terça-feira, 13 de julho de 2010

Tetês e Petas


Então...
Esse assunto não tem saído desta cabeça louca de mãe.
Já sou cheia de interrogações quando se trata das fases do filhote, mas essa me parece uma armadilha.
Não queria ter dado chupeta pro Isaac, mas dei. Por dois motivos.
Primeiro que ser mãe é tomar chuva de cuspe na testa todo santo dia. Depois porque a criaturinha descobriu que chupar o dedo era uma delícia e, instruídos pela pediatra da época, trocamos o dedo pela chupeta rapidamente.
No começo ele só pedia a peta pra dormir, agora procura por ela o dia todo. Evito. Mas ele procura e sempre pede a bendita.
E o pior. Se ela resolve dar uma passeada fora da boca de madrugada... "Mamãeeeee! Peta!". Sim, ele pede a chupeta a qualquer hora do dia ou da noite.
E vem as enxurradas de dúvidas: E agora? Qual a melhor hora pra tirar? Vou conseguir? Vai traumatizar? Jesus, me ajuda?
Mesma coisa acontece com a mamadeira. Os famosos tetês do Isaac.
Eu acho que já está mais que na hora de abolir a bicaiada lá de casa. Passar pros copos de transição.
Com o suco e a água já acontece tranquilamente, até consigo copinho normal com canudo e ele adora se sentir mocinho.
Mas e o leitinho??? Principalmente nas horinhas de soneca, que o bico é o conforto em silicone, que encaixa direitinho na boca do filhote?
Tenho pesquisado os melhores copinhos pra tal fase, mas confesso que ando com o pé mais no freio do que deveria.
Não que ele me dê as soluções mas já é um caminho a seguir, cheios de diquinhas e tópicos (nos quais sou viciada).
Nada é fácil e pouco complexo, maaaaas acredito que eu mesma é que precise enfrentar essa etapa.

22 comentários:

Fabiola disse...

Aqui em casa é "bubu".. a minha estava com mania de ficar com ele pela casa o dia inteiro... foi difícil, mas consegui tirar... e hj é só para dormir... a mamadeira ainda é um drama.. tentei dar copo.. mas ela toma só um pouquinho e deixa pra lá.. não sei, sinceramente, como fazer.. acho que só o tempo dirá...
Bjinhos e boa sorte na empreitada tetê e pêta.. :)

Paloma Varón disse...

Concordo, Carol, que vc é que tem que estar pronta para enfrentar esta etapa. Eu queria muito que a Ciça tivesse pegado a chupeta, mas ela preferiu o dedo. E continua firme e forte com ele até hoje (3a4m). Já largou duas vezes e voltou. Vício total. Chupeta tem a vantagem que, uma vez que larga, não volta.
Ele já fez dois anos? Eu esperaria no mpinimo fazer dois anos para tirar (deixar passar a fase oral0 e tiraria uma de cada vez. Quando tirei a mamadeira, a Ciça automaticamente parou de tomar leite. Eu substituí com outras fontes de cálcio e adicionei Nescau (hoje eu colocaria um chocolate do padre, algo sem açúcar) ao leite. Agora ela toma Nescau no copo numa boa, mas no início era difícil e eu dava mais iogurte natural, castanha, brócolis, gergelim, como disse, outras fontes de cálcio.
Beijos e boa sorte

Kah disse...

Não sei se isso te conforta, mas eu larguei a chupeta sozinha. Minha mãe já tinha conversado comigo sobre isso, claro, mas um dia acordei e joguei a chupeta fora. Hoje minha mãe conta que foi a melhor coisa, porque ela não teria ideia de como tirar.
Uma coisa que que parece funcionar, é ir negociando. Cada dia sem chupeta, ganha uma estrela, com tantas estrelas um presente.
(Ok, ok, assumo, andei vendo Super Nanny)

Dei uma lida no seu blog e você tem uma história de vida e tanta, hein? Já decidiu sobre o irmãozinho(a) do Isaac? Também estou nessa batalha, pensando quando é a hora ideal.

Beijos.

Andei

Carol Garcia disse...

Papo brabo, hein meninas....
Fa, sei que eles largam e tals, mas a gente fica com o coração na mão de fazer mal pros pequenos, né?
Paloma, meu irmão chupou o dedo até os 7 anos, teve que usar aparelho no céu da boca e eu tinha pavor do isaac ter a mania.
calma, que se resolve, viu? meninas são mais compreensivas.
esse é outro medo que tenho, que ele pare de tomar leite. afff....
Kah, que bom que está visitando meu cantinho...
então, eu fico super boiando nesse assunto pq eu não usei nem chupeta nem mamadeira qdo criança. mamei nos petchos na minha mama até os 3 anos (pode crer!) e chpeta nem a pau, por conta própria.
aí fica difícil imaginar o quanto é bom ou não, na visão do pequeno...
essa super nany sabe tudo, bem, eu tbm fico pensando como ela agiria...kkkkk
irmãozinho? bom, eu já queria esse ano, mas concordamos lá em casa que isso vai ser assunto só pra 2011 ou mais....
bjocas

Mariana - viciados em colo disse...

Alice ficou demais com a chupeta. Acho que a idade certa é entre 18 e 24 meses a depender da criança. Tente ir tirando durante o dia: estimule brincadeiras de falar, de cantar, de soprar, coisas que a chupeta atrapalhe e converse para ele tirar. Com um tempo você tira a da noite. Alice trocou e dela por um presente... Outra dica é um objeto de apego (Alice usa a boneca de pano dela - soneca - até hoje!)
beijoca - força e boa sorte!

Denise disse...

Tbm tô viveno esse momento com a Elisa.Ela adora o "bibi", quando perde na cama é um chororo (mesmo dormindo) e tenho que ir lá pegar. No começo era só pra dormir, mas agora é o tempo todo. Não sei como fazer, até pq, daqui a poucos meses (quando começar o verão...aqui tá fazendo 3ºc) vamos ter a tirada das fraldas e fazer tudo junto é danado neh...

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
eu até falei em um post que todas essas fase foram fáceis quando EU estava decidida e certa de que seria o melhor para minhas filhas e para mim. Assim foi com a retirada das fraldas, super simples. Assim foi com a chupeta, resolvi que não tinha mais chupeta e não teve sem problemas e traumas. Acho que a minha egurança passou tranquilidade para elas. Já não foi assim com a mamadeira noturna pois essa era cômoda para mim já que eu usava aquela mamadeira bolha que o pó fica em cima e na hora é só rodar e sacudir. Eu achava bem prático também em viagens e dessa forma posterguei a retirada. Quando estive segura e achei que era a hora aí foi tranquilo fazer a retirada. Na verdade, acredito que eu é que tenho que estar decidida.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Carol Garcia disse...

Oi mari...
Então, estou meio amalucada com esse assunto porque saac já está quase nos 24 meses.
Não fiz nada com pressa, mas tenho medo de adiar muito a retirada. Obrigada pelas dicas.
Pois é, De, fazer tudo junto ninguém recomenda. Eu não faria. Eles já são tão apegados a tudo, que arrancar de uma vez pode dificultar as coisas pra todo undo.
Chris, eu já ia lá pedir sua ajuda.hahahaha! também acho que, em tudo, facilita muito se a gente passar pra eles que essa é a coisa certa a ser feita.
bjo bjo bjo

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Carol, tb estou pensando em tirar a pepê da Ana. E a pedi dela já está me torrando os picuá por causa disso. Eu já decidi que final de ano ela vai dar pro Papai Noel e ponto. Se ela resolver deixar antes, ótimo, se não, só em Dezembro.
Pior que ela pede a pepe o dia todo tb. Igual o Isaac... hahahahaha
Mas a noite, se a pepe cai, ela não pede não... simplesmente (se acorda), vira pro lado e dorme. hahahaha
Vai entender!
Beijoooosss

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Carol!
Sei que o Isaac é um pouquinho mais velho que o Pedro Augusto, mas menina, eles estão na mesma fase em relação ao bico!!!
O Pedro aceitou o bico qdo já tinha quase 03 meses, não dava muita bola em relação de chupar ou não, ele pegou eu dei, aliás, quem mais incentivou, comprou e deu na boquinha dele foi a minha cunhada linda- hehe, ainda bem que eu gosto dela! pq eu "odio" gente mitchidaaa! heheh
Então, ele chupava só para as sonequinhas e pra dormir a noite, agora toda hora pede o bendito! aiai, tô ficando sacuda, e o pior é que na hora H, eles sempre somem da vista da gente né? rs
Eu tenho coleção deles, o que de nada adianta, ele gosta de 01 e ponto!
Qto a mamadeira nem tô pensando nesse assunto AINDA (ele - 01 ano e 04) vou dar + um tempinho... mas como suco e água ele toma no copinho, conto que será + fácil, vamos ver!?
Não vou me preocupar antes da hora!
Fica relex amiga, feliz ou infelizmente todas nós teremos que passar por essas tranformações adaptaçoes da vida de nossos bb´s quase mocinhos.

Boa Sorte e depois me conte!
Mil bjos
Ana
www.anaeguto.blogspot.com

Lilian disse...

Nunca vou esquecer que no segundo dia do Lucas em casa, ele estava no maior berreiro no meio da madruga e eu olhei para o maridão e disse: "Tem certeza? Estamos assumindo que daqui 2 anos vai rolar uma briga para desacostumar dessa história de chupeta... E ele fez com a cabeça que 'sim, vamos nessa!'" A mamadeira ainda não chegou por aqui, pq ele está só no peito... Vamos ver como vai ser...

Mas queria contar como foi com meu irmão... Ele tinha 5 anos e fez um acordo com a minha mãe... Ele largava a chupeta se ela largasse o cigarro... Feito... E sabe, foi muito difícil pros dois, mas deu certo!

Bjão,
Li

Sarah disse...

Adorei esse post Carol. Em casa também temos tetês e petas (e Bento já aprendeu a falar tetê). Tudo bem que Bento é mais novo que Isaac, mas tenho a mesma preocupação que vc. Bento toma só o leite na mamadeira, suco e água já toma só no copinho. E, assim como vc, acho que eu tbm é que terei mais dificuldade em enfrentar essa etapa... Afinal, isso nos deixa claro que nossos pequenos estão crescendo né!! Vou continuar acompanhando suas decisões, com certeza vai me ajudar quando chegar minha vez!
beijo!

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi, Carol!
Nunca tinha ouvido chamar mamadeira de Tetê, mas o Caio não toma mais a "mamadeira" com bico de silicone faz tempo, porque conseguimos um "copo de transição" com um bico diferente, que lembra o de mamadeira e só usamos para o leite.
Vou ver se atino de tirar uma fotografia pra te mandar, porque nem lembro da marca, mas encontrei na drogaria Onofre.

Com a Larissa, largar a chupeta e a mamadeira foi negociado, aquela coisa bem tradicional de mandarmos pro Papai Noel na cartinha, pra que ele pudesse presentear outra criança. Ela topou e às vezes notávamos que sentia falta, mas logo se habituou com copos de transição também, porque já usava pros sucos e água.
Ah, claro que teve cartinhado Papai Noel, desenhos do papai noel pra ela colorir e ela embarcou na fantasia. Aí recebeu os parabéns do bom velhinho e se achou corajosa.

Já vi famílias que deram bichinhs de pelúcia pras crianças abraçarem ao dormir, pra diminuir a ansiedade...

Acho que estimular/reforçar a auto-estima fez toda a diferença! Sorte aí!

Bj,
Ingrid

Simone Scalabrini disse...

Olha Carol, a odontopediatra da Sofia sempre me deixou super tranquila em relação ao bico. Sempre me disse pra ficar calma que isso não traria problemas e que na hora certa, ela ia largar. E foi o que aconteceu. Ela sempre AMOU ter o bico por perto e eu nunca me preocupei demais. Com 3 anos ela largou o bico à noite e foi tudo bem.

Relaxa que na hora você vai ver que é tranquilo, tranquilo.

Bjs!!

Anônimo disse...

Oi Carol!!!

Com ttos comentários aí nem precisava de mais um pitaquinho neh... mas eu não resisto, hehehe

Menina, eu tb não queria dar chupeta pro Lucas, mas logo que ele nasceu só queria ficar no peito, acabava mamando demais, vomitando demais, tendo cólicas demais. A minha mae sugeriu oferecer, e muito contrariada eu ofereci. Ele usou por poucos meses e não quis mais. Foi a glória!!!!

Já a mamadeira tive que usar no desmame neh, mas quando ele completou 2 aninhos decidi que era hora de tirar e tirei. Tb substitui por um ocpinho, acho que deve ser mais ou menos como o da Ingrid, pois tem um bico diferente, mas lembra a mamadeira.

E agora, amiga, a vdd é que ele não quer mais mamar. E eu acabo forçando um pouquinho pra ele nao ficar sem o leite. Mas por ele já tinha abandonado até esse copinho!!!

Acho que com calma e tranquilidade tudo se resolve. E tenho certeza que vc conseguirá quando tiver certeza de que é a hora ;)

Boa sorte!!!
Bjokas

Pam Salzgeber disse...

OI Carol, vim te conhecer e adorei tudo o que li aqui.
Agora quanto a tirar as petas e os tetes dos babys eu não tive muitos problemas.

Não sei quantos anos seu pimpolho tem, mas pelo oq eu vi ele é pequeno ainda pelas fotos, acho que vc deve dar mais um tempinho para ele.

Eu sempre fui meia molenga nesse caso de tirar os bicos, maridex que era o maior durão, não deixava eu dar e pronto, o babys choravam por uns 3 dias mas depois acostumavam, o nosso coração de mãe dói, mas é bem necessário, eu li a materia que vc linkou, e as dicas são bem validas.

O negócio é esconder a chupeta durrante o dia, e sempre que ele pedir, distrai-lo com outras coisas, só quando não tiver jeito mesmo, vc vai ver que com o tempo ele acostuma a ficar sem, e a noite a mesma coisa, ele adormeceu vc tira da boca dele, e vai ser um tempinho meio conturbado, mas passa logo.

Logo volto aqui pra ler todo o restante do teu blog, pois adorei!

Beijocas

Letícia Volponi disse...

Oi, Carol
Olha, eu tenho tirado uma coisa por vez e tem dado certo. Primeiro a mamadeira (até porque contribuiria para retirar a fralda noturna). Eu conversei por vários dias dizendo que ela já era grande, mas não surtiu efeito, então, levei ela na alo bebe, deixei ela escolher o copo de transição que quisesse e sumi com as mamadeiras. Foram dois dias de choro e acabou. Para a chupeta, estamnos fazendo questão de esquecê-la em casa quando saímos e na escola ela não usa mesmo. Em casa é o mais difícil, mas o pediatra deu a dica de amarrar a chupeta na cama e dizer que é só para dormir. Que se ela quiser, tem que ir deitar na cama para chupar a chupeta.

RENATA RZ disse...

Oi Carol!!

Aqui em casa determinei um certo aniversário como o último dia de chupeta, e depois da mamadeira.
Aquele papo "Chupeta é só até 2 (ou 3) anos, filho, depois temos que jogar fora, você já vai ser muito grande"

A mamadeira passei pela etapa do copo de bico e depois canudo. Fica fácil.

Beijinhos green!!!

Anônimo disse...

Oiii

Ó eu de novo aqui!!!
Mas olha só, fui ali pesquisar qual era o copinho que usamos aqui em casa e descobri esse site: http://www.nuby.com/en/nuby/cups-spouts/9644.

Dá uma olhadinha vê o que tu acha. Ali fala que esse copinho é ideal para a transição mamadeira/copo.

Bjinhos e um ótimo dia pra vcs ;)

Carol Garcia disse...

Obrigadaço pelas dicas, meninas!!!!
todas ótimas e maga bem vindas!
fazem tudo parecer tãaaao fácil...
kkkkk
bjo bjo

Lu Azevedo disse...

Ei Carol, várias meninas já deram ótimas dicas e dividiram suas experiências, mas queria te dizer que espere o seu tempo, pois o tempo dele não virá tão cedo... Pelo que observei com o Nic, quanto mais eles crescem, mais apegados à chupeta ficam. Eles se conectam a ela de forma muito especial e você tem que estar preparada pra passar (quem sabe?) algumas noites confortando ele pela falta da chupeta. Ou quem sabe você tem a mesma sorte que eu e seu filho se adere à massagem ao invés? :-) Ou entao, você faz uma negociação com ele... diga que "um personagem que ele gosta muito" vai vir buscar a chupeta dele, mas que vai deixar um presente que ele queira muito em troca...

Bom, so posso te desejar muita sorte. E uma vez que você decida que é a hora, não volte atrás, viu? Pode ser duro, mas todos vão sobreviver!

Beijos querida, Lu do Nic

Micheli Ribas disse...

Oi, Carol.
Eu só dei a chupeta para a Clara pq ela chupava o dedo. Mas sempre foi só para dormir. Não abri exceção. Eu não deixo ao alcance, nem às vistas dela durante o dia, então ela não a pega. A mamadeira vc deve ter lido há uns vinte dias no meu blog o post de quando a tirei e troquei pelo copo de transição, foi muito tranquilo.
Quero tirar a chupeta até os dois anos. Ela sempre diz que a chupeta (diz chupeta mesmo, nem apelido nós demos) é para dormir e nos entrega qdo acorda para guardarmos. Mas eu "treinei" ela assim... Agora quero "treinar" uma maneira de convencê-la a trocar por uma boneca para dormir, ou algo assim. Vamos ver. Acho que a mãe é que tem de decidir e estar segura de tirar e a criança sentirá isso tb. Acho que se demorar muito fica mais difícil.
Me manda um e-mail pra eu te add no blog privado...
clarinhacoqueirinho@hotmail.com
Beijos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails