quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Planejando as férias


Sim. Assumo.
Adoro preparar tudo com antecedência.
Tá. Sei que vai parecer controverso, já que acabei de postar aqui sobre a montanha de coisas pra fazer, relacionadas a aniversário do filhote, e o tempo curto.
Ontem adiantei tudo. Comprei, testei e aprovei. E o que falta faço em 3 dias. Assim até me sobra tempo pra mudar de idéia...
Fora o brigadeiro de colher que só dá pra fazer no dia.
Loucuras de mãe.
Certo. Só que quando se trata de férias ninguém me segura. Começo a viajar bem antes da data. Fuço, aprendo, conheço gente, passeio por blogs bacanérrimos, converso, pergunto e tals.
E é tudo uma delícia.
Virei daquelas fanáticas que descobre até o horário que o golfinho azul come, que a tartaruga engasga e o caranguejo dá sua caminhada matinal.
Logo já estou com roteiro super, hospedagem BBB e mais din din no bolso, já que a antecedência gera descontos mais que bem vindos.
Daí que temos uma série de vírgulas na hora de planejar as férias com o pequeno...
Muitas delas deixei pra trás, lá no ano passado, e com outras já nem me descabelo mais.
Resolvido que vamos pegar uma praia com ele no final do ano.
Primeiro passo dado. Já com ponto de partida fica bem mais fácil buscar as dicas.
Onde ir? Lugar tem que ser child friendlly total.
Além disso já coloco nossas preferências: Lugares tranquilos, com mar calminho e pouca multidão. Tudo pra que Isaac aproveite sem muito stress. Básico que é preciso ter atrações pros momentos sol-forte-praia-nem-a-pau (já sacaram o bronze do filhote???).
A escolha do destino também já vai ajudar e muito no próximo tópico.
Como ir? Avião ou carro.
Estamos longe do litoral. Isso é fato. Qualquer viagem a essa direção dura, no mínimo, 5 horas, tirando trânsito e paradas.
Nunca viajamos de avião com pequeno e essa pode ser a primeira oportunidade. Mas levando em consideração que serão poucos dias, qualquer desconforto ou rela-rela básico pode estragar aí metade das férias... logo, caso de se pensar.
Mas nada está descartado ainda. Estamos entre Nordeste e Litoral Norte aqui de Sampa mesmo. Um tem que ser de avião e o outro de carro.
Hospedagem. Resort ou não?
Todo mundo recomenda resort quando você fala que vai viajar com criança pequena. Concordo que não há o que questionar das facilidades que a mega estrutura, o sistema all inclusive e todos os etecéteras dos grandes complexos oferecem pras mamas. Mas fico me questionando se é mesmo necessário ou se vale a pena desembolsar valores um tanto altos nessa fase do Isaac. A maioria dos resorts que pesquisei só oferecem programação infantil pra crianças acima de 4 anos. Eu e maridex temos uma vontade louca de sair conhecendo e desbravando o que o lugar oferece, então...
E outra, adoramos o charme das pousadas (e olha que são muitas que valem a pena) e o "pouca gente" que elas oferecem. Outra dúvida pra esse ano.
Planejamento ida e volta. Item bacana pra viagem fluir bem.
Se for de carro, é bom analisar as possíveis paradas, se informar dos poréns e afins do percurso (como serra, congestionamento, pista dupla ou simples, atrações e paisagens).
De avião (coloco aqui dicas das mamas experientes que tenho lido pela blogosfera), como é sem escala, o X é programar distração pro pequeno durante o vôo. Isso vale pro caso de viagem terrestre também. Criança não fica parada por muito tempo e as cibermãezocas são descoladas nesse assunto.
Dica boa são os brinquedinhos de 1,99, livros, revistinhas de colorir e adesivos, muito lápis de cor e criatividade. Adicionei a massinha de modelar aos ítens necessários e muito CD, com gêneros variados.
Ah! Roupa mais que confortável, já que mesmo segura e indispensável, a cadeirnha do carro costuma esquentar pacas.
Mala. Basica de verão.
Muita camisetinha, regatas, shorts de malha, 2 sungas, chapéu, sandália e um tênis pra caminhar/correr/brincar. De garantia sempre coloco um casaquinho coringa, 2 calças de malha e meias. Dica do "eu faço sempre": Já levo na mala os conjuntinhos prontos. Dentro da camiseta dobrada vão shorts e meia já combinando. Fácil fácil pra depois do banho ou fazer bolsinha pra sair. A manta vai sempre no banco do carro por causa do ar condicionado. Repelente, protetor solar, hidratante e necessaire básica. Farmacinha com antitérmico/analgésico, remédio de nariz, pomadinha pra picada e assaduras.
Piscina inflável não ocupa espaço na mala e serve de banheira. Esse ano quero comprar uma bóia bacana pra pequeno flutuar mais livre no marzão. Baldinho, pazinha, brinquedinhos laváveis.
Bom ver antes se o local de hospedagem oferece toalhão pra levar a praia. Se não, inclua uma dessas pro filhote se esparramar e tirar soneca gostosa na areia. Vale o mesmo pra roupa de cama e berço.
Toda a pesquisa. Viajando antes da viagem.
Estou com dois destinos em mente. Tudo vai depender da grana e da listinha de prós e contras.
Mas já acumulei dicas bacanas e roteiros espertos. Qualquer que seja a escolha, vamos que vamos.

Seguem os links de blogs e sites que disponibilizam muitas dicas e são uma mega ajuda pra quem fica um pouco perdido.
Fora que o papo é bom pacas...

18 comentários:

Unknown disse...

Eu sou a rainha da ultima hora hehehe
Adoro hoteis , mas agora virei fa de apart hoteis, acho que fica mais facil com crianca. Estou seguindo a risca as dicas de brinquedinhos e afins para as criancas em viajens.
bj

Karine e Rafinha! disse...

Muito legal as dicas.....e boa viagem!!!!!!! bjs

Juliana disse...

Lá vai eu babar o nordeste, mas é que ele é simplesmente fantastico para viajar com filhotes!
Praias diversas, calmas ou agitadas, com mergulhos ou não, com golfinhos ou não, passeio em dunas ou não...Reio gRande do Norte ou Pernambuco, pra mim são infalíveis em viagens. Você podia ir pra uma cidade tipo Joao Pessoa, Natal, Recife que em no máximo 3 horas você viajaria pra outra. Natal+1h30m= Joao Pessoa + 2 horas = recife. Tem coisa mais gostosa do que pegar a estrada e conehcer novos lugares??? Ai que saudade quando podia fazer isso..rsrsrrs
Beijinhos e boa viagemmmmmmmmmmmmmmmmmm
Ju e CLara

Alana Contarato. disse...

Carol, adorei todas as dicas, até colei na minha pastinha pessoal de utilitários.

Ahh! Eu adoro férias. Casa de praia lotada de parentada e amigos, meninada correndo o tempo todo.

e o melhor: sorrisão estampado no rostinho bochechudo da Nina!

Aproveite bastante.

Kah disse...

Então o livro vai ir em boa hora? hahaha

Eu não planejo nada, escolho o destino e vou! O que me rende boas (para os outros) histórias depois... Da última vez até o hotel esqueci de reservar! hahahaha
Beijão (e por curiosidade, quais são os dois destinos?)

Ioly disse...

Sem dúvida alguma, planejar viagem com antecedência só tem vantagens.
Amo praia, e vc terá que escolher bem se a idéia é calma e sossego. Entre dezembro e feverero elas estão lotadas... O melhor é evitar feriadões, e datas como natal, reveillon, carnaval, algum feriado local...
Não conheço todas que gostaria, mas a Praia da Concha em Itacaré e as de Morro de São Paulo tem águas calmas, e são lindas. A de Morro a água é transparente um delírio...
bjus e boa viagem em seus planos...rs
bjus

Mamma Mini disse...

Carol, vc é mega organizada, menina, ganhou de mim mil vezes, eu que achava que me preparava com antecedência...rs, mas pra viajar com filho precisamos de um planejamento mesmo, afinal tem que ser bom pra todo mundo, e quanto ao niver do filhote, eficiência master eim? Seu blog ficou muito legal repaginado...
um beijoooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Oi Carol!!!
Tb adoro planejar tudo com antecedencia, menina!!!
Fico aqui viajando, pensando, fazendo planos...
Mas acho que é melhor assim, principalmente porque temos filhotes pequenos e temos que estar preparadas e bem certas das nossas escolhas neh?!
Bom planejamento então!!!
E obrigada pelas dicas, adorei aquela das roupinhas prontas!!! Super prático!!! Principalmente quando é o papai que vai pegar (O marido sempre pergunta como é que é pra montar o conjuntinho com a roupa...)

Beijão
Ju

Geovana Centeno disse...

oi querida nossa que vontade viajar, ai eu quase não viajo ou melhor dizendo nem saio da minha cidade, mas se pudesse acho que seria quase uma cigana hehehe...adorei as dicas, boa viajem....bjs!

Fabiana disse...

Eu que ando meio sem tempo estes dias, adorei o post e as dicas dos blogs! Vou fuçar muito neles em busca de alento!
Bjocas

Nutrição & Cia disse...

Caramba isso que é pensar no futuro as férias de julho mau acabou e vc já tá na do verão. Organização é com vc mesma. E sabe que sempre que passo por esses blogs que indicou, penso que quando for fazer outra viagem com minha linda não fico JAMAIS sem consultar todos com certeza. E agora o seu. Pois irá contar aqui tudo que aconteceu né?! 2010bjs

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Eu também adoro preparar com antecedência, mas as melhores viagens são as de última hora.. Bjs e bom findi!!!
Alexandra
www.destemperadinhos.com

Mariana - viciados em colo disse...

post de cabeceira!
este é um post para guardar bem perto para usar nas oportunidades...
beijoca!

Renata disse...

Olha que eu gosto de tudo muuuuuuuito programadinho, mas vc me superou horrores com toda essa antecedência...rsrsrs!
Que gostoso! Já to doida por uma prainha tb!
beijos

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Carol querida!
Primeiramente deixa eu agradecer pelo carinho e citação do nosso Blog aí na sua lista mega organizada de "truques e dicas" na preparação de viagem - certo, tudo com muita antecedência.
Muita?!Será??? ultimamente os dias estão voando, voando, e num piscar de olhos estaremos no mes 09!!!

Notei que a intenção é pegar uma prainha de leve no verão, já ví que vc é das minha! gosta do verão mas não é assim super híper fã de areia, sol e mar!
Nordeste é mara, mas depende da época, acredito que vc vai querer ir viajar em dez. ou jan. daí é multidão na certa! Pra curtir e descansar um cadinho esse roteiro cairia muito bem em nov. ou em março, mas de qualquer forma acho que vale muito á pena a viagem! Também tÔ querendo ir para lá... quem sabe! hehehe

Uma dica de um lugar bonito e muito charmoso é ir conhecer o balneário do Uruguay, diga-se de passagem que Punta del Este foi reconhecido como o balneário mais badalado e um dos mais luxuosos da américa latina, Táh, sei que a intenção não é nada de glamour, mas tudo é bem real, amei de paixão conhecer aquele país, é mesmo surpreendente.
As praias não são como as nossas, mas como o foco não é estar no mar a dica é perfeita!
As férias dos uruguaios geralmente é em fev. então a cidade não está tão lotada, antes do reveillon é tranquilidade total.
Os hotéis beira mar como em qualquer lugar não são nada baratos, mas há muitas opções em lugares mais distantes da avenida, de quebra dá para ir conhecer a capital Montivideo e quem sabe esticar até Colonia del Sacramento, uma cidade pitoresca divisa com a Argentina pelo Rio de la Plata, dá para pegar o Buquebus e fazer umas compritchas em Buenos Aires.
Os voos não são caros com essa antecedência vc consegue por volta de 1.200 á 1.500,00 as passagens de vcs 03 - ida e volta
Fica a dica! Se precisar de qualquer ajudinha estamos ás ordens.

Segue o link:
http://anaeguto.blogspot.com/search/label/Punta%20del%20Este

Claudia Leonardi disse...

Carol querida
ADOREI o post. Amo viajar desde sempre. Sou filha de piloto, tenho a quem puxar!
Vou seguir suas dicas tbe (e quero acompanhar os preparativos) e visitar os blogs indicados, alguns sao de amigas queridas tbe.
E como diz a Aninha, aí em cima, viajar é tudodibom!!

Bjks



Bjks

Pedro disse...

Oi querida,
Obrigada por ter indicado a gente na sua listinha de blogs!

Bjs, Eliane

Luíza Diener disse...

adorei! entrei em todos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails