsrsrs. Quando ela fazia, nossa, eu ia dormir satisfeita, pois podia voltar ali só dentro de 1 hora ou mais, mas se não fazia, lá voltava eu depois de uns minutos. Ela nem acordava, eu colocava e ficava segurando...tadinha...rsrsrs. Mas pra minha surpresa, uma noite eu estava dormindo quando ela chamou e disse: "mamãe, tem xixi pra fazer". Nem acreditei. Com o passar do tempo ela levantava e ia no penico...pra mim era um sonho, pois parecia tão distante aquele dia...mas chegou!
No inverno, teve uma noite que ela fez xixi 4 vezes na cama, estava com 2 anos e meio, ela chorou muito e nós dizíamos que não fazia mal, mas depois dessa época de inverno ela não fez mais na cama.
Tenho uma sobrinha que desfraldou ainda mais cedo e outra que ficou até uns 3 ou mais com fraldas a noite. Cada criança tem seu próprio tempo. O bom do desfralde é a economia também que a gente faz, pois essas fraldas estão cada vez mais caras.
Bom, acho que exagerei no comentário né? rsrssr...primeira vez e já escrevo tanto.
Um beijo e fiquem na paz.

Pri Colnaghi disse...

Carol,

No começo é assim mesmo... a gente acerta, erra, acerta de novo. Afinal é um mundo completamente novo e diferente pra eles, e de certa forma para nós também.
O negócio é ir levando, pegando o jeitinho, e daqui a pouco eles já estão feras na nova arte de usar o "toninho".

Bjs...

Pri Colnaghi
http://doidaeamae.blogspot.com

Mariana disse...

hahaha, tamos na mesma,....gabi fez xixi na escola do chão, em casa no chão, na vó no chão. avos dizendo que to apressando as coisas (ele esta com 2 anos e 10 meses!), etc. mas vou acreditar no meu instinto e seguir em frente! 5 dias de férias eu e ele, e com certeza vamos conseguir!

boa sorte miga, e pena que não mores em poa para almoçar com a gente dia 13.ia adorar te conhecer pessoalmente.
mariana do diario da mariana

Unknown disse...

ahahahaha, adorei o post! eu, como treinante, tento aprender assim, mas cada caso é um caso. eu, no seu lugar, faria o mesmo!! sou assim tbm..rs.

p.s. qto a viagem, vcs vao pra praia do forte e ficarão no Iberostar?? eu ja fui la! adorei... quero ir novamente em janeiro. beijao!

Unknown disse...

ah, meu comment ta com perfil errado, acho. meu blog é http://desmanual.blogspot.com

Lia disse...

Ai que fofura! Agora percebi que jamais vou batizar um filho meu de Antônio, com o risco de ele ser apelidado de "toninho" ;)

Vanessa Caubianco disse...

Ai, meu Deus, não quero nem pensar em tirar fralda de dois!!! Mas até nisso a escolinha ajuda, né, amiga!! Que bom...
E não se sinta mal porque não "captou" de cara o o que o Isaac falava, normal, né. Aqui é assim tbm. Um aprende com o outro!!! E vamos seguindo!!!
Boa sorte com as cuecas!!!
bjbj pra vcs!!

Lilian disse...

Oi Carol!
Parabéns pela coragem... Sabe que esse esquema de viajar e tal dá super certo... O Lucas começou a comer na viagem, mas como toda a rotina foi diferente do usual, foi legal porque ele levou tudo como se fizesse parte da novidade... Na volta das férias, além de estar comendo de tudo, aproveitamos para colocá-lo no quarto dele... Pois é, com 5 meses ele ainda dormia no nosso quarto...
E vou te contar... foi mais difícil para nós do que para ele... Com a fralda acho que é o mesmo... Dá trabalho, mas eles se adaptam mais rápido... a gente é que precisa de paciência...

Bjão!

Dani Balan disse...

Carol, ops, me atrasei nos comentários...mas aqui estoy!
Então, vc leu o meu relato do desfralde da Nina?
O segredo, menina, é não ficar ansiosa! Sério, quando relaxei, as coisas caminharam tão bem!
E como eu disse, pra uns, demora 2 dias, já pra Nina, a coisa foi mais lenta. E hoje, o xixi e o cocô, na maioria das vezes (sim, porque tem dia que escapa!) é na privadinha!
Boa sorte prá vocês!
Bj.
Dani

Mariana - viciados em colo disse...

Vixe, nem lembro como foi o desfralde de alice de tão tranquilo... foi com a ajuda da escola e ela foi uma das últimas, porque as outras mães tinham começado mais cedo, nas férias... talvez ver as coleguinhas indo ao banheiro tenha ajudado. talvez por ter sido no tempo certo... o cocô que foi difícil, eu tinha que colocar a fralda só para ela fazer... e ela não fazia na escola de jeito nenhum... hoje tá tudo normal!

acho que com menino é mais fácil, afinal quando estamos na rua dá uma angústia de colocar o bumbum sagrado da filhota para encostar em vaso de rua. foi então que comecei a levar um spray de álcool absoluto por onde eu ia... que perigo!

é um momento de paciência e persistência... ah tem selinho para vc lá no blog, dá uma passada lá!

Micheli Ribas disse...

Eu lembrei da primeira vez que tentei tirar a fralda da Clara, mas voltei atrás... rs. No começo é assim mesmo, muito xixi no chão...
Eu acho que essa fralda ajuda mesmo, só não ajuda o bolso, êta fralda cara!!! rs. Tô com um pacote fechado aqui há dias, esperando passar a chuva pra começar tb.
Beijos, amiga.

Karine e Rafinha! disse...

Oi Carol, o jeito é ter paciência mesmo. Como uma frase que eu escutei "vc já ouviu u adulto fazendo xixi na calça? não né?" Então tenhamos calma que logo eles desfraldam né? bjs

Camila disse...

Carolzitcha, um dia de cada vez. Um passo e um sucesso por dia, vc vai ver e contar udo pra gente!!
Muito boa sorte, querida!
Bjos,
Camila
http://mamaetaocupada.blogspot.com/

Anne disse...

Olha que legal! Daqui à pouquinho vai estar fera no troninho!
bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Ana disse...

Tomara que de td certo!!!logo logo ele vai pedir para ir,vc vai ver!!! ;-)
bjão,otimo fim de semana!!!

Dani, a Mãe da Flor disse...

Amei o apeitado!!!!
Não se sinta uma porta, nem culpada... às vezes precisamos mesmo de um tempinho ou de uma dica para entender nossos filhos!!!
Se vc entendeu isso só prova como vc é um mãe atenciosa e cuidadosa!!!
Parabéns!!
Bjs!!
Dan.

Ana disse...

Essa fralda ajuda mesmo! Vale a pena.
Vc conhece o livro Cocô no Trono?
Foi o meu ajudante no desfralde. Rs
Beijos

Bianca disse...

ôun, seu filho é um fofo! E pára menina, que tanta culpa é essa?
Não posso dar nenhum palpite: na minha época com a Lu não tinha essa fralda - se tinha não me foi apresentada - e pra ser franca, lembro só que começou igual com vc, a escola falou e eu embarquei. Do mais, tanto tempo depois, não me lembro como foi, amém! hehehe.
Beijos

Mi Satake disse...

hahahahhaha ha ai Carol, q loucura,né? É xixi pra todo lado rs.
Amia, calma q vc ta no rumo certo, ta td normal. Depois vc vai se lembrar dessa fase, com carinho.

Vc e o Isaac estao fofos!
Manda foto dessas aventuras pra gente rsrss

Anônimo disse...

Por onde eu andava que perdi ttos post's???
Puxa... quanta coisa (tah, são só dois, mas super importantes!!!!! Sniff)

Mas, que bom então que deu o clic, Carol!!! Nada de culpa, amiga, vc é ótima! É esse assunto que deixa a gente mais travada no início! O desgralde não é nada fácil, mas se vc tem paciência, o sucesso está garantido. Daqui uns dias o Isaac vai estar ótimo!!!

Boa sorte, querida!
E um ótimo feriado pra vcs!!!! (Não está de plantão nesse tb neh?!)

Grande beijo
Adoro vc!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails