quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eu não consigo me entender com a soneca.

Sei. Sei.
Vocês devem estar pensando: "Ih! Agora ela assinou o atestado de loucura de vez. Como não se entende com a soneca????".
Explico.
Não acho ruim Isaac dormir a tarde.
Se a soneca é necessária, que aconteça.
Mas, como nada é simples nessa vida, a tal dormidinha está virando a minha casa de cabeça pra baixo.
Como?
Isaac agora dorme depois do almoço.
Fofo, lindo, uhu!, concordo.
Só que a soneca acontece das 3 às 5 da tarde.
Qual o problema?
Te conto, amiga.
O que fazer com uma criança cheia de energia às 5 da tarde???
Horário até então, que Isaac já estava começando a desacelerar, pedir colinho e banhinho, pra aí sim dormir às 7 e meia da noite (horário, que na minha opinião, é mais que próprio pra criança estar na cama).
E logo, criança que acorda às 5 não vai querer desacelerar nem às 10 da noite.
E assim tem acontecido.
10 da noite e eu tô lá, lendo e relendo "Alice no País das Maravilhas" (o livro da vez) até eu mesma não aguentar o cansaço.
É justo isso?
Uma tão desejada sonequinha desestruturar todo um esquema de sucesso?
Lembrem-se que, além de eu achar que a cria deve dormir cedo, eu acordo às 5 da matina pra trabalhar e ainda quero/desejo/preciso passar um tempo com maridex. O que se torna impossível quando os olhos não conseguem mais ficar abertos e o cérebro trabalhar de maneira consciente.
Ai me vem as avós e irritantemente repetem: "Você tem que dormir a hora que o Isaac dorme".
Ãhã. Conta outra.
Durante a soneca do filhote a minha casa e todo o barulho nela continuam em rítmo normal. Os telefonemas precisam ser dados, instruções, lista de supermercado, quitanda, compromissos e cachorros. E eu, como toda mulher moderna normal, acabo aproveitando soneca do filho pra resolver o que não dá com ele acordado.
Deu pra captar a mensagem?
O entre a cruz e a espada que me encontro?
Já tentei acordá-lo antes. E me rendeu horas de choro, manha, birra e uma tonelada de NÃOS.
Estou mesmo a procura de atividades que possam ser realizadas após às 17h, mas qualquer que seja vai ser interrompida pela hora da janta.
Confesso estar perdidinha.

E então?
Posso pedir socorro????

17 comentários:

Priscilla Perlatti disse...

Eita, fase, Carol! É chata, difícil, mas tem que se fazer a transição, empurrar essas duas horinhas de soneca pra noite e se munir de uma paciência de monge lá pelas 18hs, que é a hora que eles pedem janta, mas estão chatos de sono.
Sofri muito, mas venci ;)
Boa sorte!
Pri

Nine disse...

Oi Carol!

Guria aqui em casa temos a mesma rotina. A Ísis dorme após o almoço também por cerca de 1,5 horas e acorda cheia de disposição. Lancha e depois é brincar, pular, correr, não tem jeito.

Ela vai sentir sono depois lá pelas 21:00, 21:30h, nunca antes disso.

E dorme até umas 07:oo ou 08:00 da manhã, depende.

Tadinho do Isaac...e tadinha de vc, né? Esse horário é de matar!

Vc tem alguém que te ajude em casa? Seria uma boa pensar em alguém que pudesse fazer algumas coisas para vc poder descansar.

E a noite deixar o Isaac com maridão, se horário dele for mais "normal" que o seu, aí vc pode dormir mais cedo.

E o tempo com maridex...fica curto né? Aqui em casa tb, é péssimo, mas é assim que é.

Ainda bem que tremos finais de semana e feriados! Uhuuuu!

Beijos,
Nine

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Amiga!
eu tmbém ando muiiito cansada com as birras daqui de casa.
o Pedro vai á escola á tarde, entonces é bem como vc falou tipo umas 7 já está manhosinho, querendo colo e tal, dou a jantinha mas ele de verdade só sossega umas 9, 10 hs da noite, é dificil ele dormir antes, mas segundo a Mãe de Duas, somos mães que sofremos mas certamente venceremos!
Conta até 10! ha, até parece!!! ui ui

Sorrrte, e beijinhos
Ana

Sofia disse...

Olá
Que situação Carol... Tirar o sonequinha dele não acho bom, pois se ele dorme é porque lhe faz bem este soninho. Eu sou toda a favor que criança deve sim dormir a meio do dia para recarregar energias até aos 4-5 anos. Já tentaste deitá-lo mais cedo??? O meu Leo dorme da 13h-13h30 às 15h30-16h e depois brinca e vai dormir pelas 20h30 o que é optimo para ter um tempinho a 2 :)

beijo

Micheli Ribas disse...

Oi, Carol.
Tudo bem que a minha estuda à tarde, mas esse história de soneca diurna me rendeu meses de conflitos. Tempo nenhum para o marido (nem para mim), horários bagunçados de dormir e acordar... Vou postar no próximo post que estou preparando como foi aqui.
Mas adianto que eu resolvi tirando a soneca diurna. Ruim? Pode ser, mas até agora foi a melhor solução. Dorme mais cedo e acorda bem disposta.
beijos.

Maura Fischer disse...

Oi Carol,
Uma aula de natação após às 17h pode ser uma ótima solução. Normalmente a criança gasta toda energia e quando a adrenalina baixa vem aquele soninho...
Boa sorte!!!
Maura, mamãe da Sophia.

Anna disse...

na falta de um comentário que ajude deixo um upa solidário!

E força na peruca que tudo se ajeita.

beijo

Mamãe pela 2ª vez disse...

Oi Carol minha vizinha ta passando pelo mesmo problema que vc.
Só que a menina não quer dormir as 10:00 da 11 e ela ainda ta de pé a mãe ta parecendo um panda.
O que ela ta fazendo é não deixar a menina dormir, da banho, desce no parquinho, faz pintura e um monte de outras ocupações para deixar a menina acordada, só assim ela dorme as 8:00h.
Boa sorte com Isacc.
Por falar em sorte tem sorteio no blog...
bjus

Ana disse...

Pode sim. Rs.
Lucas tirava a soneca logo após o almoço. Até hoje o coitado vai com um pouco de soninho para aula..
Então dormia das 13 as 15. Não deixava passar, salve se tivesse doente, desse horario, pq senão era exatemente do jeito que tá aí.
Então acho que ao invés de bolar algo para depois das 5, teria que ajusta para ele tirar essa soneca mais cedo...
Como? E agora José? Rs

Camila disse...

Carolzitcha, os meninos aqui em casa tiram uma sonequinha de meia hora durante a semana, por conta da escola. Nos fds, deixo dormir e tirar o atraso, às vezes dormem até às 5 da tarde, mas às 9 da noite, já estão dormindo de novo. Fds pode sair da rotina, né?! Mas será que não dá para tirar a soneca mais cedo?? Ou seja, ir dormir antes, pois daí acorda antes? De qquer forma, acho que a sonequinha ainda é necessária...
Bjos,
Camila
http://www.mamaetaocupada.com.br

Celi disse...

Oi Carol,
Já passei por isso com o Felipe. Acho fundamental que mantenha por mais um período a dormida após o almoço. Senão eles ficam chatos, não querem comer e a birra aumenta ainda mais.
Talvez tente controlar o sono para que seja num período menor. Disse que ele acorda birrento, chorando... Mas tente acordá-lo com uma proposta super animadora. Vai ver que logo essa fase passará!
Se você conseguir diminuir um pouquinho já ajudará bastante. Converse com ele sobre tudo isso (apesar que pelo pouco que te conheço, imagino que já deve ter feito isso).
Beijos e não esqueça de contar sobre o desenrolar disso tudo.

Carolina disse...

A ideia da natação apos as 17hs é ótima. Eu vou aplicar em casa! Porque realmente não dá para a mulher moderna dormir das 15 as 17hs. Quem dera!

Mariana disse...

Oi carol! Passei meses nesta briga! E agora temos novidade: ele nao dorme mais de tarde nem por decreto! E ai 8hs capota! E vai ate as 8h do outro dia! Mas sabe q sinto falta de brincar com ele de noite? Kkkkk

Sarah disse...

Carola, tô com um post no rascunho sobre esse assunto. Bento começa a querer pular a soneca da tarde, mas ainda esporadicamente. Em geral, a dele vai de 12h30, 13h até no máximo 15h. Se passar disso, eu acordo, pra não comprometer o sono da noite.
Já que vc pediu pitaco, eu tbm tentaria antecipar a soneca, começar mais cedo. Achei bacana tbm a ideia da natação, ajuda a gastar energia.
Depois conta pra gente se deu certo!
bjos

Sara Lima Saraceno disse...

Amore, EU tirei a soneca... só deixo quando ela é realmente necessária... do contrário, invento mil coisas no horário crítico justamente para minha filha não dormir... qdo eu quero que ela durma, um passeio de carro na orla, pós almoço, resolve meu problema... mas a criança acordada até altas horas, TODO DIA, não há quem aguente!
Boa sorte!!
Bjuus

Ioly disse...

A Mi já não tira soneca à tarde, dorme em geral entre as 20/21 hs e acorda as 7/8.
Mas aqui em casa nem pesno em acordá-la, é pedir para o tempo fechar. Por isso respeito seu ritmo e vou acompanhando/adaptando o que dá.
Boa sorte amiga.
bjks

Camila Bandeira disse...

A perguntinha que não quer calar: porque ele não dorme mais cedo?? Aqui em casa, se a Gabi passar de 13:30 pra dormir, a gente desiste da soneca, porque senão é o mesmo drama. Então é só ela chegar do colégio e correr pra soneca. E não pode passar de 15:30, senão ela dorme depois dos pais....rsrsrsrrs Bjos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails