segunda-feira, 30 de julho de 2012

Do desfralde e da cara de pau...

E sim...
Vou entrar naquele bla-bla-bla todo de não tem segredo, é só ter paciência, cada criança tem sua hora.
E sim. Tenho pelna consciência de que mãe não escuta nada disso e gosta mesmo é de viver no desespero, no drama e no cansaço pleno.
Confessemos.
Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes ouvi o mantra materno-irritante "vai passar". E tenho menos conta ainda de quantas zilhões de vezes eu ignorei ou passei o tal mantra pra frente como se nada tivesse a ver comigo.
O processo de desfralde com o Isaac foi longo.
Ficamos mais de um ano entre cueca, troninho, fralda, chão molhado, coco na calça, escapadas e afins.
Ensinar menino a fazer xixi no ralo do chuveiro, na pedrinha, na graminha, na plantinha e finalmente no vaso sanitário é baba.
A gente apanha no começo mas a coisa flui.
Ótimo.
O que sofremos aqui foi com o desfralde cocozístico.
Esse sim teve vários processos.
Tentamos de tudo.
E no final, tenho uma mistura de receitas testadas e aproveitadas que me levaram a um mesmo resultado:

calma que vai passar.

Não me xinguem nem atropelem, caso venham comer um sanduíche aqui na minha cidade.
Mas é bem isso.
Quando eu resolvi que não aguentava mais insistir, que Isaac idem, que tava muito chato... parei.
Assumi o "quer na fralda, faça na fralda" e fui feliz.
Lógico que, como mãe E bicho besta, não abandonei a causa.
Lembrava dela, falava dela, mas de leve.
Cortei o coco na frente da TV, com brinquedo, com gracinhas e opções múltiplas.
Tentei deixar a fralda sem graça, assim, como quem para de rir de uma piada velha.
Até que essas graças de vida e sistema capitalista colocaram um brinquedo carérrimo na lista de desejos do Isaac.
É daqueles desejos fortes, olhinhos brilhantes e minutos de silêncio, sabem?
Então.
A gente tinha resolvido dar o dito de aniversário.
Mas sábio maridex resolveu negociar (sangue libanês mode on).
Trocaria o tal brinquedo por 3 dias seguidos de coco no trono.
Isaac meio que ignorou o acordo até o dia que foi na casa de um colega (beijo grande e apertão da tia infinitos) que tinha o tal brinquedo.
E alí teve a oportunidade de ver concreto seu desejo abstrato.
E no dia seguinte pediu pra fazer coco no trono.
E como Deus é grande e me enche de bençãos, Isaac nem quis o tal troninho, vasão mesmo.
De gente grande.
E lá foi a mãe arteira fazer painel para adesivos dos 3 dias seguidos.
E lá foi filhote pra tronância.
No terceiro dia ganhou o brinquedão.
(ele gritava no carro, abraçado ao pacote, como se tivesse ganho uma medalha olímpica)
No quarto dia, quando a vontade bateu e nós fomos ao banheiro ele olhou bem para o painel completo.
Parou pra pensar segurando a calça.
Olhou bem pra mim e disse:

- Já fiz 3 dias?

- Já Isaac, já sim! - Responde a mãe toda animada, com orgulho transbordante, louca de felicidade.

- Então eu não peciso mais disso. Quelo a falda de novo.

Sabe aquele quase desmaio de novela? Mãozinha na testa?
Foi quase...
Olhei bem nos olhos dele e fui firme.
Disse que seria uma besteira muito grande voltar a usar a fralda.
E apertando bem ele nos meus braços disse que tinha certeza absoluta que ele ia conseguir fazer coco na privada pra sempre.

- Então me põe na pivada mamãe, puquê tá saindo...

...


9 comentários:

Sheila disse...

Ai, desculpe, mas eu tive que rir!!! Seu filhote é uma figurinha!!! Mas, eu sei o quanto esse negócio de desfralde esgota a gente. Maria Luiza deixou a fralda esta semana (pelo menos, é o que parece). O xixi é fácil controlar como vc disse, mas o famigerado n. 2...Deus do céu! Tenho fé que ela consiga, nem que eu tenha que comprar um brinquedo milagroso tb, que ajude na desfraldância. Beijo!

Tatei e Nana disse...

Que figura!!! Ri muito aqui!!!
Esperto demais, né?
Bjs

Blog do Fer disse...

Nunca imaginei que ia sentir saudade disso...rsss

Aressa disse...

Aqui em casa tá dificil tira a fralda da noite, já tem um ano que ele saiu da fralda do dia, mas da noite e um vai e vem tremendo. Essa semana achei que tinha conseguido, quase a semana toda sem "vazar", mas sabado e domingo escapou. Não guento mais lavar lençoç, traveseiro, coberta todos dias, será que tem fim?? Passa mesmo rsrsr???

Gulli disse...

Essas crianças são umas figuras.
Aqui o numero 2 tb foi difícil, tb fizemos a história do presente, só que compramos e deixamos ela olhando.
E NÃO DEU CERTO. Até que um dia no ápice da exaustão, coloquei a Lara pra lavar sua calcinha suja...ela chorou mas não me amoleci...
No dia seguinte ela pediu pra fazer coco no vazão e assim foi o desfralde, com nojo ela não quis mais lavar calcinha.
E ganhou seu presente.
Agora vamos pro desfralde noturno...aff

Milla Muglia disse...

KKKK Final feliz depois de muitos mantras! Que fofo!!!!

Lane e Pedro Henrique disse...

Nem sei o que é pior...por aqui o cocô no vaso foi muito fácil, mas o pior está sendo o xixi...ele simplesmente não pede. E se eu esquecer de levar, ele faz na cueca. Já o cocô ele sempre pede. Que inversão!!! E a mãe, como sempre, sofre!!!

(Mamãe) ~Pinel disse...

Ah... claro que soltou um belo dum sorriso meu no final do post, como sempre!!!!


=D

Parabéns pro Isaac! êêêê

Ziane disse...

Oi Carol Adorei...quantos aninhos tinha o filhote nessa epoca?
O meu ta com 3 anos e 4 meses e estou passando por esse dilema, ele saiu da fralda (xixi) durante o dia com 1 ano e meio, da noite com 2 anos(apos o desmame), mais ainda estamos na luta pro desfralde de coco...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails