quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Já é hora? Acho que é...

E como cueca pouca é bobagem...

O micro post de ontem provocou reações diversas e adversas.
Entre os parabéns para o meu filho crescido, a Flávia, mãe do Astronauta, levantou questão bacana: Será que a decisão da hora do desfralde deve partir da escola?
Boa, Flávia, concordo com você que a decisão é da mãe e do pai.
Mas agora explico.
Eu já havia conversado com a professora do Isaac sobre essa questão, meses atrás.
Como toda mãe de primeira viagem me vi cheia de dúvidas e medos sobre o assunto, lendo aqui na blogosfera sobre aventuras maternas alheias, questionando pediatra, avós e tals.
Achei a professorinha uma boa fonte de informações, já que há anos ela trabalha e convive com pequenos da idade do meu filhote. Em sua grande maioria prontos para sentar no troninho.
Daí fui informada que, assim que a turminha demonstra maturidade para tal façanha, a escola tem o costume de iniciar todo o processo junto com a família.
Tá. Vou confessar. O desfralde é assunto que me assusta. Por ser coisa inteiramente nova. E, acho eu, se dependesse de mim, Isaac ia passar das fraldas supermegaXXgrandes para as geriátricas.
Loucuras desta mama aqui.
Até pensei em iniciar um movimento PRÓ-PAMPERS, mas raciocinei.
São 10 amiguinhos desfraldando ao mesmo tempo. O que ao meu ver é ponto super positivo. Um ajuda o outro na questão. Vão ao banheiro juntos. Se unem vendo que não são os únicos com os tênis molhados de xixi ou a cueca/calcinha pesadona de cocô.
Fora que posso contar com alguns coleguinhas que já tem irmãos mais velhos e trazem consigo uma sabedoria extra no assunto.
Aí vem o drama materno...
Se eu resolvesse desfraldar o Isaac depois da viagem, durante as férias em casa, o meu filhote seria o único descuecado da turminha. O que ele ia fazer enquanto os colegas iam juntos ao banheiro? Como ia se sentir usando as estampas da Vila Sésamo de sua Pampers enquanto seu amigos desfilam hotweels, ben 10 e super heróis dos mais variados (conhecimento de causa aqui já que ontem me deparei com todos os personagens possíveis, prontos para estampar o piu-piu do meu filho)?
Estou com receio do desfralde agora por um único motivo (e aproveito aqui para pedir ajuda das universitárias e escoladas em maternidade):
Vamos viajar no final de novembro. Será que até lá vou ter um filhote consciente no "quero fazer xixi"?
Imagino eu (ou posso estar completamente sem noção) que viagem e desfralde podem ser combinação desastrosa.
Tô errada?

31 comentários:

Jacke Gense disse...

EU sou a favor de tirar fraldas o quanto antes.. mas isso não aconteceu aqui em casa :( a Clara e o Pedro começaram a sair das fraldas com quase 3 anos.. que triste :(
Quero ver se com o Lucas seja diferente!
Boa sorte... como o Issac tem o apoio da escola e dos coleguinhas tem que ir em frente mesmo!

bjs

Beta disse...

Eu acho que o ritmo e a prontidão da criança devem ser respeitados. Tenho uma tia que desfraldou uma das filhas com pouco mais de um ano e meio pq achava um absurdo criança fazer dois anos e ainda usar fralda. Resultado? A guria fez xixi na cama até ser bem mais velha (já estava no colégio)...sem falar nos acidentes que poderiam ter sido evitados se tivessem respeitado o tempo dela.
Minha mãe conta que eu desfraldei com 3 anos e nunca sujei a roupa, ela ouviu toneladas de críticas na época por não fazer o desfralde antes mas nem se abalou. Pretendo fazer a mesma coisa com a Alice, respeitar o tempo dela. Mas tb concordo que a questão da escolinha pode ser um estímulo positivo. Tem que tentar, né?
Mas te confesso que tb ficaria temerária com a viagem.
bjão

Andrea disse...

Acho que a decisão é um acordo entre família e escola. Sobre ele ser o único descuecado: quando fiz tirada de fralda de meus estudantes e o que eu vejo hoje com as crianças mais novas é que nem todas tiram ao mesmo tempo. Também não é sempre que todas sentirão vontade ao mesmo tempo de ir ao banheiro. Acredito que o mais importante é uma sincronia: vc estar a vontade com a escolha de tirar ou não, Isaac estar preparado e a escola ajudar. Se a viagem for em final de novembro, ele terá quase dois meses "de treino". Vcs viajarão de avião, carro,...? Às vezes é legal lembrar a criança: está com vontade? Não quer ir e tentar para ver se sai xixi ou cocô? Além disso, vc pode manter a fralda noturna. E xixi escapa mesmo nesse princípio. Mas como falei e eu acho... sincronia na decisão... E às vezes tenta... se ele não tiver preparado, volte para as fraldas. Isso eu já vi acontecer. Tentaram por algumas semanas e não deu certo. A criança voltou a usar fraldas e depois de pouco mais de um mês, tentaram novamente e foi um sucesso!
Beijos

Mari Hart disse...

Carol,acho que cada crinaça tem um tempo,e esse tempo quem vai te mostrar é ele!
Como disse ontem,a escola é uma grande aliada e o fato dos amiguinhos estarem desfraldando junto é um ponto positivérrimo!(existe isso!?rs)
Com minha filha levou 1mês com meu Pedro quase 1 ano,cada um é cada um!Vc vai limpar muito xixi no chão,lavar muita cueca,mas o que não vão faltar serão dicas pode ter certeza!Eu mesma vindo de um desfralde complicado com Pedro vou amar dar pitacos(nem gosto né?!rs)

P/começar demorei a descobrir que os meninos começam mijando(é mijar meRRmo,não é fazer pipi não!rs)sentados!Como assem!?Nunca tinham de dito isso!ahhaha...hj em dia aos 3 anos ainda brigo com a "mira" dela,quer dizer,a falta dela,rs!

Vai dar tudo certo sim,relaxa!Bjãooo!:))

Pri Colnaghi disse...

Carol,
Não sei se vai te ajudar (espero que sim), mas vou contar brevemente como está sendo a minha experiência com a Beatriz, que está com 2 anos e 5 meses.
Também resolvi tirar as fraldas dela seguindo as dicas da professora de que ela já estava pronta.
Então, esperei um final de semana mais tranquilo, e tirei. Os primeiros dias foram meio difíceis, mas hoje ela dificilmente faz xixi na calça, pede direitinho. Só o cocô que não teve jeito (estou com um post pronto sobre isso para colocar lá no blog ainda hoje...).
Também estava preocupada com uma viagem que temos agora no feriado, e também com a agitação do dia-a-dia, uma vez que é difícil o fim de semana que ficamos em casa.
A solução que tenho encontrado é uma fralda de transição da Huggies (Pull ups), que é tipo uma calcinha/cueca. Quando vou a algum lugar no qual será difícil de fazer higiene dela no caso de um cocozão na calça, por exemplo, recorro à esta fralda. E acredita que ela mesmo assim pede pra ir fazer xixi e chega em casa com a fralda sequinha?
De repente é uma opção... :o)

Erika disse...

Oi Carol,

Como eu disse ontem, meu peque tirou a fralda com menos de 2 anos. A idéia foi da escola, mas eu apoiei, afinal o Pedro é super indenpendente. Já comia sozinho, já não fazia xixi durante a noite, já quer vestir a roupa sozinho, já sabe se quer chinelo, tenis ou a bendita bota gigante do Ben 10. E foi super rápido, com 1 mês ele já estava controladinho, só que nem sempre ele lembra sozinho, e até hoje de vez em quando ainda escapa um xixizinho fora do penico.

No começo ele ficava sem fralda só na creche, chegava em casa e eu, mãe medrosa, colocava a fralda de novo. E tiveram vezes tb de viajarmos no final de semana ou feriado e eu deixar ele de fralda o tempo todo, claro, sempre lembrando a ele que tinha que me pedir pra fazer xixi, mesmo eu tendo que tirar a fralda toda hora e jogar fora um monte de fralda limpinha.

Outra coisa que ajuda bastante, tem uma fralda, acho que da Pampers, que é de vestir, como as fraldinhas de piscina. Assim fica fácil de tirar e colocar.

E mesmo eu colocando a fralda durante o periodo do desfralde, isso não atrapalhou. Então, se qd forem viajar, vc não estiver se sentindo segura, coloca a fralda.

Espero ter ajudado, beijo grande e coragem... rsrs

Camila disse...

Querida, difícil q só vendo essa questão, né?! Da minha experiência, a escola ajudou muito a nos dizer se estava na hora de desfraldar ou não, às vezes a criança dá mais indícios na escola, pelo fato de estar no meio de outras tantas crianças, muitas no mesmo processo, com aquela rotina toda de usar o banheiro, um vendo o outro fazendo xixi, isso acaba favorecendo. Mas, optei pelas férias de verão. Manuzinha de maiozinho, com 2 anos e meio, debaixo dos meus olhos e da minha supervisão, entendeu?? Coisa de mãe de 1a. viagem. Demorou uns 20 dias e acho q foi um sucesso. Dizem q desfraldar meninos é até mais fácil, será?? Depois vc me conta, pq no final desse ano tenho mais dois desfraldamentos para fazer....
Bjos,
Camila
http://mamaetaocupada.blogspot.com

Si disse...

Oi docinho!!!... aqui em casa foi dificil tirar a fralda... Saulinho falava que era bebê e esperneava pra colocar a amada no bumbum... até que surgiu uma dermatite horrorosa, doia e coçava ao msm tempo (não gosto nem de lembrar), para dormir meu marido abanava a região do piu piu do Saulo pra ele conseguir dormir... e foi nessa fase que ele tirou a fralda.... a tal dermatite era causada por umidade (e olha que eu trocava ele de hora em hora, ele sempre fez mto xixi).... nos primeiros dias ou semanas (isso depende de cada criança) eles esquecem que estão sem fralda e qdo vc vê já foi tudo no chão.... mas aos poucos eles vão se acostumando e pedindo pra ir ao banheiro.... o importante é lembra-los a todo momento e leva-los ao banheiro msm sem vontade pq ai sempre faz um pouquinho... se vc começar agora com certeza na sua viagem ele já estara acostumado a pedir.... bjss

Kah disse...

Carol, tem umas cuecas e calcinhas fraldas. hahaha
Olha eu tentando reverter o desfralde não feito. hahaha
Eu sei disso por causa da filha da minha prima. Ela desfraldou, aí eles foram viajar, minha prima comprou umas fraldas-calcinhas. Não sei o nome, a marca, nada nada, por pura falta de interesse no assunto na época. Mas eu posso perguntar para ela.

Enfim, acho que em uma viagem seria o ideal caso ele ainda não estivesse seguro do pipi (hein? Duplo sentido? haha).
Beijão!

Kah disse...

Carolzita, desculpa o comentário duplo. hahah

Liguei para ela e se chama Fralda Treino, ela conhece da Huggies, mas devem ter outras marcas.
Ela não encontrou para vender em farmácia (mas ela mora em cidade pequena, né? E nem procurou muito), mas comprou nas Americanas:
http://www.americanas.com.br/home/begin.do?home=AcomProd&departmentId=594&itemId=681187&primaryGroupId=14007
Beijão!

Ana disse...

Oi Carol...bem...qunatas mudanças einh!!rsrs..olha,eu acho mt coisa para o pequeno de uma vez só...escola,fraldas,cuecas,viagens..a cabecinha dele vai dar um nó...acho melhor cada coisa na sua vez... a escola ja e uma mudança e tanto na vida deles, mesmo que eles mostrem adaptados..eu epserei um semestre inteiro no enzo para ele ir sem fraldas para a escola..sugestão da propria psicologa de lá!! ela disse que naturalemtne ele vai ver os outros e vai imitando...quanto voltamos das ferias,eu disse a ele que dessa vez ele ia de cueca p a ecola..logicoooo que escapou muito xixi,mas é assim mesmo..é um processo demorado..e vc tem q ter mt paciencia...
e olha..eu vc n esparava que ja no fim de novembro ele eseja livre das fraldas de vez nao..pode ser que aconteça..cada criança tem um ritmo diferente..mas gerlamente demora..principlamente a noturna!!!
nao crie mt expectativa pq eles sentem isso e ficam tensos ,c medo de desapontar a mamae..rsrsrs...
eu voce esprava mais um puiqnho p tirar as fraldas..esperava depois da viagem..q tb ja vai ser uma baita novidad ep ele..ja pensou: ele na ecola, ai depois viaja p um lugar desconhecido,e ainda por cima tem que pedir p ir ao banhiero,coisa q ele nunca fez antes???
rsrs..tadinhooo..rsrsrs...
olha, desejo toda sorte e paciencia nessa nova fase..é uma delicia ver nossos bebes crescendo..rsrs..ele ta vuirando um homenzinho!!rsrsrsrs..
bjao,otima semana!!! ;-)

Keyla disse...

Que decisão difícil... quem não é mamis, nem pensa que tem período de desfralde, como se um dia o bb parasse de usar fraldas e pedisse para ir ao banheiro, fácil assim... hahahaha!

Mas tudo que é feito com amiguinhos, vira diversão e fica mais legal... então, sei lá, eu pelo menos não gostaria de ser a única da turma ainda com fraldas e não poder ir no banheiro junto.. kkkkk!

bjos

Anna disse...

Nossa Carol, estamos no mesmo barco.

Meu filhote já vem demonstrando algum incômodo com a fralda suja e achei que era tempo de começarmos o temido desfralde.

Mas como onde moro estava muito frio, resolvemos esperar um pouco até o tempo ficar melhor. A escola aconselhou no mesmo sentido. E esse tempo chegou...

Hoje tenho reunião na escolinha pra traçar a "estratégia" de abordagem. Vamos ver no que dá.

Depois te conto como foi. VAmos aproveitar o final de semana pra começar no sábado e aproveitar o feriado de terça.

Boa sorte (e muita, muita paciência) pra gente!

beijinhos

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Carol
Foi muito divertido teu comentário de hoje lá no blog!!! Acrescentei o teu link lá no Destemperadinhos. Tu é ótima.
beijos
Alexandra
www.destemperadinhos.com

Martha disse...

Oi Carol.. o blogger tah contra mim.. não tenho conseguido comentar, ele sempre me exclui.. rsrs vamos tentar novamente!
Estou um pouco linge dessa fase e só de ler o post e os comentários já fico com o medinho de mãe de 1º viagem, mas tenho algumas experiencias na familia que mostram que essa fase pode ser tudo, menos traumatica. Tenho um primo que tem prisão de ventre até hoje por conta do desfralde traumatico e outra que nem liga fala na frente de todo mundo mesmo "vou lah fazer cocô!" - ela tem 4 anos.. eh uma graça.... rsrs Então acho q com o apoio da escola e o incentivo dos amiguinhos, vai ser muito mais facil e rapido.. !!!
Boa sorte viu!
Bjs

Doma! Lingerie disse...

Oi Carol,
Nossa, como esse assunto é difícil, né?
Tambem fico um pouco assustada com isso.
Isabel provavelmente irá tirar a fralda no começo do ano que vem, acho que logo que recomeçarem as aulas.
As crianças nos surpreendem, e por isso acredito que Bel vai ser tranquila para o desfralde.
Ela sempre me avisa quando fez coco. O xixi ainda nao fala nada.
Mas eu sei que ela se incomoda muito com a fralda. E acho que será bem melhos quando ficar sem.
Boa sorte e conta como foi!
Um beijao,
Paula

Anne disse...

Mon Dieu!!! Não tenho a-menor-idéia do que te dizer!!!
Minha única opinião sobre o desfralde é que o quanto antes, menos fralda suja, menos fralda no lixão, menos poluição, mais saúde para nossos filhos no futuro. Minha abordagem é ecológica... Tenho uma amiga que desfraldou o filhote com 10 meses! Será verdade? Vai contando para as amigas menos experientes...
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Paloma Varón disse...

Carol, cheguei tarde na discussão, mas eu acho que desfralde coletivo não dá certo. Porque cada criança tem seu ritmo e, principalmente, cada fampilia tem seu ritmo. Não aconteceu com a Ciça, mas o primo dela foi desfraldado coletivamente na escola e até hoje (dois anos depois) não consegue fazer cocô direito. Claro que a professora é uma boa fonte e um bom parâmetro, mas é bom respeitar o ritmo dele. Converse sempre com ela e acompanhe o processo bem de perto. E não tenha medo de voltar atrás, se achar que ele não está respondendo bem. Melhor voltar atrás agora do que passar anos no processo.
Sobre a viagem, se ele ainda não estiver 100%, o que é normal, vc alterna períodos de fralda com períodos sem, afinal vcs estarão na praia, não tem problema se escapar eventualmente. Coloque fralda na hora de ir para restaurantes e lugares mais polidos. E na hora das sonecas, é claro!
Beijos

Maria Thereza Pinel disse...

Achei bem interessante a iniciativa da escola em começar o desfralde junto com a família.
Nada melhor que ver alguém fazendo para querer fazer igual. Meu irmãozinho mais novo parou de usar fraldas com menos de 2 anos. Ele via o mais velho, que na época tinha 4, usando o vaso e queria também.

Hoje, com recentes 3 anos, ele usa às vezes a noite, pois ainda não acorda todas as vezes pedindo para ir ao banheiro.

Sobre a viajem, existem fraldas-cuecas, próprias para o desfralde. Mas, serão dois meses até a viajem. Quem sabe se você for começando a conversar com ele para ele te avisar quando for sujar a fralda, seja do numero 1 ou numero 2, só pra ele começar a ter uma noção que ele vai sentir e depois fazer, e não fazer e depois sentir.

Beijo, boa sorte!

Flavia disse...

Se você acha que é hora! Perfeito! Atenção máxima nos sinais do filhote, e boa sorte no processo!
Eu tambem tinha preguiça absoluta de começar o desfralde, mas no nosso caso foi infinitamente mais facil do que eu pensava.


beijos

Fabiana disse...

Eu não tenho a menor experiência no assunto ainda, já que o Gu só tem 9 meses e obviamente não dá nenhum sinal de que quer fazer coco no troninho. Mas acho que, como tudo que é relativo a filhos, a gente tem que prestar atenção no que cada bebê ou criança está demonstrando e seguir os seus instintos de mãe para decifrar. Quanto a viagem, acredito que como a rotina muda, pode acontecer um retrocesso, mesmo se ele já estiver bem adiantado no desgralde. Mas isto também varia muito de criança pra criança. Cada uma reage de um jeito as mudanças de rotina.
Bjocas

Mariana disse...

guria, nem te conto, desde ontem que o gabi se nega a usar fraldas...
e claro que na escola mijou nas calças....aiii, hoje sai correndo para comprar mais cuecas e agora tamu na area....vamos desfraldar!
e boa sorte para nós.
ps - na real eu to com medinho e nao sei direito o que fazer....mas ja que decidiu ta decidido.

Micheli Ribas disse...

Eu tenho as mesmas dúvidas que vc... Eu queria ter tirado logo meses atrás, qdo ela começou a avisar do xixi e cocô... Porém, ela teve suas resistências, o frio chegou, a escola não apoiou... Mas eu acho que ela está preparada, mas o fato de eu ter voltado atrás uma vez faz com que ela fique de firula comigo... Por isso te digo que é ótimo ir na onda da escola, ele vendo os amigos ficará empolgado tb... Estou me ensaiando, mas por hora estou só no ensaio. Aff!
A questão da viagem vc vai ter de avaliar. Acho que seria melhor depois da viagem, se fosse comigo. Ele pegaria "o bonde" dos amiguinhos andando na volta, mas não vejo problema nisso, porque ele se animaria do mesmo jeito de acompanhá-los. Ao menos eu acho assim...
Beijos, amiga e boa sorte!

Lia disse...

Ui, situação delicada. Emília ainda está longe dessa fase, mas deixa eu fazer minhas reflexões aqui.
Realmente esse desfralde coletivo parece ter muitas vantagens, quase uma brincadeira. Mas o que acontece com as crianças que ficarem pra trás, aquelas que não tiverem um controle tão grande de seus esfíncteres? Pensa no último aluninho a fazer xixi nas calças, que vergonha vai sentir!
Sei não, achei muito estranha essa metodologia da escolinha. Deu uma nivelada nos pequenos...

Mamma Mini disse...

Carol, desfralde e viagem na sequência eu acho que é desastre na certa, espere pra fazer na volta, se não vc vai ter mais trabalho do que espera. Na verdade pela minha experiência com o David vc tem que desfraldar num momento rotina dele, ele em casinha, sem sair muito, porque é uma fase que vai escapar xixi e cocô pra todo canto, então natural que vc fique mais concentrada nele no começo. O segredo do desfralde é ficar levando no banheiro o tempo todo, tipo de 15 em 15. É um saco, um trampo, mas vale a pena, não espere ele pedir, ele vai criando o hábito e vai super rápido. estimule,faça festa, compre cuecas lindas (claro que lindassssssssssssssssss) livrinhos, assentinho personalizado e vai pro abraço...
mas acho que deveria ser na volta da trip...
mas vc vai saber a hora certa...
na escolinha do David ele entrou com 2 anos e 3 meses e tava sem fraldas, só tinah ele e mais 1 na turma sem fralda, foram desfraldando por turmas aos poucos...todo mundo junto também acho hard... mas eles devem fazer isso direto né? beijos e boa sorte!

Patricia disse...

Putz Carol, não sei. Mariana não mostra nenhum sinal de querer tirar a fralda. Ao contrário, faz questão de usar. E eu respeito. Só acho que a gente não tem que se pautar pelos outros e achar tão bacana que o filho desfraldou mais cedo. Sei lá, qual a vantagem? Relaxa, deixa ele tentar na escolinha se ele quiser, senão espera um pouco e tenta depois da viagem. Ai, não sei. Mais confundi do que esclareci..rs

Ju do Pinguinho da Mamãe disse...

Carol.
Meus vizinhos, gemeos de 3 anos, sentiram muita dificuldade com o desfralde em casa, não funcionava.
Na escolinha, de ver que os amiguinhos não usavam fraldas e aquela competição, sabe... Deu certo, em 2 semanas.
Acho que esta certa competiçàozinha, neste ponto é até benéfica.
Bjs
Ju

Mi Satake disse...

Oi Ca, c ta certa. Viajar e desfrandar não vai dar certo.
E com paciencia vc e o Isaac chegam l lársrs.

Olha eu acho q desfrandar é uma fase e tanto mesmo, cheia de descoberta e desafios pros pequenos, mas a escola realmete é uma super ajuda. Os meus passaram por essa fase com esse apoio e acompanhados pelos coleguinhas. Foi tranquilissimo. Fica sossegada q eles se dão melhor q nós mamaes nessa aventura.

beijão

Vera Farkas disse...

Carol, querida
Tirei as fraldas noturnas da minha mais velha durante uma viagem, mas não foi nada planejado. O hotel, que me prometeu um bercinho no quarto, não cumpriu. Tive que me virar com uma cama de solteiro encostada na cama de casal. Foi ótimo! Toda vez que a baixinha queria fazer pipi ela me avisava. Era muito novinha...Acho que estava sequer com um ano e meio..Confesso que levei umas três noites pra ter coragem de deixá-la sem a danada da fraldinha!
Minha modesta experiência indica que as meninas amadurecem mais rapidamente que os garotinhos. Meu pequeno, pelo contrário, demorou muito mais tempo. Molhou as calças por vários meses! Em casa quase nunca escapava, mas na escola acontecia todos os dias...E olha que eu comecei todo processo quando ele estava com 1 ano e sete meses...
É difícil dizer qual o melhor momento pra isso, mas eu tenho certeza que vc vai conseguir identificar. Boa sorte!

Dani, a Mãe da Flor disse...

Ainda não passei por isso, mas sei que fraldas de pano são ótimas para o desfralde, pois o bebê "sente" o peso e a umidade do xixi, coisa que não acontece na descartável. Não sei essa de transição como é...
Minha idéia no desfralde são as fraldas de pano para ajudar na consciencia corporal da Maria Flor.
Boa sorte!!
Depois conte como está sendo!!
Bjs!!
Dan.

marianadb disse...

Nossa, eu sou da turma da preguiça nesse quesito. O Theo é independente pra várias coisas, tipo come sozinho e tal, mas pra desfraldar acho que ainda ta longe. E ele tá pra fazer 2 anos. To procurando ignorar esse assunto por um tempinho. De qq jeito, salvei o post aqui pq tem mil conselhos úteis pra quando chegar a hora dele de ir pro pinico :)
bjins, meninas!

Mariana
www.maedarua.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails