quarta-feira, 6 de junho de 2012

Soneca da tarde...

Sim.
Ela foi a solução para parte dos meus problemas durante muito tempo.
Sonequinha me permitia esticar as pernas, cuidar da casa, do blog, da família e dos cachorros.
Me dava tempo de tomar um banho, ler, preparar aula.
Mas acabou-se.
De solução virou problema.
Explico.
Eu até já sabia que a soneca tinha seus dias contados.
Não gostava da idéia por achar essa pausa no dia importantíssima pro filhote.
Mas até então, inocente que só, achava que ele ia parar de dormir e só.
Mas nãããão.
A vida é uma graça, lembra?
Agora Isaac não só deixou de tirar a abençoada soneca como teimou em dormir às 17h30.
Aí não dá, né?
Quem aguenta uma rotina de ir pra cama às 20h pós soneca às 17h????
E eu, pobre sofredora desta vida materna, ainda me deparo com situação seguinte:

a) se eu deixo ele dormir no final da tarde pra acordá-lo uma horinha depois, o resultado é uma criança chata, cansada, estressada que não janta, não brinca, não quer saber de banho nem história;

b) mas há dias em que acordá-lo é impossível. Ele não se mexe, vira de costas e continua roncando;

c) e aí, acorda meia-noite num pique invejável.

d) mas, caso eu não deixe que ele durma às 17h, ficamos ambos esgotados, já que ele sonado quer saber de nada e de tudo ao mesmo tempo, não tem fome, não tem saco, zero ânimo.

... e não há meios de fazê-lo sonecar às 14h, como era de costume.

Oh vida! Oh céus!
Posso?

...

14 comentários:

Grazi, mãe do Principe disse...

Ai Jesus , nem quero ver quando for a minha vez !!!

Vida Materna, alguem ja preparou um manual ?

bjus

Carolina disse...

Aconteceu o mesmo comigo. Cortei a soneca. Programei 4 dias de coisas diferentes pra fazer no horário em que ela começaria a pedir pra dormir (ou se jogava em qualquer canto e dormia! rsrs). Após esses dias ela se adaptou e passou a acordar às 8 da manhã e dormir às 8 da noite. Foi o suficiente pra nós duas!

Danielle Cardão disse...

Olha comigo foi terrível, pois era o meu único tempo só pra mim já que não trabalho fora. E fiquei várias noites em claro, por conta do pique dele. No meu caso ele tira uma soneca duas vezes na semana quando vamos a casa da minha mãe e eu o levo até a escola e a Tia acorda ele perto da hora do lanche. A minha solução foi abolir a soneca e ele dorme por volta das 20h e acorda 5h, mas como ele vai a escola as vezes a Tia deixa ele dormir um pouco, mas mesmo nos dias mais agitados a hora de dormir não passa muito porque ele se cansa muito na escola.

Espero ter ajudade, Dani Cardão.

Mirys Segalla disse...

Carolzinha:

Quando aconteceu comigo, eu "forcei" a não dormir mais a tarde. Porque, depois, o sono bom, o da noite, o duradouro, ia pro espaço, né?

Então, perto das 5hs, eu inventava vááááárias coisas muito legais para fazermos (pra que eles se esquecessem da soneca), depois banho, janta, história e... caminha, às 20hs!!!!

Deu trabalho para colocar no ritmo (uma semana ou duas), mas depois foi só alegria!

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Lilian disse...

Oi Carol! Eu to assim também, fazendo de tudo para a Bia não dormir depois da escola (ou seja, às 17h). Mas tem dias que ela "desmaia" de sono ou fica chatolina master de tão cansada...
Mas é fase, viu? Com a minha mais velha passei por isso também e depois as sonecas foram diminuindo e sumiram. Agora, sem querer te desanimar muito, ainda assim tem noites lá em casa que parece dia, tamanha a movimentação... bjo

Liza disse...

Difícil... Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Depois conta pra gente o que aconteceu!

bju

Chris disse...

Putz, Carol... Estou passando por uma situação parecida aqui em casa. Os dois entraram na escola. Mas a pequena já chega em casa dormindo... Se deixo ela dormir direto, acorda esperta no meio da madrugada. Caso contrário, é o mesmo drama que o seu. Se descobrir a solução, me avisa, por favor!!!

Celi disse...

Carol,
Felipe um ano mais velho que o Isaac, porém ainda vivo essa situação toda. Quanto as situações, são exatamente as mesmas. Tem dia que demonstra mais cansaço e sono, dias menos...
Antes quando tinha a mesma idade que o Isaac fazia de tudo para dormir mais cedo, nem que fosse uma hora. Acordava irritado e bravo, mas logo passava... Agora, tem dias bem difíceis e parece que quanto mais sono, mais tarde fica, mais difícil para dormir... A irritação toma conta!
Boa sorte amiga e tente que descanse um pouco, sugira um filme, algo que o tranquilize e tire uma pequena soneca. Lembro que acordava ele propondo algo que gostava muito de fazer... logo se animava.
Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Carol!
Adoro o jeitinho que vc escreve.
Nem me fala como essas sonequinhas eram bem vindas!!!
Pois é... se deixar dormir, acorda pela madrugada e quer brincar, se não deixamos eles ficam chatinhos. Não é fácil mesmo. Mas as coisas vão se ajeitando, vá com paciência que chegas lá.
Beijinhos de toda Equipe Recanto.

Ioly disse...

A Mi parou com a sonequinha da tarde há muito tempo, mas dorme cedo, próximo de 20 hs, então eu é que me adaptei.
Gosto do dia para fazer o que preciso, mas melhor a noite do que não ter tempo algum.
bju

Mamãe polvo disse...

Carol. Luisa volta da escola as 18 hs e como busco de carrinho ela sempre volta dormindo, e dura mais ou menos uma hora ou mais.... e igual ao Isaac, se acordo, ela fica insuportável de chata, aliás as vezes qdo não acordo tb... Fica no gás até meia noite... e Sofia vai no embalo.Não consegui mudar isso, difícil, pois a escola a cansa muito... mas vou ver se nas férias de julho consigo...
Beijos!!!

Ilana disse...

Nossa Carol, estou passando exatamente pelo mesmo problema aqui. E pra piorar, até um mês atrás eu contava com essa soneca pra poder descansar quando o Segundinho chegar, daqui pouco tempo.
Tenho uma teoria (nada comprovada) de que é uma fase de transição. Eles não conseguem dormir mais às 14h, mas têm sono antes do horário adequado de dormir, justamente às 17h.
Por aqui tenho tentado evitar essa soneca do fim da tarde, quando consigo, e antecipo banho e jantar. Se ele dormir depois, pelo menos já garanto que só acorda no dia seguinte.
O duro que ou às vezes não consigo, ou ele pilha tanto que 22h ainda tá acordadão.
Será que isso passa?
Bjos

Mabel disse...

Mesma coisa por aqui. De repente a soneca das 14h virou motivo de rebelião. Não quer dormir de jeito nenhum. Também fica exausto às 17h30, e passo 1h30m meio que tentando distrair e brincar, dedicação total nessa hora. Passei o banho para começo da tarde, e jantar para 17h. Daí às 19h vai dormir o sono que antes era das 20h30. (Ele vai falando que não quer dormir, com olho meio fechado, já). Aí ganhei 1h30 no final do dia, pra compensar a soneca da tarde. Isso tudo com altas crises. :)

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
isso aconteceu com a Ana Luiza. Ela começou a dormir às 17h30 e acordava por volta das 20h aí só dormia às 14h. Era brabo. Mas foi um período pequeno até ela se adaptar a nova rotina sem soneca da tarde. Eu é que senti muita falta dessa soneca da tarde. kkk.
E aí? O Isaac já se adaptou a não dormir mais à tarde?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails