terça-feira, 2 de junho de 2015

e onde é que eu mando?

lá em casa a coisa tá mais ou menos assim:
eu mando
tu mandas
ele manda
nós mandamos
vós mandais
eles mandam

e ninguém manda merda alguma.

explico.

a fase é a seguinte.
isaac, com seis quase sete, está indignado com esse lance de hierarquia.
logo, já começou a questionar onde raios pode impor sua vontade sem alguém questionar, optar ou dar explicação sobre poder e querer.

ele anda achando um absurdo não ter poder sobre o próprio nariz, o quarto, a comida, o banho, enfins...
filhote quer é ter a certeza de que há alguém abaixo dele na vida.
ok.
escolhemos pela educação na base da conversa e estimulamos e muito que ele tome decisões, sinta suas pequenas responsabilidades, aprenda com as consequências que lhe cabem.
sofro em ter que tesourar sua autonomia as vezes, mas educação é coisa complicada.

já tentamos dar umas colheradas de poder a ele:

- ok, vc manda no seu quarto.
e no dia seguinte os cachorros já tinham até arrumado um lugar só deles, os livros estavam esparramados pelo chão e tinha farelo de biscoito por todo lado.

- ok, vc vai escolher o que quer jantar.
leite com rosquinhas virou prato único no menu.

- ok, onde você quer passear hoje? é vc quem manda.
pronto, passaríamos toda a eternidade em casa jogando videogame.

aí não dá, né?
aí nós tivemos que realocar isaac em seu posto de "tá, tudo bem, te respeitamos, te amamos, mas não vai dar né meu filho?".
tenho dado alguns poderes a ele, lógico. precisa.
tenho explicado bem sobre querer e poder.
do jeito que dá.
e vamos assim.
saca ontem a noite:

- isaac, vamos fazer a tarefa.
- aaaaaaaaaa.... não quero.
- sério?
- sério. a tarefa é minha e eu não quero.
- ok. vc manda.
- mando?
- sim, claro. mas amanhã vc explica para a professora, tá?

abriu o livro, sentou, leu, escreveu, desenhou, pintou, guardou na pasta, na mochila e saiu como se nem existisse.

...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails