quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Férias e chuva: o que fazer com a criançada


Peter-Gacho-lingua de fora? ô se pode!

Aproveitando o assunto abordado lá no Mamatraca, pela Sarah mãe do Bento e por muitas mamães da blogosfera, dou minha contribuição para que férias chuvosas (ou não) não virem motivo para loucura materna acentuada.

Acontece que Isaac também está de férias, também é menino de 3 anos cheio de energia e também cansa das brincadeiras tão rápido que as vezes a gente nem lembra o que estava fazendo.

E aí?
Tem dia que São Pedro ajuda e a gente se vira na piscina, no parquinho, no zoológico ou no bosque mais próximo.
Mas e quando não dá pra sair de casa? Por N motivos ou só pela chuva que cai nesse verãozão brasileiro?

Bom,
além da sessão cinema com pipoca, dos livros e dos brinquedos todos, tenho eu aqui 4 cartas na manga.
E ok, divido com vocês sem dó.
Mas ó, não prometo que durem mais que meia hora, mas já ajuda, certo?

1 - Adoramos a tinta, a canetinha e as cores todas, mas o que está fazendo um baita sucesso em casa são a cola e a tesoura.
Sentamos com um monte de revistas velhas. Eu corto figuras e letras e deixo que Isaac se lambuze todo de cola pra criar o que bem entender no papel. Depois, se a graça e a cola acabarem (não necessariamente nessa ordem) eu enfio as canetinhas no meio e a gente completa a arte.

2 - Tá aqui um complemento da primeira carta na manga. Que ajuda a brincadeira se estender por um tempo.
Falo da exposição dos trabalhos (idéia da minha mãe que é um luxo de criatura. Tá, é professora e sabe dessas coisas). Estendemos um varal bem baixinho e eu deixo a cria escolher os desenhos que mais gosta e ainda organizar a exposição. Ele avalia, analisa e pendura.

3 - Deixar a cria ser quem bem entender.
Filhote mergulha na caixa de fantasias, pede pra ser chamado pelo nome do personagem e não responde mesmo se eu chamá-lo de Isaac. Mas a dica preciosa é mergulhar na loucurinha. Além da festa criativa, temos aventuras, lutas de espada e horas intermináveis de engatinhamento, caso ele resolva ser um quadrúpede. E ó, colocar música ajuda um tanto, porque todo mundo adora dançar né? Até o pirata da perna de pau.

4 - Essa está se tornando a preferida 2011-2012. E funciona melhor ainda se seu filho for piratamaníaco assim como o meu.
Primeira parte: Escondo objetos pela casa.
Segunda parte: Eu e Isaac desenhamos um super mapa do tesouro. Deixo a imaginação dele tomar conta e colocamos de tudo, vales, montanhas, regiões com dinossauros, neve, praia, animais e seja lá o que for.
Terceira parte... Peraí, aqui vai o trunfo da mãe moderna desapegada da culpa na hora da chantagem: Explico que só teremos força piratística para caçar o tesouro se tomarmos o lanchinho da tarde (isso é que é planejamento, meu bem, cof cof).
Pós pausa alimentícia, eu e Isaac saímos pela casa toda procurando os objetos escondidos, usando sofá como montanha, camas como muros escalantes, cadeiras como cavernas e afins.
Por aqui dura uma tarde inteira e manda embora boa parte das calorias acumuladas nesse corpinho que vos tecla.
Cansaço e diversão garantidos.

Bjo heins?

8 comentários:

Unknown disse...

Ótimas idéias!!! E ainda tem mãe que fala não saber o que fazer com filhos em casa durante as férias... basta um pouco de imaginação e boa vontade né? Beijos mil

Chris Ferreira disse...

Oi Carol,
adorei as dicas. A da exposição e so prirata são demais. Aqui andamos brincando de quente-frio. Escondemos algum objeto e vamos dizendo se quem está procurando está quente (perto do lugar) ou frio (longe do lugar). Lembra dessa brincadeira? Eu adorava quando era pequena.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Sarah disse...

Dicas preciosas hein Carol! A n° 1 é amplamente usada por aqui também. Mas vou te falar, que trunfo a n° 4! Adorei! Vou tentar fazer por aqui, depois te conto.
bjoca!
PS: valeu pela menção!

Futura mãmã disse...

Felizmente este Inverno aqui por Portugal nao tem sido muito muito muito chuvoso...Apesar do friozinho que se faz sentir kk..

Fica as dicas neah. Beijo

Camila disse...

Faz tempo que não comento aqui... Passo rapidinho, leio e já vou entrar em uma das brincadeiras ou programa ou passeio para esse momento de férias com as crianças. Mas adorei as dicas, principalmente a dos piratas, os meus meninos vão amar!!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Anônimo disse...

Olá mamãe.
Quer ganhar um convite-gibi ou lembrancinha para a festa do seu bebê ?
Confira a promoção no nosso blog.
Obrigada pela atenção.

Maria Thereza Pinel disse...

Dicas e tanto!!!
Só não dá para colocá-las em prática ainda com a Lara, mas os próximos janeiros chuvosos que me aguardem! =D

Celi disse...

Carol,
Adorei todas as ideias. Que bacana! Imagino a diversão em procurar todos os objetos.
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails