quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Afinal, o que são "tâmites" legais, hein???

E daí que geral ficou louca de curiosidade pra saber como é que eu fiz a proeza de explicar a uma criança de 3 anos o que raios são trâmites legais.
Coisa boba, não é meninas?!?
Boba boba.
Ainda mais pra se pensar e responder e fazer entender nos 5 minutos que faltavam pra chegar a escola.
Coisa boba.
Tá.
O que eu falei???
Primeiro que eu usei o tal superpoder que só as mães tem de pensar em infinitas coisas em frações de segundo.
Ok. Não poderia me mostrar horrorizada com a pergunta, né?
Não quero que Isaac deixe de perguntar. Nunca.
Então pensei nas leis e comecei a tagarelar:

- Filho, na escola existem aquelas regras certo?

- Que reglas?

- Que não pode morder o amigo, que precisa sentar pra tomar o lanche, que tem hora pra ir ver os coelhos e tartarugas, não é?

- É.

- Quando vamos crescendo vão existindo outras regras pra gente seguir. Que se chamam leis. E são essas leis que mostram o que a gente pode fazer ou o que é certo e errado. Deu pra entender?

- Ahã.

E continuou me olhando fixo, como quem pensa "você não terminou ainda não, né? cadê o tal do tâmites????

- E esses trâmites legais são uma maneira de trabalhar com essas leis. Essas regras de gente grande.

- Trabalhar?

Nessas horas eu até já tinha parado o carro e me virado pra trás.

- Isso. Estudar e usar as leis certas para cada coisinha que acontece.

Ele pensou e pensou. Rápido como um raio, mas pensou.
E mandou, quebrando as minhas pernas:

- A tia Fulana viu o amigo morder e falou que não podia. E colocou ele pra pensar.

Eu olhei bem pra ele (explodi de um orgulho besta) e me aliviei com a simplicidade das crianças:

- O muro da escola é laranja! Olha lá a tartaruga, mamãe!!!!!!

E aí?
Depois da pergunta de ontem vocês se puseram a pensar em que resposta dariam????
Pode por na roda que eu também estou ultra curiosa....

Bjocas

8 comentários:

Telma Maciel disse...

Vou confessar que fiquei besta e sem saber o que eu responderia, mas, menina, vc é mto esperta!!! Eu preciso ser mais criativa pras minhas respostas... rs

Sara Lima Saraceno disse...

kkkkkkkkkkkkk!!!!
Respostas pensadas são mais fáceis de dar... na hora do "se vira nos trinta" é que o bicho pega!! Se saiu muito, muito bem!!
Bjoo

Camila disse...

Mandou bem, Carolzitcha! Boa resposta!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Micheli Ribas disse...

Se saiu muito bem, Carol!
Beijos.

Priscila Nascimento disse...

Acho que você foi genial, meu filho me perguntou um dia desses: "mãe, homem beija outro homem?"
vou criar um post em meu blog de como expliquei esta pergunta tão peculiar para uma criança de apenas 4 anos.

maededudu.blogspot.com, PASSA LÁ.

Celi disse...

Ótima resposta, hein!? Você se saiu muito bem. Eles pegam a gente com cada pergunta. O mais divertido é que após a resposta (de maneira mais simples possível), eles viram e já continuam a fazer outra coisa.
Um barato! Adoro!
Beijos

Anônimo disse...

Se saiu muito bem, Carol!!! Ele aprendeu, teve sua pergunta respondida e pronto! Crianças são o máximo!!!

Na vdd, quando a gente sempre responde e fala a vdd, mesmo sendo meio complicado, eles entendem e ficam satisfeitos ;)

Obrigada pela dica lá no blog. Por isso que é legal pedir a opinião de outras mamães neh?!

Beijocas
Ju

Carol disse...

Putz... e como ele foi buscar uma pergunta dessas?! eheheheheh

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails