terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre tirar a chupeta e os botões que acho em mim

Tomando e aprendendo.
Essa vida é mesmo uma graça.
Acontece que eu - pobrezinha e já calejada com o lance do desfralde - imaginei que essa fase seria dramática, intensa e complicada.
Mentira.
Tirar a chupeta foi baba.
Está sendo, digo.
E digo baixo, pra que eu não tome uma tempestade de cuspe na testa.
(chuva de cuspe é o karma de toda mãe. oremos)
Mas acontece mais ainda que eu venho descobrindo com essa graça de vida, que os segredos para a felicidade são poucos.
Desde que descobri um botãozinho de "deixa pra lá" em mim, as coisas tem fluído melhor, com menos traumas.
E ó, não é um "deixa pra lá" de pouco caso não.
O botãozinho - que fica ao lado do "fo#~-se" e do "isso é uma fase, isso é uma fase" - me ajuda a dar uma amenizada no stress e alivia e muito as frustrações básicas do período de educação de um ser humano.
Como assim?
Bom,
o lance é acreditar em si mesma em algumas situações e respeitar e muito (muito muito mesmo) o tempo do filhote, as vontades dele.
Comofaz?
Tá.
Pensemos na situação:
A pediatra diz "está na hora de tirar a chupeta, mãe!" com ar reprovador.
Você escuta, observa a cria, as necessidades dele e as suas e define se é ou não é hora.
Se decide que é, manda ver nos argumentos e ações. Vale pedir ajuda prasamiga e pros seres imaginários.
Se decide que não, "deixa pra lá" e guarda consigo a possibilidade de, daqui um tempo, você iniciar o processo.
E viva bem com isso.
Lógico que dentro dos limites do bom senso, certo?
Errado. Já que bom senso e culpa materna são inimigos mortais.
Mas a gente consegue. Ô.
O importante é ir praticando isso dentro de nós mesmas.
Com situaçõeszinhas cotidianas.
Hoje olho pra trás e vejo que, depois de 5 noites, a chupeta já não existe mais em nossas vidas.
E só é lembrada quando Isaac diz todo orgulhoso que entregou todas as que tinha para o Coelho da Páscoa.
Fim.
Deixamos que fihote demonstrasse interesse em largar o bico, observamos se era mesmo a hora e embarcamos nessa com ele.
Sem drama, sem apego, sem medo e com doses extras de paciência e carinho.
E lá vamos nós, mais uma vez, dar o foco ao desfralde cocozístico.
Apertemos o botão "isso é uma fase, isso é uma fase".

...

Ah! Tá com dúvidas sobre tirar a mamadeira???? Já passamos por isso também!!!
E sobrevivemos...

...

13 comentários:

Karen disse...

Concordo, concordo, concordo! Vou ter que arrumar um botão desses pra mim, rsrsrsrs.
Agora me diz, você também sobreviveu ao desmame noturno? Esta está sendo a meta dos meus dias, não pelo desmamar, mas pelo querer dormir a noite toda novamente, depois de quase 14 meses... Diz que é possível, diz, diz, diz!

Celi disse...

Certíssima Carol! Acho que é isso mesmo. Quando estivermos preparadas e acionarmos esse botão parece que tudo flui melhor e dá certo!
Por aqui também foi muito tranquilo tirar a chupeta! Sem traumas, algo que simplesmente passou... uma fase!
E um Viva ao coelhinho e aos seres imaginários! beijos, beijos e ótima semana

Marina disse...

Carol, verdade! A gente no fim das contas usa mais o "deixa pra lá" que outros botões, acho que é uma coisa maternal de só se importar cm o que é realmente importante. E já é tanta coisa, né? Beijocas

Futura mãmã disse...

COncordooo neah :D
Mae e que no final decide mesmo, conforme as reaçoes do bebezico. bj

Ana disse...

Aqui Felipe sempre usou pouca chupeta, só pra dormir e poucas vezes durante o dia...mas ai qdo compeltou 2 anos e a irmã nasceu a coisa ficou feia! Ele simplesmente não desgrudava da chupeta e me pedia ela o tempo todo qdo eu a escondia! Fui ficando preocupada, até que ele começou a morder as chupeta e os bicos rasgavam todos...e seguiamos comprando chupeta de 2 em 2 dias...uma loucura! mas como a Nina era recém nascida eu nem me atrevia a tirar, eu precisava dele mais tranquilo nessa época! Então ela completou 3 meses, acabou aquela fase terrível e num belo dia Felipe me entrega a chupeta toda rasgada...eu joguei fora na frente dele e disse que havia acabado, que não tinha mais nenhuma...e vamos seguindo assima exatos 9 dias. Confesso que não está sendo fácil, pra dormir ele tem demorado muito, chora, tenta pegar a chupeta da irmã, mas apesar de tudo acho que logo ele nem vai lembrar!EStamos firmes e vou ler agora o post da mamadeira pra fazer logo na sequencia! O desfralde acho que ele com 2 anos e 3 meses ainda não me deusinal de que está preparado...então nem vou tentar! bjos

Bianca disse...

Carol, adorei o post.
Aqui em casa foi "uó", pois a Luana nasceu chupando dedo. Tentei de tudo para ela largar o dedo e pegar a chupeta pois tinha certeza da lenha que seria fazer ela parar. Por fim, só com 5 anos, usando aparelho específico que conseguimos tirar o dedo. Mas adoro esses botões que vc usa. Eu tb tenho os meus.
Beijos e parabéns! ;)

Coisas de mãe disse...

Ai ai, a chupeta foi facil, mas o botão da mamadeira ainda não foi "desapertado"

:)

beijos

Sarah disse...

Que bom Carol! A chupeta aqui tb saiu fácil fácil. A gente fica preocupada mas os pequenos nos surpreendem né! Parabéns pro Isaac mocinho!
bjos

Ioly disse...

2 meses após a Mi parar de mamar com 2a2m, tirei o bibi, ela entregou p/ o Frajola... e foram meses de abstinência bem difíceis.
Acho q esperar o nosso tempo tem vantagens, eu forcei a barra.
bju

Manu disse...

Que bom que conseguiu.. eu vivo pensando nesses montes de "des" que me espera. Deschupetar, desfraldar e desmamadeirar!!! Preciso ir ligar esses botões de vez em quando, e as coisas fluem. Na teoria eu bem que sei.

Sucesso!

Bjs

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
concordo plenamente. O segredo é ter paciência e respeitar o tempo do filhote.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Karen disse...

Oi Carol! Obrigada pela dica de como tirar o leitinho da madrugada! Estou aos poucos conseguindo melhorar, hehehe! Já que não tenho uma doutora para perguntar (adoro estas suas perguntas, rsrsrr), vou me inspirando por aqui, ok? Esta noite a Helena só acordou uma vez, não é o máximo? Para quem estava acordando de duas em duas horas é um avanço e tanto!

Maria Thereza Pinel disse...

É... esse botão eu já vi que existe em mim, só falta apertá-lo mais vezes!!!!

E bom, que passa todas nós sabemos, mas quanto a gente tá na fase é que não lembramos! hahahahaha

Estou entrando, aos pouco, nessa fase de tira daqui e dali... tomara que seja tranquilo, e que os botões fiquem bem visíveis!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails